Em que ano Israel está 2022?

Perguntado por: lmoura . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 19 votos

Em 2022, as comemorações do ano 5783 do calendário judaico iniciaram no pôr do sol do dia 25 de setembro, ano cujo término ocorrerá em 15 de setembro de 2023 do calendário gregoriano.

No calendário judaico o dia de hoje é Tisha B'av, o 9°dia do mês Av, que é marcado por dois tristes acontecimentos históricos: a destruição do 1º e do 2º Templo em Jerusalém.

A Declaração de Independência do Estado de Israel foi assinada no dia 14 de maio de 1948. Desde então, a nação se estabeleceu como potência econômica e militar.

Em seguida à partilha da Palestina, os países árabes inciaram uma guerra contra Israel. Os combates se intensificaram na chamada Guerra da Independência, após o país se declarar um Estado independente, em maio de 1948.

Hoje, os judeus compreendem cerca de 75,4% da população do país, enquanto os cidadãos não judeus, a maioria árabes (20,5%), somam cerca de 24,6%. Cerca de 92% dos habitantes de Israel vivem em cerca de 200 centros urbanos, alguns dos quais localizados em locais históricos antigos.

Rosh Hashaná

Origens e significado de Rosh Hashaná
O povo judeu dá as boas-vindas ao ano novo em setembro ou outubro, não em janeiro, em observância ao calendário hebreu lunisolar. Rosh Hashaná começa no primeiro dia de Tishri, o primeiro mês do ano civil do calendário e o sétimo mês do ano religioso.

O calendário judaico começa a 7 de outubro do ano 3760 a.C, que para os judeus é a data da criação do mundo.

O Calendário Judaico
Exemplo: Pêssach é comemorado no dia 15 de Nissan (em 2022, 16 de abril). Porém a comemoração e o primeiro Sêder iniciam-se no anoitecer do dia 14 de Nissan (em 2022, sexta-feira, 15 de abril).

A explicação contida na Bíblia e na Torá judaica é a de que os israelitas tiveram de vagar esse tempo todo como punição. Deus ficou bravo porque alguns murmuravam contra ele e decidiu que todos ali, com raras exceções, deveriam morrer antes de entrar na Terra Prometida.

Na Bíblia. A Bíblia fornece relatos que descrevem a origem de Israel. Segundo a crença judaica, descrita nesse livro; o povo de Israel surgiu de grupos nômades que habitavam a Mesopotâmia há cerca de cinco mil anos e que posteriormente rumaram para a região do Levante por volta do ano 2000 a.C..

2022 (MMXXII, na numeração romana) foi um ano comum do século XXI que começou num sábado, segundo o calendário gregoriano.

Agência Judaica Para Israel
No calendário judaico o dia de hoje é Tisha B'av, o 9°dia do mês Av, que é marcado por dois tristes acontecimentos históricos: a destruição do 1º e do 2º Templo em Jerusalém.

Mais de 100 mil pessoas são de religião judaica no Brasil, mas o número de descendentes que não praticam mais o judaísmo é incerto.

Presidiu a II Assembleia Geral da ONU que votou o Plano da ONU para a partição da Palestina de 1947, que culminou na criação do Estado de Israel, fato que rendeu a Aranha eternas gratidões dos judeus e sionistas por sua atuação.

A história dos hebreus tem início em aproximadamente 2000 anos a.C. e seu registro histórico se baseia principalmente em relatos bíblicos do Antigo Testamento sobre o cotidiano, os costumes e os ritos dos judeus. O povo hebraico origina-se da região da Palestina, localizada entre o deserto da Arábia, Líbano e Síria.

Dos 192 outros Estados-membros das Nações Unidas (ONU), 164 atualmente reconhecem Israel.

Além da explicação acima, “geração” pode também significar pessoas que sucederam os seus pais e nesse sentido, podemos dizer que uma geração pode ter um tempo de 25 anos.