Faz mal comer alimentos feitos na AirFryer?

Perguntado por: rAvila . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.1 / 5 16 votos

De acordo com a nutricionista Caroline Lima, especialista em nutrição funcional e estética, não há nenhum fator negativo na utilização da airfryer, porém a dica é não deixar formar aquela crosta que fica por cima dos alimentos fritos ou assados em alta temperatura, e que muita gente gosta.

Para isso, basta cuidar do tempo e da temperatura. Sempre lembrando que a fritura por imersão forma muito mais acrilamida que a Air fryer - orienta Thiago Bronze Dias. O indicado é evitar a utilização da panela elétrica em sua potência máxima. E, claro, não fritar os ingredientes a ponto de formar uma casquinha preta.

São perigosos para a airfryer alimentos leves e pequenos, como folhas de vegetais, milho de pipoca ou massa seca em pedaços. Alimentos que soltam muito vapor ou fumaça, como uma peça inteira de picanha, também são um risco para a parte elétrica da airfryer.

Será que a fritadeira airfryer faz mal à saúde?

  • Só pode cozinhar alimentos que contenham gordura.
  • Fritadeira airfryer altera o gosto dos alimentos.
  • Fritadeira airfryer consome muita energia elétrica.
  • O antiaderente da air fryer precisa ser curado antes do uso.

Assim como no caso da airfryer, não há evidências científicas de que o uso do micro-ondas seja o responsável por oferecer novos riscos à saúde. Portanto, tanto o micro-ondas quanto a airfryer são eletrodomésticos que podem ser utilizados no dia a dia para a preparação dos alimentos.

Para evitar a produção de acrilamida, o mais importante é que você não cozinhe, asse ou frite alimentos em temperaturas muito elevadas. Vale destacar que essa substância é produzida em alimentos ricos em amido, como batata, trigo, milho, arroz, cereais, grãos e raízes.

O que é acrilamida
A formação de uma substância química chamada acrilamida ocorre quando alimentos são muito cozidos e/ou fritos. Essa substância é motivo de preocupação porque é cada vez mais comum o consumo de alimentos fritos ou muito cozidos.

Passe longe das frituras
Ainda assim, é melhor evitar. Salgados, batatas fritas, pastéis, mesmo se forem fritos em óleos vegetais, favorecem o aumento nas taxas do colesterol ruim. A alta temperatura do processo de fritura faz com que o alimento passe por reações químicas, perdendo os benefícios.

Onde está a acrilamida? Os maiores contribuintes alimentares para a ingestão de acrilamida são as batatas fritas, cereais de pequeno-almoço, café ou sucedâneos, produtos de pastelaria, bolachas, pão e tostas.

A acrilamida é uma molécula reativa e vem sendo produzida comercialmente pela indústria desde 1950, principalmente como monômero para produção de poliacrilamida .

Não, o uso de papel manteiga e papel alumínio na Philips Airfryer não é recomendado pelas seguintes razões: Se você cobrir o fundo da cesta, o fluxo de ar dentro da airfryer será reduzido. Isso resultará na diminuição do desempenho de cozimento da Philips Airfryer.

Você pode, sim, abrir a Airfryer ligada e usufruir de todos os seus benefícios.

Torrada. Se você tem uma torradeira em casa, a jornalista recomenda que utilize ela, ao invés da AirFryer para fazer torrada. Segundo os testes, o pão pode ficar seco e torrado apenas na parte externa, além de espalhar muitas migalhas pelo suporte do aparelho causando muita sujeira.

Pode Esquentar Marmita na Airfryer? Sim. Só não coloque marmitas de isopor, plástico ou papel.