Quais os benefícios de cozinhar com banha de porco?

Perguntado por: unogueira4 . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Benefícios da banha de porco

  • Previne doenças cardiovasculares devido ao alto índice de gorduras insaturadas;
  • Rica em minerais como ferro, fósforo e cálcio. Contém ainda vitaminas do complexo B, C e D;
  • Fonte de ômega 3, a banha de porco é auxiliar no combate à depressão.

Vinda de várias partes do tecido adiposo do animal, a gordura de porco é um dos alimentos mais ricos em colesterol. Há cerca de 40 % de gordura saturada e 45 % de gordura monoinsaturada na sua composição. As gorduras saturadas estão associada às doenças cardiovasculares.

As gorduras saturadas são totalmente contraindicadas por médicos, sendo associadas ao aumento de doenças cardiovasculares.

A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

A banha tem prazo de validade longo. O ideal é conservá-la na geladeira. Dessa forma, pode durar meses. Se mantida no congelador, pode durar até um ano.

DE PORCO, atente-se a esse detalhe.
...

  1. A BANHA DE PORCO é muito SENSÍVEL à temperatura. Quando o tempo está frio ela coalha. ...
  2. Como dito antes, a BANHA DE PORCO é muito. sensível à temperatura, por isso, da mesma forma. que coalha com facilidade, em uma temperatura mais. ...
  3. A verdadeira BANHA DE PORCO é extraída do.

Na composição desse alimento estão presentes vitaminas B e C, além de minerais como fósforo e ferro. Além disso, não há sódio ou conservantes químicos em sua composição, sendo ideal para consumo de pessoas que sejam portadoras de doenças como hipertensão arterial, diabetes e até mesmo AVC.

Por ser muito calórica, pessoas com problemas de peso devem moderar no consumo da banha de porco.

A gordura de porco está entre a categorias de gorduras saturadas, aquela que faz mal ao coração, aumenta o colesterol e pode ser percursor do desenvolvimento de alguns tipos de câncer.

— Seu consumo está relacionado com vários malefícios à saúde como: aumento das crises de enxaqueca, ganho de peso, cólicas menstruais, diminuição da produção de leite materno, depressão, aumento no risco de doenças cardiovasculares, cânceres, etc — contextualiza Grasieli.

Há uma grande dúvida sobre a melhor forma de preparar os alimentos para quem tem colesterol alto. O ideal é que essas pessoas evitem a banha de porco, que contém alta concentração de gordura saturada e optem pelo óleo vegetal, sempre em pequenas quantidades.

Banha de porco
Com 40% de gorduras saturadas e monoinsaturadas, a banha é uma gordura saudável, anti-inflamatória e possui ácido oleico, que ajuda a diminuir o colesterol ruim.

Portanto, posso afirmar que não faz mal fritar ovo na banha de porco. Pelo contrário, substituir o óleo de soja, milho, canola, entre outros, por banha de porco, é a melhor decisão.

Carne de vaca, porco e frios são todos ricos em gorduras saturadas, que uma pessoa com doença hepática gordurosa deve tentar evitar.

Mas qual é a melhor gordura? É o AZEITE DE OLIVA VIRGEM, rico em gordura monoinsaturada. Suporta o aquecimento de até 200 graus durante 6 minutos sem perder suas propriedades, e mantendo 80% de seus compostos fenólicos. É ideal para usar em cocção, pois não gera produtos tóxicos com essa temperatura.

Alimentos ricos em gorduras boas

  • Abacate. Uma das raras frutas ricas em gordura, mas a maior parte delas é monoinsaturada, então ele está liberado. ...
  • Azeitona. ...
  • Azeite de oliva. ...
  • Salmão. ...
  • Nozes. ...
  • Ovos. ...
  • Linhaça. ...
  • Chocolate.

Você pode reutilizar a banha do porco quantas vezes quiser.

Usar óleos vegetais é sempre melhor, pois eles têm um ponto de fumaça alto, que é a temperatura limite para degradação do ingrediente durante a fritura. Se você quiser algo mais saboroso, pode-se usar também banha de porco, além da Gordura Vegetal, é claro.

Dicas para consumir a carne
Qualquer quantidade de água na lata irá deteriorar a carne, que deve ficar totalmente submersa na gordura", afirmou. O rótulo do produto traz outras orientações de como conservar a carne. O produto tem validade de seis meses.