Quem representavam os vasos de barro que guardavam a verdade?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Os vasos canopos eram utilizados para guardar as vísceras embalsamadas durante o processo de mumificação. As tampas desses exemplares representam os Quatro Filhos de Hórus.

O profeta Jeremias é levantado por Deus para comunicar as suas palavras ao povo que dele se afastou, se esquecendo da sua aliança com seus pais. O senhor mostra a Jeremias como é um vaso de barro na mão do oleiro, assim é a nação de Judá, em suas mãos.

As primeiras cerâmicas que se tem notícia são da Pré-História: vasos de barro, sem asa, que tinham cor de argila natural ou eram enegrecidas por óxidos de ferro. Nesse estágio de evolução ficou a maioria dos índios brasileiros.

O Barro é formado com o pó da terra e água que originou o corpo humano no simbolismo da criação universal. À terra e à água, o Criador juntou o seu sopro vital. Maçonicamente, é a união dos quatro elementos: terra e água, cozida no fogo e esfriada ao ar.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

O apóstolo Paulo faz uma declaração semelhante em 2 Coríntios 4.7: "Temos, porém, este tesouro em vaso de barro." Jesus Cristo é o tesouro, a riqueza, o patrimônio que mora em nós. Entretanto, quando contrastamos essa afirmação com o que vivemos dia a dia e o que vemos outros viverem, algo parece estar errado.

Os vasos de barro, diferente dos de plástico, por exemplo, possuem minúsculos poros em sua estrutura, permitindo que pequenas quantidades de água saiam. Assim, se você deixar sua planta no sol por muito tempo o substrato vai secar rapidamente.

Existem vários tipos de vasos. Vasos de ouro, de prata, de pau e de barro. Talvez se nós fossemos escolher algum deles certamente escolheria o vaso de ouro. Porém Deus escolheu colocar o seu tesouro nos vasos de barro para que a excelência do poder não seja do vaso, mas do Senhor.

Trata-se de uma comparação. Pessoa como instrumento de Deus (Rm 9.21; 2Co 4.7). Vaso é uma pessoa muito usada por Deus em profecia, em revelação, em mistério, na palavra ensinada e etc. Seja vaso de Deus.

Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer. Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor.

Na construção do vaso o primeiro processo é a escolha do barro, e essa escolha se dá quando o barro está no estado bruto, no lugar chamado barreiro, e quando o barro se encontra nesse estado, somente o oleiro conhece qual barro é apropriado para o tipo de vaso para servir o seu propósito.

Os vasos eram usados para guardar alimentos e outros itens valiosos. Também havia um uso metafórico da palavra, conforme se vê por exemplo Paulo em 2 Coríntios 4:7 “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nó”.

Vasos de Cerâmica
Os vasos de cerâmica também são conhecidos como vasos de barro.

A moldagem do Barro: O oleiro o coloca sobre as rodas, vai amassando de dentro para fora num movimento circular e dando forma, em um curto espaço de tempo nas mãos do oleiro ele recebe a forma de um vaso, conforme a vontade do oleiro.

Significado de Barro
Argila, greda. [Figurado] Coisa insignificante, de pouco valor.

A palavra barro, por sua vez, vem de uma palavra Ibérica barr-, “lodo, lama”. Outra derivada daí que nós temos é a palavra barranco.

Barro ou Barrô pode referir-se a: Argila.