Quais os tipos de vapor?

Perguntado por: dapolinario . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O vapor seco ou vapor saturado não contém gotículas de água e você o produz aquecendo a água em uma câmara fechada. Vapor úmido ou insaturado contém gotículas de água. O vapor saturado (seco) é uma excelente fonte de aquecimento.

Vapor é utilizado em uma vasta gama de indústrias. Aplicações comuns para vapor são, por exemplo, processos aquecidos a vapor em usinas , fábricas e turbinas movidos a vapor em usinas de energia elétrica, mas os usos de vapor na indústria vão muito além disso.

Ele possui algumas características, por exemplo, é incolor e inodoro. Ele também não pode ser facilmente visto. O vapor de água pode ser encontrado nas camadas mais baixas da atmosfera e exerce um papel importante no planeta: auxilia no controle de temperatura e ajuda a regular a radiação de raios infravermelhos.

O vapor d'água é fundamental à manutenção das mais diversas formas de vida da Terra. Em primeiro lugar, a substância atua diretamente na regulação da temperatura da atmosfera do planeta, atenuando a incidência de raios infravermelhos na superfície.

Vapor é o gás formado quando a água passa do estado líquido para o gasoso. A nível molecular, isto ocorre quando as moléculas de H20 conseguem se libertar das pontes (i.e. pontes de hidrogênio) mantendo-se juntos.

Condensação é a mudança do estado gasoso para o estado líquido. Também chamada de liquefação, é o processo inverso da vaporização. Para que o vapor sofra condensação é necessário que ocorra ou uma redução na sua temperatura ou um aumento na pressão a que está submetido.

Vapor normal ou "vivo" é produzido na caldeira, gerador de vapor, ou gerador de recuperação do calor perdido- já que o vapor flash ocorre quando o condensado de alta pressão / alta temperatura é exposto à uma grande queda de pressão, como quando estiver saindo de um purgador.

O ar atmosférico sempre contém vapor de água, o que se denomina de umidade de ar. Para cada temperatura, o ar pode conter uma quantidade máxima de vapor de água disperso e chegar à saturação. Nesse ponto, o vapor atinge a pressão máxima à temperatura considerada.

Encontra-se vapor d'água em suspensão no ar principalmente nas camadas baixas da atmosfera, cobrindo uma faixa de cerca de 5 km, onde se encontra a troposfera, exercendo o papel de regulador da entrada de radiação infravermelha na Terra e consequente controle da temperatura da superfície do planeta.

É um tipo de aplicação muito utilizado em indústrias alimentícias, química e automotiva. Para movimentação e como fonte de força motriz, o vapor é normalmente utilizado em turbinas à vapor para geração de energia elétrica.

As máquinas a vapor podem ser classificadas nesses dois tipos: Máquina de vapor com êmbolo. Este tipo de máquina utiliza um pistão ou pistão acoplado a um mecanismo do tipo biela do pistão da cambota. Dentro deste tipo pode ser.

Desta maneira, a fumaça é uma junção de muitos materiais, enquanto o vapor é o próprio fumo, com água e menos produtos tóxicos. Vaporizadores e bongs apresentam uma redução de danos neste aspecto. Como a água é utilizada, existe um potencial de filtragem dos elementos tóxicos, além da diminuição de temperatura.

Máquina a vapor. Máquina a vapor é o nome dado a um motor que tem como princípio de funcionamento a transformação de energia térmica em energia mecânica, utilizando a expansão do vapor de água.

Já na Fase gasosa, a força entre as partículas é quase inexistente, o que corresponde a volume e formas variáveis (exemplo: vapor da água).

Geração de Energia nas Termelétricas
A primeira etapa do processo consiste no aquecimento da água presente no interior da caldeira, a transformando em calor. Logo depois, este vapor em alta pressão é utilizado para fazer girar as pás de turbinas que estão acopladas a equipamentos geradores de energia.

A água passa para o estado de vapor por causa do calor do ambiente, mas em um processo bastante demorado. Chamamos de ebulição a vaporização que ocorre com uma velocidade maior do que a evaporação e por meio de uma fonte alternativa de calor, isto é, que não seja o ambiente, como a chama do fogão.