É verdade que o celular estraga a vista?

Perguntado por: oduarte8 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina. A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS).

Quem usa óculos para miopia também deve usá-lo para atividades na frente de computador/celular? Sim. Devem usar diariamente e nas atividades do dia a dia.

Por isso, um dos problemas de usar o celular no escuro está justamente nisso, afinal, ao se dilatar, a pupila fica mais suscetível à iluminação da tela, o que pode prejudicar a saúde da sua retina.

Para um adulto que utiliza aparelhos eletrônicos diariamente por mais de 3 horas, ela indica pausas de 20 a 40 minutos entre uso. Já para crianças acima de dois anos, o ideal é passar apenas 1 hora por dia no celular.

De forma geral, a resposta é sim. Os óculos de luz azul funcionam, mas não para todo mundo. É importante se atentar às possíveis melhorias que os óculos de luz azul podem oferecer, como: melhorar o sono, reduzir a fadiga ocular ao usar telas e prevenção de doenças oculares.

Isso ocorre, pois as pessoas cegas são incapazes de detectarem a presença e a ausência da luz, não sincronizando o seu ciclo de sono-vigília com o dia e a noite.

A explicação dos especialistas é que olho que fica apoiado no travesseiro, não recebe tanta luz como o olho que fica diretamente exposto a luminosidade do celular, que perde a sensível e, em alguns casos, pode sofrer de cegueira temporária.

Causas da miopia
A miopia ocorre quando a córnea é curva demais ou, mais comumente, quando o olho é mais longo do que o normal. Em vez de estar focado justamente na retina, a luz é focalizada na frente desta, resultando em uma aparência borrada para objetos distantes.

O uso prolongado de aparelhos eletrônicos pode prejudicar nossa visão porque a luz azul emitida pelos aparelhos eletrônicos é tóxica à nossa retina. A luz azul da tela do celular pode causar uma síndrome chamada de síndrome da visão por computador (CVS).

Entre os principais efeitos nocivos provocados pela exposição frequente às telas de dispositivos eletrônicos está a sensação de embaçamento dos olhos, chamada de falsa miopia. Nesses casos, as imagens ficam borradas e os olhos mais secos.

Redução de luz azul emitida pelas telas digitais – a exposição prolongada à luz azul causa fadiga ocular, incluindo olhos secos, dores de cabeça e visão embaçada. Além disso, a luz azul também altera nosso relógio biológico, podendo causar dificuldades para dormir.

Carregar o smartphone no quarto pode levar a obesidade e diabetes, diz estudo. Um recente relatório indica que carregar os smartphones no quarto poderá afetar a secreção de melatonina e, consequentemente, causar obesidade e/ou diabetes.

Na verdade, a nossa visão é beneficiada com tons escuros somente quando estamos em ambientes com pouca — ou nenhuma — claridade. A predominância da cor branca com texto em preto, no entanto, proporciona melhor leitura, independentemente do ambiente.

O uso abusivo dos smartphones pode gerar transtornos psíquicos, como ansiedade e, posteriormente, depressão. O transtorno já tem um nome: nomofobia, medo de ficar sem o celular. Longe do aparelho, o indivíduo fica ansioso, com a sensação de estar perdendo informações importantes, ou ainda excessivamente entediado.

Problemas na visão
Inflamação. Fadiga visual. Dor de cabeça e nos olhos. Visão embaçada.

Melhor luz para dormir: luz vermelha ou âmbar
Esse tipo de luz nos ajuda a nos sentir mais calmos à noite, pois acredita-se que as cores próximas ao vermelho no espectro de luz podem estimular a produção de melatonina, além de também ajudarem a melhorar nosso humor e saúde mental.

Continuar lendo O que estraga a bike?