Foi embora ou foi se embora?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.9 / 5 4 votos

No entanto, a frase «O João foi embora» é admissível, sobretudo no português do Brasil. Na frase «O João foi-se embora», o verbo ir é pronominal, mas, na frase «O João foi embora», é intransitivo.

Eis a explicação gramatical para o caso: O 1º se é sempre conjunção condicional. – indicativo de verbo pronominal: Não sabe se se despede agora ou não, se se casa ou se se deita e espera.

Deverá dizer-se será que, e nunca “será se”. Será que é uma expressão feita a partir da interjeição será com valor dubitativo (= talvez). Não se trata do verbo ser que introduz uma outra oração, mas, sim, de uma partícula de realce ou expletiva, que acentua a dúvida já presente na interrogativa.

O termo 'embora' escrito sem o espaçamento é a forma correta de ser escrito. Sua função pode ser ligada ao sentido de conjunção, advérbio e interjeição. Sabe-se que a origem dessa locução se deu como uma variação da expressão “em boa hora” comumente utilizada no português arcaico.

1 partir, sair, ir, vazar, dar o fora, zarpar, retirar-se, afastar-se, fugir, desaparecer, sumir, evadir-se, pirar-se, pisgar-se, esgueirar-se, escapar, escapulir.

EMBORA: conjunção concessiva; tem sentido mais ou menos equivalente a mesmo que, apesar de, ainda que.

Como demitir um funcionário de forma diplomática e transparente?

  1. Exponha a razão real da demissão. ...
  2. Forneça feedbacks. ...
  3. Não fique “de conversa fiada” ...
  4. Mantenha a cordialidade. ...
  5. Reconheça as qualidades do funcionário. ...
  6. Mantenha as portas abertas.

Conjunções Concessivas
São as conjunções que indicam uma oração em que se admite um fato contrário à ação principal, mas incapaz de impedi-la: Embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que. Exemplos: Embora ficasse nervosa, sempre se saía bem.

Aquilo que já se foi, que não tem mais a possibilidade de voltar. Exemplo de uso da palavra Foi-se: Foi-se o tempo que podia comer de tudo sem engordar.

Partícula ''que'' atrai o pronome ''se''
Na linguagem informal brasileira, a próclise (pronome antes do verbo) é a colocação predominante. Nas gramáticas, ainda um tanto presas ao padrão lusitano, a próclise está ligada a determinados tipos de ocorrência sintática, os chamados “fatores de próclise”.

Se será conjunção condicional quando iniciar uma oração subordinada adverbial condicional, em que se expressa uma hipótese ou condição necessária para que se realize ou não a ação principal. Eis exemplos de conjunções e locuções conjuntivas condicionais: se, caso, desde que, etc.

A forma correta é «foi aceite». Aceitar é um verbo com dois particípios passados, um regular - aceitado - e outro irregular - aceite. O particípio regular usa-se com os verbos auxiliares ter e haver, por exemplo: – O cliente tinha aceitado o produto.

Significado de Foi
substantivo deverbal Ação passada de ser; ação de expressar uma condição, particularidade, qualidade permanente e própria; ação de existir, de possuir existência: ele foi uma boa pessoa; ele foi ator. Etimologia (origem da palavra foi).

Significado de Será
substantivo deverbal Ação de ser; ato de se colocar num local, situação ou circunstância determinada no futuro: amanhã ele será o novo diretor. Ação de passar a possuir uma identidade ou qualidade intrínseca: ele será médico.