Foram os dias ou foi os dias?

Perguntado por: mjordao . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.6 / 5 14 votos

Caso o verbo esteja no plural, aludindo aos formadores do conjunto (“pessoas”), ocorre a concordância siléptica ou lógica. Portanto, as duas formas estão corretas.

A forma correta de escrita da palavra é foram. A palavra forão está errada. Foram pode ser a forma conjugada do verbo ser ou do verbo ir na 3.

FAZER, indicando CONDIÇÕES METEOROLÓGICAS: CORRETO: EVITE: Fez dias belíssimos. * Fizeram dias belíssimos.

Portanto, as duas formas estão corretas.

Isso porque “foram” é uma conjugação na terceira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo, tanto do verbo ir quanto do verbo ser. Nesse sentido, é importante ter em mente que ambos os verbos são irregulares e, portanto, apresentam diversas alterações nos radicais e terminações nas conjugações.

“Um milhão FOI GASTO”; “Dois milhões FORAM GASTOS”. Quando houver especificador, o verbo pode concordar no singular ou preferencialmente no plural: “Um milhão de dólares FOI GASTO ou FORAM GASTOS no projeto”.

Férias é um substantivo que deve ser usado sempre no plural. Pode reparar: nunca falamos “a féria”. Sendo assim, para fazer a concordância, devemos flexionar o complemento da frase para o plural. Fica assim: “As férias começaram ontem” (tudo no plural).

Porém, quando o verbo “fazer” indica tempo decorrido ou temperatura, ele se torna invariável ou impessoal. Isso quer dizer que ele deve ser usado sempre no singular. Desse modo, o correto é dizer ou escrever “Faz cinco dias que não como carboidrato”, e não “Fazem cinco dias que não como carboidrato”.

4 estiveram, andaram, passaram, seguiram, saíram-se, permaneceram. Exemplo: Os jogadores foram bem no jogo? Verbo ir - Ocorreram, desenrolando-se: 6 ocorreram, aconteceram, sucederam, deram-se, desenrolaram-se, realizaram-se, passaram-se, decorreram, desenvolveram-se, evoluíram, transcorreram, verificaram-se.

Foi é a forma conjugada do verbo ser na 3. ª pessoa do singular do pretérito perfeito do indicativo. Deverá ser usado quando o sujeito for ele, ela, você: Foi ele.

Foram vem do verbo ser. O mesmo que: existiram, aconteceram, viveram, fizeram, relacionaram, significaram, estiveram, consistiram, pertenceram.

Erro: O pagamento foi feito a vista. Forma correta: O pagamento foi feito à vista. Explicação: Ocorre crase nas expressões formadas por palavras femininas.

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.

Os particípios concordarão com o substantivo a que se referirem. Exemplos: Os livros foram comprados a prazo./ As mercadorias foram compradas a prazo.

As duas formas podem estar corretas, em função do contexto.
Entregar é um verbo com dois particípios, um regular - entregado - e outro irregular - entregue. Entregado usa-se com os verbos auxiliares ter e haver e não varia em género e número: – Ninguém tinha entregado uma proposta.

Sendo assim, dependendo do contexto utilizado e conjugações apropriadas, “Quem foram” está correto. Para responder essa questão, devemos colocar em prática nosso conhecimento sobre Português.

pretérito mais que perfeito: fora, foras, fora, fôramos, fôreis, foram. futuro do presente: irei, irás, irá, iremos, ireis, irão. futuro do pretérito: iria, irias, iria, iríamos, iríeis, iriam.