Faz mal comer farinha com bichinho?

Perguntado por: hramires8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Segundo especialista, bichinhos não afetam a saúde; principal causa da sua aparição nos alimentos é o armazenamento em longo prazo. Seja no arroz, na farinha ou no feijão, é comum abrir um pacote e se deparar com eles.

Pode usar a farinha de trigo com bichinho? A resposta para essa pergunta é, sim! Pode comer a farinha se estiver com caruncho, pois esses bichinhos não oferece riscos a saúde.

A infestação de produto por caruncho ocorre porque podem existir na matéria-prima (trigo) os ovos de caruncho e de traças de farinha vindos do campo que, além de invisíveis a olho nu, são resistentes as etapas de industrialização, possibilitando que os insetos apareçam nos produtos acabados, muitas vezes já colocados ...

Evite infestação de carunchos ou bicho da farinha, um bom modo de se evitar a infestação de carunchos na farinha de trigo é assim que comprada, mantê-la congelada por um período entre um a quatro dias antes de armazená-la da maneira costumeira, em prateleiras, armários ou despensas.

A fim de esclarecer isso, é possível afirmar que o caruncho não pode causar intoxicações e nem doenças, sendo apenas uma praga que destrói e danifica os alimentos. Fora isso, não existem riscos à saúde e nem possibilidades de intoxicações ou qualquer outro problema digestivo.

Tenebrio molitor é o nome científico dado ao besouro de hábitos noturnos conhecido como bicho-da-farinha. Apesar do nome popular fazer referência às infestações de grãos armazenados pela sua fase adulta, esta espécie de besouro é mais conhecida por sua fase larval.

A farinha está estragada quando apresenta um cheio a mofo e algo azedo. Podem também desenvolver-se alguns grumos devido à humidade. Se a consumir estragada, é normal que tenha um gosto estranho na boca.

O ideal é utilizar um pano levemente umedecido com vinagre e passar uma flanela seca ou papel toalha em seguida. Evite que os produtos fiquem em armários totalmente fechados, abra as portas dos móveis pelo menos duas vezes por semana. Todas as embalagens já abertas devem ser colocadas em potes hermeticamente fechados.

Como tirar caruncho de roupas? Faça uma mistura de água e vinagre branco, deixe a roupa de molho por uns 15 minutos. Após lave normalmente na máquina de lavar, utilizando OMO Lavagem Perfeita.

Os carunchos, também chamados de gorgulhos, são pequenos besouros que costumam colocar os ovos diretamente no alimento e para isso acabam perfurando as embalagens, podendo também infestar uma ampla gama de produtos.

“Após a fêmea colocar os ovos sobre ou dentro dos grãos, dependendo da espécie, as larvas se alimentam da parte interna dos grãos deixando galerias e, muitas vezes, dependendo da quantidade de larvas, não sobra quase nada.

Se o descarte não for possível, por se tratar de embalagens maiores, como arroz e feijão, é possível salvar o alimento se a infestação for pequena e com poucos insetos. Basta colocar o pacote no congelador por 24 horas para interromper o ciclo de reprodução dos carunchos.

Alguma vez você já deve ter se deparado com pontinhos pretos em alguma farinha ou embalagem da despensa. Eles são, na verdade, bichinhos que se reproduzem por conta de alguns fatores externos, como umidade e temperatura.

Tipos de caruncho

  • Sitophilus oryzae. O caruncho do tipo Sitophilus oryzae pode estar presente no milho, arroz, trigo, cevada, sorgo e até mesmo em cereais processados, como é o caso do macarrão. ...
  • Sitophilus zeamais. ...
  • Araecerus fasciculatus. ...
  • Callosobruchus maculatus. ...
  • Zabrotes subfasciatus.

Esse tipo de alteração ocorre no produto devido a condição de temperatura e umidade inadequada no armazenamento e transporte, que torna favorável o desenvolvimento de insetos dentro da própria embalagem.

- Não jogue fora na mesma hora o produto infestado. Congele-o por 24 horas antes de dispensá-lo para matar os bichinhos e quebrar o ciclo de vida deles, evitando a sua dispersão.

Em virtude do calor, umidade e condições de armazenamento as infestações ocorrem no processo de distribuição. As larvas/gorgulhos presentes no ambiente de armazenagem perfuram as embalagens migrando de um produto para outro, ocasionando assim as infestações cruzadas.

De acordo com especialistas, a maioria das larvas provenientes de insetos é comestível, portanto, esses animais geralmente não provocam nenhuma doença.

Os feijões podem ter alguns bichinhos sim, os chamados carunchos, que fazem furos nesses, mas basta realizar o processo de catação, separando os grãos aproveitáveis dos não, para depois cozinhar.

Apesar da aparência desagradável, consumir arroz infestado por carunchos não faz mal à saúde. - Não há perigo. Pode comer até cru. É só a aparência mesmo - afirma o médico Ruy Laurenti, professor da Faculdade de Saúde Pública da USP.

Isso ocorre porque as larvas têm uma bactéria no sistema digestivo que tem a capacidade de decompor alguns tipos de polímero.