Em que contexto o rei Afonso viveu?

Perguntado por: oximenes . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.6 / 5 4 votos

Em 1065, com a morte de Fernando Magno, rei de Leão e Castela, foi criado mais um reino, o da Galícia no extremo noroeste, em terras retomadas dos árabes, e os reinos foram divididos entre seus três filhos. Afonso VI foi o filho que mais se destacou na luta pela reconquista.

Afonso X (em espanhol: Alfonso X), o Sábio ou o Astrólogo foi rei de Castela e Leão de 1252 até a sua morte, em 1284. Foi um dos maiores trovadores e poetas de língua galego-portuguesa, tendo chegado até nós 44 cantigas suas, na sua maioria satíricas, além das Cantigas de Santa Maria.

Assinou tratado de paz com d. Afonso Sanches e restituiu seus bens patrimoniais (1326). Entrou em guerra com Castela, governada por seu genro, Afonso XI (1336), até a assinatura de um tratado de paz, em Sevilha (1340). Lutou ao lado de Castela contra os mouros, na batalha de Salado (1340), onde venceu.

Embora muitos historiadores considerem Narmer — que governou o Egito por volta do ano 3100 a.C. — como a figura histórica mais antiga associada ao cargo de rei, eles apontam um antigo manuscrito chamado Lista de Reis Sumérios como o documento que lista os primeiros reis, tanto concretos como fictícios.

Afonso IV nasceu em Lisboa, Portugal, em 8 de fevereiro de 1291. Filho de D. Dinis e de Dona Isabel de Aragão, foi o sétimo rei de Portugal, tendo recebido a alcunha de o Bravo. Em 1309 casou-se com Dona Beatriz de Castela, filha de Dom Sancho IV e Dona Maria Molina, reis de Castela.

O rei Dom Manuel I, que a seu nome acrescentara o título de "O Venturoso", confiou o comando da esquadra a Pedro Álvares Cabral, Alcaide - Mor de Azurara e Senhor de Belmonte.

Descobrir e colonizar são coisas diferentes, Portugal descobriu e depois colonizou o Brasil. Portugal foi descoberto e colonizado por muitos povos europeus e não só, ao longo de muitos séculos: Fenícios, Cartagineses, Gregos, Celtas, Romanos, Germanos, Árabes, etc. Victor Lopes. 10 março 2020.

Manuel II

D. Manuel II (1889-1932) foi o último rei de Portugal e foi afastado na sequência de um golpe republicano em 1910. Foi coroado depois de ver o pai e o irmão mais velho serem mortos em 1908 .

Trovadorismo é um estilo de época surgido na Idade Média. Nesse período histórico, predominava o teocentrismo (a ideia de que Deus é o centro de tudo), pois a Igreja Católica, com poderio econômico e político, exercia total domínio no Ocidente.

O soberano era o chefe político, militar e religioso e estava no topo da pirâmide social.

O trovadorismo foi o primeiro movimento literário europeu (séculos XI a XIV) que se caracterizou pela união da música e da poesia com a produção de cantigas líricas (com foco em sentimentos e emoções) e satíricas (com críticas diretas ou indiretas).

Curiosidades sobre Dom Pedro I, imperador que libertou o Brasil de Portugal.

Dessa revolução surgiu a dinastia de Avis, que governou o país até o século XVI. D. Nuno Álvares Pereira foi o grande líder do exército português que derrotou os castelhanos na Batalha de Aljubarrota.

Consequências da Revolução de Avis
A vitória sobre o reino de Castela estabeleceu definitivamente a independência de Portugal, em relação a este reino, sob o comando de Dom João I. O apoio da burguesia comercial foi decisivo, pois ajudou a fornecer os recursos financeiros necessários para a manutenção do Exército.

Por meio do próprio Urias, ele encaminhou uma carta a seu oficial Joabe, para que o colocasse no local da batalha onde a peleja estivesse mais difícil, para que então fosse ferido e morresse. E foi o que aconteceu. Urias foi morto e Davi tomou Bate-Seba para ser sua mulher. Para Davi parecia que tudo estava resolvido.

Na luta contra os filisteus, os três irmãos mais velhos de Davi haviam se alistado para a guerra, servindo o rei Saul. Davi, o irmão mais novo, entrou na corte de Saul como harpista, o músico que acalmava o espírito perturbado do rei, e também cuidava do rebanho de seu pai em Belém.

I Samuel 19–22
Contudo, depois que Davi retornou vitorioso de outra batalha contra os filisteus, a inveja de Saul voltou e ele tentou várias vezes matar Davi.

Há ainda outras pesquisas que apontam os espanhóis Vicente Yáñez Pinzón (1462-1514) e Diego de Lepe (1440-1515) como os primeiros europeus a desembarcarem no solo nacional. O fato teria ocorrido em janeiro de 1500, onde hoje é Pernambuco, três meses antes de Cabral e seus marujos chegarem.

D. João era o regente de Portugal e ordenou a vinda da família real para o Brasil para evitar a sua captura pelas tropas francesas. A vinda da família real portuguesa para o Brasil foi um desdobramento da crise entre Portugal e França por conta da disputa desta com a Inglaterra.

Resposta verificada por especialistas
O descobrimento do Brasil está relacionado ao contexto das grandes navegações e descobrimentos marítimos. Portugal estava em busca de novas terras para explorar, usando o mar para chegar as Índias, onde eram compradas especiarias para serem revendidas na Europa.