Faz mal o cachorro comer os brinquedos?

Perguntado por: asilveira7 . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Isso porque o objeto engolido pode provocar sérios problemas dentro do organismo do pet. Um brinquedo grande e/ ou pontiagudo, por exemplo, pode ferir as paredes do estômago e intestino do cão ou provocar obstrução gastrointestinal.

Dependendo do material ingerido, você pode tratar o pet em casa ou ter que levá-lo para o veterinário com urgência. Se o cachorro engoliu um objeto pequeno e não afiado, você pode ajudá-lo a eliminar o corpo estranho induzindo o vômito do animal.

Isso pode parecer estranho para nós, humanos. Mas saiba que, para os cachorros, isso é natural. Esse é um comportamento que resgata instintos, fazendo com que seu cãozinho se sinta feliz e satisfeito.

A melhor forma de fazer o cachorro parar de destruir e de morder o que não deve é dar mais oportunidades para ele morder, roer, destruir o que deve. Ou seja, redirecionar o comportamento indesejado para coisas que ele pode morder. E, ao mesmo tempo, não deixar que ele morda, roa, mastigue, destrua coisas que não pode.

Pegue um petisco e coloque na frente do cachorro e toda vez que ele tentar se aproximar do alimento, bloqueie a ação dele e diga um "não!" firme. Quando ele se afastar, recompense com outro petisco (não o que é "proibido"). Assim, ele vai associar que o alimento associado ao comando não pode ser comido.

Cães compulsivos comem plástico
Essa obsessão por roer objetos pode ser vista como uma maneira simples de aliviar os sinais de ansiedade e estresse do pet. Isso pode acontecer, por exemplo, nos casos de ansiedade de separação, onde o animal se sente mal quando está sozinho, distante do seu tutor.

Cachorro comeu plástico: onde está o perigo? Se o seu cão comeu o plástico e começa a engasgar e a apresentar dores abdominais, até mesmo vômitos, é hora de levá-lo ao veterinário com urgência e considerar isso uma emergência médica.

“Corpos estranhos”
Caso o plástico engolido pelo seu cachorro seja pequeno, sem nenhuma ponta que possa machucá-lo e seja feito de um material não tóxico, pode não acarretar em nenhum grande problema e ser eliminado nas fezes.

Caso a obstrução por corpo estranho seja causada por peças pequenas e sem aspereza, o quadro pode ser revertido pela indução do vômito ou com o auxílio de pinças durante a endoscopia. Contudo, em quadros de ingestão de objetos maiores e pontiagudos, é necessária a gastrotomia.

Sintomas de obstrução intestinal em cães e gatos

  1. Falta de fome e sede;
  2. Vômitos após ingestão de alimentos e água;
  3. Desidratação;
  4. Posição "acocorada" em gatos (quando eles ficam encolhidos como se fossem expelir uma bola de pelos);
  5. Vômito com cheiro de fezes;
  6. Ausência de fezes;
  7. Animal constantemente cansado.

Sabe quando o animal fica no cantinho dele, não quer saber de nada, não interage e nem se interessa pelo que está acontecendo ao redor? Isso é apatia. Ele age com indiferença a tudo. É como se o peludinho só quisesse ficar quieto.

O que acontece é que esses brinquedos aliviam o tédio e a solidão do cachorro, quando seu dono não está em casa. Então, caso o cão se sinta sozinho e sem nada que possa morder, tenha certeza que ele irá destruir o que encontrar pela sua frente.

Quando a “saudade” é um problema
De acordo com a veterinária e gerente técnica da Petz, Dra. Karina Mussolino, o caso de cães ansiosos ocorre principalmente quando os cachorros não estão acostumados a ficar sozinhos durante algumas horas. Com isso, eles acabam sofrendo todas as vezes que o tutor sai de casa.

Isso porque, ao se deitarem sob os pés, os cães deixam um cheirinho característico nessa parte do corpo. Por conta do olfato muito desenvolvido desses animais, esse é um ato que serve para deixar claro aos outros pets que possam se aproximar do tutor que aquele humano já tem “dono”.

Intoxicação alimentar em cachorros: o que fazer
Caso note que seu pet ingeriu alguma substância tóxica, não espere os primeiros sintomas e leve-o imediatamente ao veterinário. Quanto antes você fizer isso, menor será o sofrimento do seu amigo e mais rápido e eficaz será o tratamento.

Geralmente os corpos estranhos são eliminados em até 36 horas a partir de sua ingestão.

O aparelho digestivo do cachorro pode levar de 10 horas até 2 dias para digerir totalmente a comida.

O comedouro lento para cães é uma tigela de alimentação com labirintos que quebram a área da superfície do prato, criando vários obstáculos que não deixam o animal pegar uma quantidade maior de ração ao mesmo tempo.