Estou devendo o banco eles podem pegar meu dinheiro?

Perguntado por: esubtil4 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

Não, também. Em alguns casos, o cliente tem uma dívida com um banco, mas abre uma segunda conta corrente para movimentar o seu dinheiro. Nesse caso, de forma alguma o banco credor poderá retirar o dinheiro de outro banco, pois essa é uma prática totalmente ilegal.

SPC e Serasa
Se você deixar de pagar um empréstimo pessoal, o banco também terá direito a incluir o seu CPF nos sistemas de proteção ao crédito. A Serasa é a empresa que atua diretamente nesse segmento e reúne a lista dos consumidores negativados. Essa lista é consultada principalmente pelas instituições financeiras.

A única maneira de debitar o valor de dívidas diretamente da conta de um cliente de um banco, seja por estar devendo o cheque especial, cartão de crédito ou empréstimo, é se a pessoa fizer uma autorização por escrito.

O primeiro passo do banco será a negativação do devedor, como forma de pressão para receber a dívida. Segundo passo, ele vai apelar para uma medida judicial, para tentar bloquear (penhorar) o dinheiro no banco. Depois, também por meio de medida judicial, o banco vai partir para bens como carros e imóveis.

Seu nome fica sujo
Ao ficar com CPF negativado você terá dificuldade em conseguir crédito, comprar um produto a prazo, fazer um financiamento de imóvel ou até mesmo conseguir um cartão de crédito. Lembre-se que não é vantajoso você ficar com o nome sujo, e quanto mais o tempo passa pior fica a situação.

Conforme o relatório “Justiça em Números” de 2019, a fase de conhecimento leva em média 1 anos e 7 meses.

Existindo um processo na Justiça, e pedida e aprovada a penhora de uma conta poupança, desde que os recursos depositados ultrapassem o valor correspondente a 40 salários mínimos, o que exceder esta quantia poderá ser penhorado.

A ação de cobrança, também chamada de cobrança judicial, é o ato de cobrar uma dívida através da Justiça. Esse tipo de processo garante ao credor a possibilidade de reaver seu dinheiro quando o devedor se recusa a pagar. Após a negociação da dívida, o juiz determina um prazo máximo para o pagamento do débito em aberto.

Trata-se do famoso crime do “171”, infração penal contra o patrimônio que pode ser praticado por qualquer pessoa que tenha a intenção de enganar alguém para lhe tirar vantagem...

Não havendo acordo na primeira fase, sua dívida impagável será direcionada para uma agência de cobrança de terceiros. Nesse momento, os descontos sobre a dívida começam a ser ofertados de forma mais tímida. Negociar dívidas bancárias impagáveis em segunda fase pode ser interessante, dependendo do valor do desconto.

É verdade que depois de 5 anos o nome está limpo? Sim. Depois de 5 anos a dívida caduca e seu nome é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.

As dívidas com bancos, como cartão de crédito ou empréstimos não pagos, prescrevem em cinco anos. O prazo máximo que o CPF e o nome do devedor ficam negativados também é de cinco anos, segundo o Código de Defesa do Consumidor e o Código Civil.

Depois de cinco anos com o CPF com restrições de crédito por causa de alguma dívida, esses órgãos são obrigados a excluir aquela dívida do registro de proteção ao crédito. No entanto, apesar de ter caducado e você não poder mais ficar com o nome “sujo” por causa da dívida, ela não deixa de existir.

O banco retirou dinheiro da minha conta sem autorização, o que faço? A princípio, você deverá entrar em contato com o seu banco por meio da ouvidoria. Contudo, se o seu caso continuar não resolvido, poderá registrar uma queixa no site do Banco Central.

A ação de cobrança ou cobrança judicial acontece quando uma pessoa ou empresa cobra uma dívida na Justiça. Ela parte do mesmo princípio da ação judicial, ou seja duas partes que discordam de um fato. Mas neste caso, os envolvidos não conseguem resolver o pagamento de uma dívida por meio de uma negociação.

Fique ligado

  1. Amortize a dívida, não pague apenas juros. ...
  2. Defina sua capacidade de pagamento. ...
  3. Troque dívidas caras por dívidas baratas. ...
  4. Apresente garantias. ...
  5. Priorize as dívidas mais nocivas. ...
  6. Renegocie, mesmo que por via judicial. ...
  7. Cogite vender bens para amortizar a dívida.

Quando você não estiver mais conseguindo pagar as parcelas mensais da sua dívida, a melhor coisa a fazer é procurar o banco ou instituição credora para conversar. Demonstre que você tem interesse em pagar a dívida, e proponha uma renegociação.