Faz mal à saúde comer carne defumada na lenha?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.1 / 5 2 votos

Produtos defumados fazem mal à saúde? Dependendo do tempo e temperatura utilizados no processo de defumação, podem ser produzidos compostos cancerígenos na fumaça como o 3, 4- benzopireno e 1, 2, 5, 6-fenantraceno, sendo proveniente da combustão da lignina sob temperatura maior do que 250°C.

Ele pode ser consumido em tiras, em fatias ou em cubos; pode ser preparado frito, cozido ou assado.

Quase todos os produtos defumados utilizam o nitrato ou nitrito de sódio como agentes preservativos, esses aditivos ajudam principalmente na prevenção da proliferação da bactéria Clostridium botulinum, responsável pelo botulismo.

São ótimos para serem levados para piqueniques, como entradas, petiscos de churrascos ou em eventos culinários. A alta gastronomia faz uso das carnes defumadas em pratos elaborados ou em entradas de restaurantes de renome.

Carne defumada: como preparar

  1. Técnicas de defumação. Defumação a frio: a temperatura é aproximadamente 35 °C. ...
  2. Passo 1 – Escolha o tipo de madeira e a prepare. ...
  3. Passo 2 – Monte a churrasqueira. ...
  4. Passo 3 – Faça uma barreira na churrasqueira. ...
  5. Passo 4 – Coloque as lascas de madeira na churrasqueira. ...
  6. Passo 5 – Feche a churrasqueira.

Os benefícios da defumação de ambiente
Muito utilizada nos terreiros de Candomblé e Umbanda, a defumação purifica o ambiente, limpa o local das energias indesejadas que nos impedem de progredir. Um ambiente defumado auxilia na abertura de bons caminhos e traz paz espiritual, maior concentração e foco em seus objetivos.

O processo é feito em 3 partes: secagem, defumação com fumaça e “cozimento”. Para maior durabilidade do seu produto, lembre-se de seguir as orientações de armazenamento. Armazenado da forma correta, o produto defumado pode durar até 6 meses. Mas nunca se esqueça data de validade da embalagem!

A picanha de porco defumada é uma ótima opção para diversos pratos como o já citado salpicão de picanha suína. Além disso, ela pode ser harmonizada perfeitamente desde ao natural fatiado e temperado com molho de mostarda, limão e alho, na tábua de frios, nos lanches (com queijo e vinagrete).

Sendo assim, a cor e o sabor do produto defumado estão diretamente ligados ao tipo de madeira ou serragem que se usa durante a defumação. O efeito da fumaça, da desidratação do produto e a concentração de sal, em conjunto, atuam na conservação do defumado.

Pastrami: a carne curada e defumada criada em tempos de fome.

A defumação nada mais é do que a exposição de alguns tipos de alimentos à fumaça da queima de lenha ou serragem, com o objetivo de conservar ou modificar o seu sabor. Na gastronomia, os alimentos que costumam ser defumados são as carnes e alguns tipos de peixes.

Qualquer corte de carne que consideremos "bom", como uma picanha, pode ser defumador (e fica muito gostoso), mas provavelmente é melhor grelhá-los, pois eles são deliciosos não importa o que faça.

Não! Pelo contrário. O bacon é um produto curado e defumado que tem um sabor característico. Lavá-lo pode remover parte do sal e da fumaça, alterando o seu sabor depois de frito.

Para pré-aquecer a grelha, vire um lado da grelha para alto e deixe o outro lado de fora. Coloque as lascas de madeira no lado quente. Quando começarem a soltar fumaça, abaixe os queimadores. A faixa de temperatura para defumar é de 110° a 120°.

Dessalgue rápido das carnes salgadas, lembrando que as defumadas como o bacon, costelinha defumada, pacio, linguiça … não entram no dessalgue.

Lenha de videira, limoeiro, café, laranjeira, goiabeira, abacateiro, são alguns exemplos dos tipos de madeira já testados por profissionais e entusiastas da defumação e que tiveram ótimos resultados, trazendo um aroma defumado de ótima qualidade.

Carnes com teor de gordura mais elevado, como costelas de porco, barriga e peito bovino, são as mais populares para defumar, pois a gordura ajuda a manter a umidade e o sabor durante o processo.

Quando defumamos uma carne ou qualquer outro tipo de alimento, nosso objetivo é que a defumação seja um sabor secundário. Ou seja, o que deve prevalecer é o próprio sabor do alimento e seus temperos, sendo o aroma e gosto defumado um adicional a receita.