É verdade que o João de Barro prende a fêmea?

Perguntado por: ateles4 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Há várias lendas sobre esta espécie e a mais famosa, que já virou até tema de uma canção intitulada João-de-barro, diz que se o macho for traído ele pode trancar a fêmea no ninho até que ela morra. Tal comportamento nunca foi registrado cientificamente.

Era um hogaraitai, a quem os brancos chamam de joão-de-barro, o símbolo da vida doméstica, da vontade de um homem em constituir um lar, de trabalhar, dos pequenos sacrifícios que se faz por uma família.

Com barro úmido e esterco misturado à palha, o joão-de-barro cria um ninho em formato de forno, com paredes de até quatro centímetros. O processo dura cerca de 18 dias nas épocas chuvosas e aproximadamente 30 dias no período de seca.

A fêmea é conhecida como joaninha-de-barro, maria-de-barro ou sabiazinho em certas regiões.

Furnarius rufus

O joão-de-barro ou forneiro (Furnarius rufus) também chamado uiracuiar e uiracuité (de origem tupi-guarani Gwirá, "pássaro" e Ku'ya, "cuia/abrigo") é uma ave Passeriforme da família Furnariidae.

A fêmea ajudou na construção do ninho, mas parece não ter sido constante, abandonando o macho. O joão-de-barro é fiel até o fim e, por isso, quando percebeu que a esposa mudou de amor, tampou a abertura da casa, fechando-a para sempre.

insetos

Alimentam-se de insetos, larvas, moluscos e sementes. O João de barro é conhecido pela habilidade com que constrói seu ninho de barro nos postes, nas traves das porteiras ou nos galhos de árvores desnudas.

É conhecido por seu característico ninho de barro em forma de forno é a ave símbolo da argentina, onde é chamado de hornero e tido como “ave de la patria”, desde 1928.

O canto do João de Barro difere um pouco quando se trata de fêmea ou macho. Ambos cantam juntos, sempre próximos ao ninho e com uma postura sempre altiva e imponente. Além disso, a ave João de Barro costuma tremular as asas e o som emitido por seu canto é sempre muito estridente.

João-de-barro faz casa caprichada e forte para abrigar até quatro filhotes.

O ninho dessa espécie é construído com barro na forma de um pequeno forno, pelo casal, que pode levar entre 16 e 21 dias para terminar a construção (REMSEM 2003).

Normalmente, eles não gostam do cheiro de canela. Por isso, esse é um tipo muito usado para espantar as aves. Você pode comprar alguns repelentes prontos, mais indicados para ambientes menores, com consistência líquida ou em pequenos sachês.

O João-de-barro (Furnarius rufus) constrói seu ninho em forma de forno, utilizando como material base o barro. A função desse ninho nunca foi determinada, sendo este o objetivo do presente trabalho, com a hipótese de que a sua função principal é fornecer uma câmara de incubação.

Receber sua visita significa que algo diferente acontecerá. Em algumas culturas esse animal representa a benevolência de Deus, em outras é visto como um mensageiro da morte e até como caçador de almas-perdidas.

Reprodução: Deposita de 3 a 4 ovos em ninho em formato de forno, com barro úmido e um pouco de esterco misturado à palha; o casal constrói um ninho por ano e leva em torno de 18 dias para terminá-lo.

Esta espécie destaca-se principalmente por sua incrível habilidade de construir ninhos compostos por barro, palha e esterco em galhos de árvores, postes de energia, construções, etc. Seu canto é forte e chamativo, o que facilmente lhe distingui de outras espécies de aves, apresentando cinco subespécies.

O material usado no ninho do joão de barro
O ninho do joão de barro é feito por um casal de passarinhos, usando uma mistura de barro com palha que eles carregam do chão para o local do ninho em até centenas de viagens. O lugar escolhido é sempre um galho, mureta ou outra superfície que seja mais rígida.

O João-de-barro possui 5 subespécies: Furnarius rufus rufus (Gmelin, 1788) – Sul do Brasil e Uruguai até a região central da Argentina. Furnarius rufus albogularis (Spix, 1824) – Sudeste do Brasil (Goiás, Bahia, Minas Gerais e São Paulo).

uirapuru

O canto do uirapuru pode ser curto e forte, quando pretende demonstrar domínio do território; ou longo e melodioso, quando sua intenção é a atração sexual. Dura de 10 a 15 minutos ao amanhecer e ao anoitecer, na época da construção do ninho, e canta apenas cerca de quinze dias por ano.

Então, qual é o animal símbolo oficial do Brasil? A resposta é o boto, um mamífero aquático que habita os rios da Amazônia. O boto foi escolhido pelo governo brasileiro como o animal símbolo do país devido à sua ligação com a cultura e a história do Brasil.

Entre seus maiores predadores estão o anu-branco, o guira-guira, que preda ovos e filhotes, o gavião-carijó, a águia-chilena, que destroi o ninho e preda filhotes, e o gambá, que preda ovos, filhotes e adultos e depois ocupa o ninho. Outros pássaros Pardais podem expulsar o joão-de-barro para usar seu ninho.