Faz mal tirar os pelos com a pinça?

Perguntado por: lmelo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

A retirada de pelos faciais e corporais com pinça pode provocar o surgimento de bolinhas vermelhas desagradáveis. Há diversas maneiras de evitar esse problema: é preciso amaciar a pele com regularidade e também antes e depois da depilação, pois a pele saudável e hidratada é menos vulnerável às bolinhas.

Pinças puxam os pelo na raiz. Para ajudar a reduzir as chances de infecção, certifique-se de limpar as pinças após o uso. Este método de remoção de pelos pode durar de duas a seis semanas e funciona melhor em pequenas áreas do corpo, como sobrancelhas e buço.

Outro ponto importante é lembrar ainda que, durante o tratamento com esse que é um dos melhores tipos de depilação íntima feminina, não é aconselhado utilizar métodos que arranquem o pelo pela raiz, como a pinça e a cera quente.

A pinça é a sua melhor opção. É a técnica mais natural e precisa de remoção. A cera estica a pele e não tem jeito de ter precisão.

Veja no vídeo acima! Entre linha, cera e pinça, Daniel explica qual método dói menos e qual o mais eficaz: "A cera é uma dor rápida e, com o tempo, a pele fica flácida ou escurece. Já a linha não! Ela é um processo um pouco mais lento, só que melhor.

O método mais seguro depende do local a ser depilado e da quantidade de pelos. Também é bom conhecer o serviço e, se ele for feito em casa, evitar ceras quentes, que podem causar queimaduras. Mas, em geral, o procedimento que envolve menos risco é a lâmina e o mais desconfortável é a cera fria.

O melhor é sempre aquele que tira de forma definitiva, direto da raiz. Cremes e lâminas são indicados apenas quando a pessoa tem pressa”, afirma Nayane. Independente da região a ser depilada, alguns cuidados são imprescindíveis.

Modificando a rotina de depilação
Em vez de depilar todos os dias, limite a frequência para uma vez a cada dois ou três dias. Caso você esteja apenas tirando pelos com a pinça, provavelmente não é preciso removê-los todos os dias, já que eles levam de três a oito semanas para crescer de novo.

Existem 3 métodos de depilação definitiva: laser, luz pulsada intensa (IPL), depilação elétrica (eletrólise). Para cada um dos métodos é necessário ter vários cuidados, antes e após a realização do procedimento.

5 formas de acabar com pelos no corpo

  1. Depilação com cera.
  2. Depilação com lâminas.
  3. Depilação com linha (egípcia)
  4. Depilação com cremes depilatórios.
  5. Depilação a laser e luz pulsada.

O melhor momento para retirar os pelos com lâmina é no banho. A água quente e o vapor ajudam a abrir os poros e a amolecer os pelos. Então, nada de se depilar com a pele seca – porque vai ficar tudo mais difícil.

Raspar ou depilar área íntima pode resultar em pelos encravados, pele ferida, infecções e até abrir caminho para DSTs. Seja com lâmina, cera ou a laser, depilar os pelos pubianos é algo incômodo. Mesmo assim, o número de homens e mulheres aderindo à prática não para de crescer em todo o mundo.

Depilação com cera
Entre as vantagens da cera está o fato de que o pelo, neste caso, é removido pela raiz, o que garante um resultado mais duradouro, em comparação à lâmina. Além disso, por esse mesmo motivo, o efeito fica bem mais bonito, já que a pele fica clara e com menos manchas.

Pinça fina: esse modelo também é conhecido como de precisão ou bisturi, e é ótimo pra tirar aqueles pelinhos bem difíceis, do tipo finos e curtos. Ela também é chamada de pinça profissional porque os fios são removidos um a um pra garantir um resultado perfeito.

Então, qual a melhor maneira da depilação íntima feminina ser feita? A depilação a cera é o procedimento altamente indicado pelos dermatologistas. Quando feita por profissionais capacitados e com cera de depilação bem desenvolvida, o resultado acaba sendo super satisfatório para as mulheres.

Lâmina ou pinça
Têm a vantagem de ser práticos e baratos, mas podem gerar irritações na pele de algumas mulheres, especialmente naquelas que têm alergias a bijuterias.

Pra fechar os 3 tipos de pinça mais comuns, temos a pinça de ponta fina, bisturi ou agulha.

A água morna relaxa a pele e facilita a remoção dos pelos, pois os folículos e poros estão menos contraídos. Essa dica vale para quem vai fazer um procedimento em casa ou em um spa, pois os efeitos do calor somem rapidamente.

A depilação a laser é o método mais seguro e eficiente para a remoção de pelos que existe. É um procedimento simples, rápido, com baixíssima geração de lixo. Em 10 sessões em cada área os pelos indesejados são removidos, e os pelos atingidos pelo laser não voltam mais a crescer.