Estou menstruada a 7 dias posso estar grávida?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.6 / 5 10 votos

Sim. Engravidar estando menstruada é raro, mas não é impossível. Tecnicamente falando, a gravidez nunca ocorre na menstruação, mas sim poucos dias depois do fim da mesma. O que ocorre é que os espermatozoides podem sobreviver no útero e nas trompas da mulher por até 7 dias.

Quem passou por um aborto espontâneo somado ao estresse que vem com ele, pode sofrer com o aumento de fluxo. Outra complicação é a gravidez ectópica, que é quando o embrião se desenvolve fora do útero. Isso também pode levar à sangramentos intensos.

A menstruação prolongada ocorre quando o fluxo tem duração de oito dias ou mais, e recebe o nome de hipermenorreia². As causas desta irregularidade no ciclo menstrual podem ser diversas, desde disfunções hormonais a doenças orgânicas.

Não é possível menstruar com fluxo intenso e estar grávida, no entanto, podem ocorrer sangramentos que podem ser confundidos com menstruação. Nesses casos, deve-se procurar atendimento com o obstetra imediatamente, para avaliar a causa do sangramento e iniciar o tratamento mais adequado.

Exame de beta-HCG quantitativo
Porém, se os valores aumentarem, significa que ela ainda poderá estar grávida e que o sangramento foi apenas provocado pelo embrião se implantando no útero ou por outra causa, sendo recomendado fazer um ultrassom transvaginal.

Apesar de não haver menstruação quando engravidamos, algumas mulheres, nas primeiras semanas de gravidez, podem apresentar um pequeno sangramento marrom, rosa ou vermelho escuro. Isso está relacionado à nidação, momento em que o embrião se prende às paredes do útero e acontece entre a 7ª e 9ª semanas de gravidez.

Existem inúmeras causas para o sangramento na gravidez, entre elas: sangramento de escape, descolamento ovular ou da placenta, gravidez ectópica, placenta prévia, aborto espontâneo e infecção uterina.

Já a menstruação prolongada se caracteriza por sangramentos que duram mais de oito dias. Trata-se de um sinal que pode indicar distúrbios no sistema reprodutor feminino, levando, inclusive, a quadros de infertilidade. Por isso, é importante procurar um ginecologista e investigar suas causas o quanto antes.

A menstruação prolongada, conhecida por menorragia ou hipermenorreia, é uma menstruação que dura mais de 7 dias, e pode ser causada por alterações hormonais normais da puberdade ou pré-menopausa, ou devido a endometriose, mioma ou hipotireoidismo, ou até por problemas específicos do sistema reprodutor feminino, como ...

O tom vermelho vivo significa que o endométrio (a camada que recobre o útero) acabou de descamar. Nesses casos, o sangramento pode ser grande e até mesmo em formato de coágulos, como se fossem pedaços mais viscosos. Já alterações na intensidade e sangramentos fora de hora merecem atenção.

Normalmente são indicados exames como o ultrassom e a dosagem de beta-hCG no sangue para confirmar se o saco gestacional foi expelido. O saco gestacional normalmente é avaliado por meio do ultrassom durante a gestação e as suas características podem indicar se a gravidez está evoluindo como deveria.

Sintomas da Nidação
A mulher pode sentir pequenas pontadas e leves dores abdominais, muito semelhantes às cólicas menstruais. Outro sintoma comum é o sangramento, que não chega à intensidade do fluxo de uma menstruação e geralmente é amarronzado ou rosado. Além disso, ele não dura mais do que três dias.

Existem várias diferenças entre o sangramento menstrual e vaginal: Além de possuir uma configuração mais escassa, cor diferente e um fluxo menor que não ultrapassa 2 dias seguidos, o sangramento vaginal não vem acompanhado de cólicas e coágulos.

menstruação logo em seguida — há mulheres que menstruam assim que chegam em casa com o resultado positivo. Isso normalmente acontece com pouquíssimos dias de atraso menstrual, e também pode sinalizar que ocorreu parada do desenvolvimento embrionário e que houve uma gestação química.

Uma dúvida que sempre surge nas pacientes é saber se a menstruação interfere no resultado do exame de urina. A resposta para a pergunta é sim. Estar menstruada interfere no resultado do exame, pois o sangue que está sendo liberado na menstruação pode causar uma interpretação errada no resultado.

O sangramento indicador de gravidez é chamado de nidação, caracterizado por um corrimento marrom, que muitas vezes é confundido com o sangue menstrual. A diferença entre sangramento de escape da nidação e o o sangue do fluxo menstrual é que o primeiro dura entre 2 e 3 dias, com uma coloração mais escura e pouco fluxo.