Faz mal cozinhar com banha de porco?

Perguntado por: iramires . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.1 / 5 9 votos

A banha de porco não libera compostos tóxicos quando cozida em altas temperaturas. O fato de acentuar os sabores dos alimentos faz com que seja a queridinha de muitos cozinheiros. Melhor ainda quando ela tem o acompanhamento de temperos como louro, alecrim e alho.

Sim. Ainda segundo o médico vascular, há comprovações científicas de que esta gordura suína é menos nociva à saúde do que o óleo vegetal. Evidentemente que é mais saudável. Entre ela e o óleo vegetal, mil vezes a banha de porco", crava Siebra.

A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

Estudos científicos revelam que banha de porco vence óleo de soja em vários índices e dosagens de colesterol; produtora de banha suína defende retorno saudável à tradição.

Benefícios da banha de porco
Ela tem gorduras boas e o seu consumo moderado não aumenta os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL). Ela é composta de gordura saturada, monoinsaturada e poli-insaturada.

Mas qual é a melhor gordura? É o AZEITE DE OLIVA VIRGEM, rico em gordura monoinsaturada. Suporta o aquecimento de até 200 graus durante 6 minutos sem perder suas propriedades, e mantendo 80% de seus compostos fenólicos. É ideal para usar em cocção, pois não gera produtos tóxicos com essa temperatura.

Por ser muito calórica, pessoas com problemas de peso devem moderar no consumo da banha de porco.

DE PORCO, atente-se a esse detalhe.
...

  1. A BANHA DE PORCO é muito SENSÍVEL à temperatura. Quando o tempo está frio ela coalha. ...
  2. Como dito antes, a BANHA DE PORCO é muito. sensível à temperatura, por isso, da mesma forma. que coalha com facilidade, em uma temperatura mais. ...
  3. A verdadeira BANHA DE PORCO é extraída do.

Banha de porco
Contudo, “pelo sabor que garante aos alimentos, pode ser interessante”, justificou a nutricionista. Com 40% de gorduras saturadas e monoinsaturadas, a banha é uma gordura saudável, anti-inflamatória e possui ácido oleico, que ajuda a diminuir o colesterol ruim.

Para quem gosta de uma gordura com aquela lembrança afetiva dos avós, a banha pode ser uma pedida na fritura. No entanto, além do gosto marcante, vale frisar que ela não é muito resistente à temperatura e nem deve ser usada na fritadeira elétrica.

A gordura saturada é prejudicial ao organismo e, além disso, não é essencial para o bom funcionamento do corpo. Ela aumenta os níveis de colesterol ruim (LDL). Essas placas se depositam nos vasos sanguíneos, causando uma série de problemas cardiovasculares.

O óleo de coco é o melhor óleo para fritura. Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

- A banha de porco tem sabor suave e não interfere no gosto final da receita. Também é a mais resistente a altas temperaturas, como a fritura do canoli, e não sofre consideráveis alterações.

Portanto, posso afirmar que não faz mal fritar ovo na banha de porco. Pelo contrário, substituir o óleo de soja, milho, canola, entre outros, por banha de porco, é a melhor decisão.