Em que ano surgiu o refrigerante no Brasil?

Perguntado por: acortes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

1921

Logo os primeiros refrigerantes de cola chegaram ao Brasil e começaram a ganhar muita popularidade entre os brasileiros. Com tal fama crescendo a cada dia, em 1921, nosso país começou a dar os primeiros passos para fabricar essa bebida também.

Guaraná Skol
Foi o primeiro refrigerante em lata vendido no Brasil, lançado em 1975.

A história do Guaraná Jesus tem semelhanças com a da própria Coca-Cola. Assim como o refrigerante criado em Atlanta, nos Estados Unidos, em 1886, a bebida cor-de-rosa também foi inventada por um farmacêutico: Jesus Norberto Gomes.

Do remédio ao refrigerante
A bebida ficou conhecida como água gasosa, e uma bomba foi instalada nas farmácias para que fosse gaseificada na hora. Os sabores eram adicionados conforme o desejo dos clientes.

No dia 8 de maio de 1886, o farmacêutico americano John Pemberton preparou um xarope de extrato e folhas de coca, cafeína e água. O que era para ser remédio, virou a bebida mais popular do mundo.

Guaraná Skol

O primeiro refrigerante em latas do Brasil foi o Guaraná Skol.

Em 1772, o químico inglês Joseph Pristley fez a primeira experiência de sucesso, ele injetou gás carbônico à água mineral natural e o resultado foi a criação da primeira bebida carbonatada não alcóolica - a soda.

Coca-Cola

Pelo 10º ano seguido, a Coca-Cola foi a marca mais consumida do mundo, segundo o relatório Brand Footprint, da Kantar. O estudo aponta que a marca de refrigerantes foi escolhida pouco mais de 6,6 bilhões de vezes pelos consumidores no mundo todo em 2021.

Coca-Cola

Pesquisa sobre refrigerantes no Brasil: principais resultados. Sem surpreender a Coca-Cola foi a marca mais lembrada espontaneamente por 67% dos entrevistados. A marca também fica no topo das preferidas. Coca-Cola, Guaraná Antarctica e Fanta Laranja foram as marcas mais consumidas nos últimos 12 meses.

Coca-Cola

Coca-Cola é a marca mais escolhida do Brasil, aponta estudo; veja o top 50. Um levantamento realizado pela Kantar, o Brand Footprint, mapeou as marcas mais escolhidas pelos brasileiros em 2021 e mostrou que Coca-Cola, Ypê e Italac marcam a liderança do gosto nacional.

A Pepsi é um refrigerante criado em 1893, um pouco depois da Coca-Cola.

O primeiro 'refrigerante' patenteado na história foi o Soda Fountain, em 1819, nos EUA. Mas ainda eram produtos medicinais. Até o americano John Pemberton, em 1886, criar o mais famoso refrigerante: A Coca-Cola.

Asa Griggs Candler

Asa Griggs Candler foi um magnata dos negócios que fez a maior parte de sua fortuna comprando a fórmula da Coca-Cola. Ele também serviu como prefeito da cidade de Atlanta, Geórgia, Estados Unidos de 1916 a 1919.

O refrigerante orgânico e a água com gás saborizada são um meio mais saudável para os amantes de refrigerantes.

Vendido pela empresa francesa Limonadiers, o refrigerante surgiu no século 17, em Paris, e era feito com água, suco de limão e mel. Foi somente a partir de 1772, quando o cientista inglês Joseph Priestley iniciou suas experiências com a gaseificação de líquidos, que o refrigerante ganhou bolhinhas.

Portanto, consumir refrigerante diariamente e, principalmente, em alta quantidade pode ocasionar diversos males à saúde, como: obesidade, diabetes, hipertensão, cáries, gastrite e até mesmo câncer.

Dentro do logotipo da Coca-Cola, a distância entre as letras O e L formam claramente a bandeira dinamarquesa. O logotipo foi posto desta forma para formar uma seta entre as letras E e X. A ideia é demonstrar agilidade em seu serviço.