É verdade que dormir depois do almoço engorda?

Perguntado por: esanches . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
3.9 / 5 20 votos

Não engorda. A ideia de que dormir após o almoço engorda não foi cientificamente comprovada, portanto é considerada um mito. Aliás, segundo alguns médicos endocrinologistas, a prática de cochilar entre 15 a 40 minutos após o almoço é um hábito saudável e benéfico.

Dormir demais engorda: mito
No entanto, apesar dessa informação ser bem comentada por aí, ela não passa de um mito! Na verdade, o que acontece é o seguinte: durante as horas de sono, o organismo libera um hormônio, conhecido como leptina, que contribui para a perda de peso por aumentar a sensação de saciedade.

“São liberados hormônios no processo de absorção de alimentos. Portanto, se eu comer e ir dormir, esses mecanismos hormonais podem ter impactos negativos no organismo.” Segundo ela, alguns desses impactos podem ser ganho de peso ou mesmo obesidade.

7 hábitos que engordam que você precisa mudar imediatamente

  • Comer rápido. Quem se alimenta rapidamente pode consumir mais calorias do que o corpo necessita. ...
  • Comer fazendo alguma atividade. ...
  • Usar pratos grandes nas refeições. ...
  • Pular o café da manhã ...
  • Dormir pouco. ...
  • Estressar-se com tudo. ...
  • Consumir muito açúcar.

A refeição pré-treino é um das mais calóricas do dia, pois ela precisa fornecer nutrientes de qualidade e quantidade para que seu corpo tenha energia suficiente para aguentar a jornada na academia.

Comeu demais? Veja truques para desinchar em poucas horas

  1. Fique livre dos carboidratos. As nutricionistas explicam que o primeiro passo é abrir mão de alguns alimentos. ...
  2. Aposte nos alimentos certos. ...
  3. Águas e chás. ...
  4. Mastigue corretamente. ...
  5. Invista em fibras. ...
  6. Pratique exercícios. ...
  7. Massagem e drenagem. ...
  8. Alimentos salgados.

Para comer de forma saudável, sem engordar e sem passar fome, é importante priorizar o consumo de refeições simples, como assados, grelhados e ensopados. É importante também incluir pelo menos uma porção de verduras e legumes no almoço e no jantar, e pelos menos 3 porções de frutas, distribuídas ao longo do dia.

Pesquisadores da revista inglesa Current Biology revelaram que o metabolismo queima 10% mais calorias entre as 17h e às 19h, mesmo em repouso.

Cama-balança confirma: perdemos quase 1 kg enquanto dormimos.

Quando e como se pesar? Pese-se todos os dias sempre no mesmo horário da manhã, de bexiga e intestinos vazios e ainda em jejum. Se tiver uma balança em casa pese-se sem roupa, caso contrário escolha sempre a mesma. Não compare seu peso de um dia para o outro.

Resultado do estudo. Por fim, percebeu-se uma relação entre jantar tarde e o risco de obesidade. Isso porque quando os participantes comeram às 21h, eles acordaram com mais fome no dia seguinte, tiveram uma baixa na queima de calorias e revelaram um aumento de gordura do tecido adiposo.

O jejum intermitente é uma estratégia para emagrecimento em que a ideia é não ingerir alimentos por mais de oito horas. Desse modo, ficar sem jantar poderia ser parte desse protocolo: como o corpo fica sem a energia vinda das refeições, ele se autorregula e acaba queimando mais gordura para manter seu funcionamento.

"O ideal é beber 30 minutos antes de comer ou 1 hora após uma refeição, pois a maior preocupação é a digestão, a absorção correta de nutrientes, que pode gerar problemas estomacais, como gases e flatulências", disse Rossana, explicando como os líquidos interferem nesse processo.

"Alimentos formadores de gases (como feijão, frituras, pães, enlatados), gordurosos e com excesso de sal podem aumentar o volume da barriga”, diz a nutricionista funcional Elaine de Pádua, diretora da clínica DNA Nutri, de São Paulo.

Causas de gordura no rosto
Envelhecimento, ingestão de álcool e estresse aumentam o problema, fazendo com que ligamentos faciais, cujo trabalho é segurar as bolsas de gordura no lugar, enfraqueçam. A gordura se reloca, causando dobras proeminentes e um queixo duplo.

As causas da perda de peso rápida pode ser Intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, sendo os problemas mais comuns para a perda repentina de peso.

Em suma. A água não tem calorias e não faz engordar durante as refeições. O mais provável é obrigar o corpo a gastar mais energia. O ideal para perder peso é substituir as bebidas açucaradas por água.

Tendo em vista as informações acima, podemos entender que a partir do ponto de vista calórico, o que engorda mais entre arroz ou feijão é o arroz.

Cem gramas de arroz cozido carregam 128 calorias; já a mesma quantidade de macarrão, 131. Ou seja, no quesito calorias, os dois também são quase idênticos. Você pode, então, optar por aquele que está mais a fim de comer no dia.

1. Chá-verde. O chá-verde tem a fama de ser o chá para emagrecer preferido de muitas pessoas que querem perder peso. E não é por menos, ele tem um grande efeito diurético que ajuda a eliminar líquidos do corpo e ainda faz os rins funcionarem melhor.