Estou é um verbo?

Perguntado por: ivieira5 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

Estou vem do verbo estar. O mesmo que: existo, permaneço, fico, suponho, hei, habito, resido, condigo, custo.

  1. - está (tu) esteja (ele/ela) estejamos (nós) estai (vós) estejam (eles/elas)
  2. - não estejas (tu) não esteja (ele/ela) não estejamos (nós) não estejais (vós) não estejam (eles/elas)
  3. para estar (eu) para estares (tu) para estar (ele/ela) para estarmos (nós) para estardes (vós) para estarem (eles/elas)

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.

O verbo é palavra que exprime ação, estado, mudança de estado, fenômeno da natureza, desejo, ocorrência. Ele apresenta as seguintes flexões de número, pessoa, modo, tempo, aspecto e voz. Exemplos: Sou feliz.

verbo transitivo
Ter chegado a ou ter atingido determinada situação ou ocasião (ex.: estamos num ponto de viragem; estou com problemas; o carro está à venda).

Os principais verbos de ligação são: ser, estar, permanecer, ficar, tornar-se, andar, parecer, virar, continuar, viver.

verbo intransitivo
Ser enviado (ex.: a carta já foi).

Ser: verbo que dá sentido de existência e características de uma pessoa ou coisa. Fácil, portanto, compreender a oração "Ella es una amiga mia". Estar: verbo que expressa lugar e tempo com precisão; expressa o estado de uma pessoa e os momentos delimitados de uma ação. "¿Estás enamorada?"

A forma do verbo poder escrita sem acento (pode) corresponde a uma ação que acontece no momento no qual está sendo narrado. É a 3ª pessoa do singular do presente do indicativo, tempo verbal utilizado para indicar um acontecimento que ocorre no momento da fala.

Resposta: Sim. 'Estar' é um verbo de estado.

* Existem três tipos de verbos: os verbos plenos, os verbos auxiliares e os verbos semi-auxiliares. São os mais numerosos. Eles são constantemente seguidos de um advérbio ou de um ou mais complementos.

a) A primeira pessoa verbal relaciona-se com a primeira pessoa do discurso, expressa pelos pronomes pessoais eu (singular) e tu (plural). Dessa forma, no discurso em primeira pessoa, o verbo possuirá desinências que concordem com aquela pessoa que fala. Exemplo: Eu estudo muito.

Os verbos em língua portuguesa são classificados em regulares, irregulares, defectivos ou abundantes.

Os verbos flexionam de acordo com o número, a pessoa, o modo, o tempo e a voz. Em relação ao número, podemos ter o sujeito no singular ou no plural. O sujeito também pode ser de 1ª, 2ª ou 3ª pessoa, sendo a 1ª a que fala, a 2ª com quem se fala e a 3ª outra que não se enquadra nas duas categorias anteriores.

De modo geral, estamos acostumados a pensar o verbo como a palavra que indica uma ação, mas, na verdade, ele pode exprimir também: estado (“Eu estou cansada”); mudança de estado (“Ele se tornou o melhor da turma”); fenômeno da natureza (“Nevou em Gramado”);

Os verbos são classificados em: regulares, irregulares, defectivos, abundantes e anômalos. - Regulares: são aqueles em que o radical permanece o mesmo em toda conjugação. Exemplo: verbo cantar. - Irregulares: são os verbos cujos radicais se alteram ou cujas terminações não seguem o modelo da conjugação a que pertence.

O "tem" é uma forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo "ter" (ele/ela tem). Por outro lado, “têm”, com acento circunflexo, aparece na terceira pessoa do plural (eles/elas têm). "Tem" é conjugado no singular, enquanto "têm" no plural.

Os verbos de ligação indicam um estado, modo, sentimento e apontam para uma caracterização. Ou seja, os verbos de ligação são pontes entre o sujeito e o predicativo (atribui característica ao sujeito). Eles são estudados na Gramática da Língua Portuguesa e devem estar acompanhados do predicativo do sujeito na oração.

Verbos de ação são aqueles que enunciam as ações relatadas no texto (cortar, lutar, transportar, pagar, extrair, morar, trazer, etc.). Vejamos um exemplo: MODERNA.

1 acho, encontro-me, localizo-me, situo-me. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Verbo viver - Tenho como morada: 2 vivo, moro, resido, coabito, domicilio-me.