Em que consiste o processo de transformação bacteriana?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Transformação bacteriana - é o processo que envolve a introdução de DNA exógeno na bactéria competente. Vetor circular - é um vetor fechado, não permite a ligação a um fragmento de DNA.

As bactérias podem incorporar DNA exógeno em um processo denominado transformação. A transformação é um passo fundamental na clonagem de DNA. Ocorre após clivagem e ligação e transfere plasmídeos recém-criados para bactérias. Após a transformação, as bactérias são selecionadas em lâminas antibióticas.

A conjugação bacteriana, descoberta por Ledeberg e Tatum (1946), é o processo sexual de transferência de genes de uma bactéria doadora para uma receptora. Para que uma linhagem bacteriana seja doadora ela deve conter um plasmídio conjugativo (elemento extracromossômico).

Existem muitas aplicações e variações de transformação bacteriana. Além do choque térmico, a eletroporação é outra técnica comum de transformação. Como o próprio nome implica, a eletroporação envolve o uso de eletricidade para fazer poros na membrana celular bacteriana através da qual o DNA pode passar.

Os mecanismos responsáveis pela transferência de genes entre bactérias referentes à mesma geração são a transdução, transformação e conjugação, e os principais elementos genéticos envolvidos são os plasmídeos, integrons e transposons.

Esse fenômeno é chamado transdução sensorial. No olho, a luz visível (fóton) é transformado em impulso nervoso e na orelha, as ondas de pressão sonora são convertidos em sinais elétricos e assim por diante. A figura acima representa os órgãos dos sentidos especiais e somáticos gerais onde a transdução sensorial ocorre.

Transferência horizontal de genes: conheça os 3 tipos

  • Transferência horizontal de genes: conjugação e mobilização plasmidial.
  • Transferência horizontal de genes: Transformação.
  • Transferência horizontal de genes: Transdução.

As bactérias apresentam como forma de reprodução a reprodução binária, também chamada de cissiparidade ou bipartição. Neste processo de reprodução assexuada, a bactéria duplica seu material genético e se divide em duas, ambas terão a mesma quantidade de DNA e representarão as mesmas funções.

A forma mais comum de reprodução das bactérias é a bipartição, cissiparidade ou divisão binária. Nesse processo, ocorre inicialmente a duplicação do DNA e, em seguida, a divisão da célula em duas.

As bactérias se reproduzem por divisão celular ou fissão binária. Durante este processo ocorre a duplicação do DNA seguido da divisão da célula bacteriana em duas células filhas. Esta divisão se dá devido a formação de um septo que começa a crescer para o interior da célula a partir da superfície da parede celular.

Na bactéria receptora pode ocorrer recombinação genética entre o cromossomo e o fragmento de DNA unido ao plasmídio recebido da bactéria doadora. Assim, a conjugação possibilita o aumento da variabilidade genética da população bacteriana, o que contribui para a sua adaptação a determinado ambiente.

Quatro condições físicas principais influenciam o crescimento de um microrganismo: temperatura, pH, atmosfera gasosa e pressão osmótica.

O fragmento de DNA isolado irá unir-se com o DNA bacteriano, através das enzimas de ligação, ligases. Nesse momento, é originado o DNA recombinante. O próximo passo é introduzir o DNA recombinante em bactérias vivas ou diretamente em meio de cultura com as mesmas.

As células bacterianas são dotadas de parede celular, uma estrutura localizada externamente à membrana plasmática. A função da parede celular é garantir a manutenção do formato da célula e protegê-la. Para se movimentarem, muitas espécies de bactérias contam com flagelos.

A superbactérias são produzidas pelo uso excessivo de antibióticos. Quando os antibióticos são usados em excesso ou são mal utilizados, as bactérias que causaram a doença em questão são sobre-expostas e produzem mutações na tentativa de sobreviver.

As bactérias se reproduzem assexuadamente por um processo chamado divisão binária, também conhecida como cissiparidade ou bipartição.

Ela consiste no processo em que um ou mais organismos produzem descendentes, passando a eles uma cópia de todos ou de alguns de seus genes. Assim, a reprodução é imprescindível para a manutenção das espécies. Ela costuma ser dividida em duas categorias: reprodução assexuada e reprodução sexuada.

Quais são os principais processos responsáveis pela diversidade genética em bactérias? RESP = A mutação e a recombinação genética.; A recombinação genética é mais eficiente e mais rápida que a mutação. Existem três tipos de recombinação: Transformação, conjugação e transdução.

A transcrição pode ser dividida em três fases: início, elongação e término.