Quantos reis teve Israel?

Perguntado por: rsouzas . Última atualização: 4 de janeiro de 2023
4.1 / 5 8 votos

O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.

Também chamado de Reino de Israel e a capital passou a ser Samaria. Ao longo da história o reino do norte teve ao todo 19 reis.

Oseias

Oseias foi o 19.º e último rei de Israel. Filho de Elá (II Reis 17:1). Chegou ao trono após assassinar o rei Peca (ou Faceia).

A governação do povo hebreu passou por três períodos: patriarcas, seguidamente, juízes e, finalmente, reis.

  • Patriarcas: Abraão, Isaac e Jacó
  • Juízes: Sansão, Otoniel, Gideão e Samuel.
  • Reis: Saul, Davi e Salomão.

Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910). Para que a entronização se consolidasse em todo o território israelita, Roboão precisava não somente ser aclamado rei em Judá e Jerusalém, mas também no Norte [2].

Acabe queria uma propriedade que pertencia a um israelita que se recusava a vendê-la. Jezabel decidiu conseguir a propriedade para Acabe pagando testemunhas falsas para acusarem o dono da propriedade, fazendo com que ele fosse condenado à morte.

Monarquia dividida
O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.

Bhumibol Adulyadej reinou por 70 anos e 126 dias. Até a data de sua morte, o rei Bhumibol era o monarca vivo mais longevo da história. Ele reinou na Tailândia por 70 anos e 126 dias. Seu reinado começou em 9 de junho de 1947 e durou até 13 de outubro de 2016.

O retorno do povo hebreu à sua terra natal foi seguido por outros processos de dominação. Em 332 a.C., o império macedônico formado por Alexandre, o Grande, dominou a palestina. No século I a. C., os romanos conquistaram os judeus depois de subjugar os territórios anteriormente controlados pelos macedônicos.

Somente três reis reinaram sobre todo o povo unido de Israel. Depois os israelitas se dividiram em dois países: Judá, a sul, e Israel, a norte.

Roboão

Salomão tem como sucessor seu filho, Roboão (926-910). Para que a entronização se consolidasse em todo o território israelita, Roboão precisava não somente ser aclamado rei em Judá e Jerusalém, mas também no Norte [2].

Saul

- Saul foi o primeiro rei de Israel. - Davi o sucessor de Saul. - Salomão foi o terceiro rei de Israel, conhecido por sua sabedoria e pelo lindo templo construído.

Davi substituiu Saul no comando do poder em Israel. Ele governou por volta de 1000 a 970 AC, como rei de todo Israel, conseguindo a consolidação da monarquia.

Davi – Um rei que agradou a Deus – Ministério Apostólico Internacional Shalom: MAIS.

O livro de I Samuel termina com a morte do primeiro rei de Israel. Saul viu que iria perder a batalha contra os filisteus. Em vez de morrer nas mãos dos filisteus, Saul pediu a seu escudeiro que lhe tirasse a vida, mas o escudeiro não quis fazê-lo. Então, Saul lançou-se sobre sua própria espada e tirou a própria vida.

Religião. Judaísmo é o nome da religião desse povo. Os hebreus eram monoteístas e cultuavam a Javé. A sua religião estava baseada nos Dez Mandamentos, escritos por Deus nas Tábuas da Lei e entregues a Moisés, no Monte Sinai.

O livro de II Reis descreve a história do reino de Israel, ao norte, e do reino de Judá, ao sul, concentrando-se nos sucessos e fracassos espirituais de cada reino. O livro também explica por que Israel e Judá perderam a proteção do Senhor e foram conquistados.

Os reis hebreus
O primeiro rei hebreu foi Saul (1010 a.C.) que liderou guerras contra os filisteus, porém morreu sem conseguir vencê-los. Foi sucedido por Davi (1006 a 966 a.C.), que conseguiu derrotar os filisteus e estabeleceu domínio sobre a Palestina, fundando o Estado Hebreu, cuja a capital passou a ser Jerusalém.

Acab

Sétimo rei de Israel, de 874 a 853 a. C.

Luís XIV (1638-1715)
Foi a pessoa com o maior reinado da história da monarquia no mundo inteiro. Conhecido por Rei Sol por sua personalidade absolutista, que tomava para si qualquer decisão possível para o país.

Roboão teve dezoito mulheres e sessenta concubinas, e teve vinte e oito filhos e sessenta filhas. Dentre suas esposas, a Bíblia menciona: Maalate, filha de Jerimote, filho de Davi e Abiail.