É verdade que todo número inteiro é um número racional?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Realmente todo número inteiro é racional, pois pode ser escrito na forma de fração. Por exemplo, o número – 7, que é inteiro pode ser escrito, na forma de fração, como -7/1.

Racionais inteiros: são todos os números inteiros positivos, negativos e nulo. Exemplo: -8, 8, -7, 7, -4, 4, -1, 1, 0, … Racionais não inteiros: são todos os números não inteiros positivos e negativos. Eles podem ser representados por uma fração cuja decimal pode ser exata ou periódica.

Todo número inteiro é racional sim! Explicação passo-a-passo: Lembrando que todo número racional pode ser escrito da forma a/b, onde"a" tem que ser inteiro e "b" também tem que ser inteiro e diferente de zero. Logo todo número inteiro, tanto negativo, como positivo ou nulo, são racionais.

Qualquer número que não seja racional é irracional. É portanto um número que não pode ser escrito na forma de fração, com numerador e denominador inteiro. Dito de outra forma, o conjunto dos números irracionais é composto por todos as dízimas infinitas não periódicas.

Todo número inteiro é também um número real, pois os números inteiros são também números racionais.

Resposta. Falso. Todo número inteiro é racional, pois o conjunto dos números inteiros está contido no conjunto dos números racionais.

Os números naturais são números apenas positivos e os números inteiros inclui os positivos e negativos. Logo, podemos afirmar que nem todo número inteiro é natural, pois os números inteiros negativos não estão no conjunto dos números naturais.

Todo número inteiro é natural??
O conjunto dos números naturais é formado por todos os números inteiros não negativos. Em outras palavras, todo número que é inteiro e positivo é natural, além disso, como o zero é inteiro, mas não é negativo, ele também é um número natural.

Não são números racionais:

  • As dízimas não periódicas, por exemplo: 4,1239489201…;
  • As raízes não exatas, por exemplo: ;
  • A raiz quadrada de números negativos, por exemplo: .

Portanto, o Conjunto dos números Racionais engloba o conjunto dos inteiros, os números decimais finitos (Ex: 45,236) e os números decimais infinitos periódicos (que repete uma seqüência de algarismos da parte decimal infinitamente), como: “1,3333333”... ; “0,232323...” ; “1,5888...”, chamados também de dízimas ...

Um número é conhecido como inteiro se ele for um número natural, n, ou o oposto de um número natural, –n. Z = {… -4, -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, 4...} Note que o conjunto dos números inteiros vai de menos infinito até mais infinito.

Resposta: Os números inteiros negativos são sempre acompanhados pelo sinal (-), enquanto os números inteiros positivos podem vir ou não acompanhados de sinal (+). O zero é um número neutro, ou seja, não é um número nem positivo e nem negativo.

Decimais infinitos não periódicos
Este é o tipo de decimal mais curioso. Eles possuem uma parte decimal que, além de ser infinita, não se repete periodicamente. O mais impressionante é que alguns destes números estão intimamente relacionados a muitos fenômenos naturais e são usados em diferentes áreas do conhecimento.

São números racionais os decimais exatos, as dízimas periódicas, os números inteiros. Já os números irracionais são o oposto disso, ou seja, são os que não podem ser escritos como fração, como citamos, são eles as dízimas não periódicas e raízes não exatas.

N - naturais são os numeros iniciando no 0,1,2,3,... até o infinito. podem ser negativos tambem -1,-2,-3,... Q - Racionais - são os números provenientes do resultado de uma divisão e que se comportam com casas\ decimais...

Vale lembrar que se trata de conceitos diferentes, já que o número racional é aquele que pode ser representado como uma fração, e o irracional é um número que não pode ser representado como uma fração; é impossível que um número seja irracional e racional ao mesmo tempo.

O conjunto dos números inteiros é formado por todos os números que não são decimais. Em outras palavras, o conjunto dos números inteiros é formado pelo conjunto dos números naturais e seus opostos aditivos. Por exemplo: o número 1 pertence ao conjunto dos números naturais e dos números inteiros.

O conjunto dos números irracionais é um subconjunto dos números reais, logo todo número irracional é um número real.

Os Números Naturais N = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12...} são números inteiros positivos (não-negativos) que se agrupam num conjunto chamado de N, composto de um número ilimitado de elementos. Se um número é inteiro e positivo, podemos dizer que é um número natural.