Quem tem diabetes pode fazer comida com banha de porco?

Perguntado por: icurado . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 9 votos

Na composição desse alimento estão presentes vitaminas B e C, além de minerais como fósforo e ferro. Além disso, não há sódio ou conservantes químicos em sua composição, sendo ideal para consumo de pessoas que sejam portadoras de doenças como hipertensão arterial, diabetes e até mesmo AVC.

Por ser muito calórica, pessoas com problemas de peso devem moderar no consumo da banha de porco.

A banha de porco é mais saudável que o óleo vegetal? Sim. Ainda segundo o médico vascular, há comprovações científicas de que esta gordura suína é menos nociva à saúde do que o óleo vegetal.

As gorduras de derivados animais, como banha de porco, são ricos em colesterol, um dos principais causadores do Infarto Agudo do Miocárdio (IAM), Derrame, Acidente Vascular Cerebral, Insuficiência Renal e Retinopatia (cegueira).

EVITE: Manteiga, creme de leite convencional e light, nata, chantilly, maionese convencional e light, margarina, gordura vegetal hidrogenada, banha de porco e de galinha, bacon, toucinho, torresmo, leite de coco, óleo de dendê.

O óleo de coco ajuda no combate à diabetes
Dietas ricas em Triglicerídeos de Cadeia Média, como os presentes no óleo de coco, protegem contra a resistência à insulina.

Diabético pode comer ovo, mas com moderação!
Os ovos não devem ser consumidos em excesso por pacientes com diabetes e, por isso, as recomendações sugerem que um indivíduo com a doença e problemas de colesterol, por exemplo, não consuma mais de 200mg de colesterol por dia.

No estudo de Harvard, os americanos mencionam a dieta do Mediterrâneo como um bom modelo para os diabéticos controlarem as taxas de açúcar, colesterol e triglicérides no sangue. Ela se destaca por contemplar peixes, grãos e azeite de oliva, fontes das queridinhas gorduras mono e poli-insaturadas.

Para quem tem colesterol alto
O ideal é que essas pessoas evitem a banha de porco, que contém alta concentração de gordura saturada e optem pelo óleo vegetal, sempre em pequenas quantidades. “A gordura saturada que está presente em alta concentração na banha de porco, é uma das responsáveis por aumentar o colesterol.

Azeite ou banha? A banha de porco é mais vantajosa quando há um preparo de alimentos quentes, devido a alta resistência ao calor, porém seu uso não é recomendado diariamente, devido a grande quantidade de gordura encontrada.

Por possuir a melhor relação entre sódio e potássio, além de outras propriedades nutritivas, a carne suína é uma importante aliada no controle da pressão arterial.

O azeite lidera o ranking das gorduras mais saudáveis. Ele é o óleo extraído da azeitona e os tipos mais comuns são os refinados, virgem e extravirgem. A nutricionista recomenda o uso do extravirgem, que possui o menor teor de acidez dentre as outras opções, e possui menos de 1 g de gordura saturada.

Watch

  1. A BANHA DE PORCO é muito SENSÍVEL à temperatura. Quando o tempo está frio ela coalha com. ...
  2. Como dito antes, a BANHA DE PORCO é muito. sensível à temperatura, por isso, da mesma forma que. coalha com facilidade, em uma temperatura mais. ...
  3. A verdadeira BANHA DE PORCO é extraída do.

Como utilizar a banha de porco
Você pode utilizar a banha para fazer qualquer receita: refogados, assados, caldos, frituras, sopas e molhos. Ela não modifica o sabor da comida e, quando a utilizamos para fritar, deixa os alimentos bem crocantes e sequinhos.

Você pode reutilizar a banha do porco quantas vezes quiser.

A banha tem prazo de validade longo. O ideal é conservá-la na geladeira. Dessa forma, pode durar meses. Se mantida no congelador, pode durar até um ano.

Mas qual é a melhor gordura? É o AZEITE DE OLIVA VIRGEM, rico em gordura monoinsaturada. Suporta o aquecimento de até 200 graus durante 6 minutos sem perder suas propriedades, e mantendo 80% de seus compostos fenólicos. É ideal para usar em cocção, pois não gera produtos tóxicos com essa temperatura.

"Se a pessoa tem diabetes, obesidade e/ou triglicérides em níveis altos deverá usar o adoçante. Os adoçantes têm bem menos calorias e não contêm açúcar. Já caso a pessoa tenha o peso adequado, poderá usar o açúcar comum ou light/zero se quiser", afirma Adriana.

Um estudo da Faculdade de Engenharia de Alimentos da Universidade Estadual de Campinas, Unicamp, revelou que a carne suína tem menos colesterol do que a carne de boi e de frango.

Pessoas com diabetes tipo 2 podem, e devem, consumir azeite de oliva. A lógica é simples: o organismo das pessoas com diabetes mellitus tipo 2 não produz insulina suficiente para a manutenção saudável do corpo.