O que a Bíblia diz sobre Aquiles?

Perguntado por: ufelix . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Aquiles venceu muitas batalhas na Guerra de Tróia, porém uma profecia indicava que morreria nessa guerra. E assim foi. Após matar Heitor e arrastar o seu corpo por Tróia, Páris, irmão de Heitor trespassou uma flecha pelo calcanhar do guerreiro Aquiles e o matou.

A morte de Aquiles foi provocada por Apolo, deus do Sol, que guiou a flecha de Páris ao vulnerável calcanhar. Durante o cerco a Tróia, o escandaloso herói tinha conquistado a inimizade do deus, matando vários dos seus devotos seguidores, incluindo o filho deste, Tênes, rei da ilha de Tênedos.

Os tendões de Aquiles são os maiores e mais fortes do corpo — o que é curioso, pois usamos a expressão "calcanhar de Aquiles" para designar o ponto fraco de algo ou de uma pessoa.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

A peça de William Shakespeare, Troilo e Créssida, retrata Aquiles e Pátroclo como amantes aos olhos dos gregos.

O significado bíblico de broquel indica exatamente um instrumento de defesa individual móvel usado em batalhas. Mas na Bíblia, a figura do broquel também é usada como metáfora para transmitir a ideia de proteção. Por ser a arma de defesa mais comum na antiguidade, havia escudos de vários tipos e tamanhos.

Embora nenhum autor seja mencionado no texto hebraico desse salmo, a tradição judaica o atribui a Moisés, com Davi compilando-o em seu Livro dos Salmos. A tradução grega da Septuaginta do Antigo Testamento atribui a autoria do Salmo 91 à Davi.

Aquiles era filho de Peleu e de Tétis e para que ele se tornasse imortal, sua mãe mergulhou-o no rio Estipe, segurando-o pelos calcanhares, que assim se tornou a única parte vulnerável de seu corpo.

Na segunda versão, não muito diferente da primeira, conta-se que Tétis banhava Aquiles nas águas sagradas do rio Estige, segurando-o apenas pelos calcanhares. Então, Peleu o que pegou e fugiu para bem longe. As duas versões têm algo em comum, pois Aquiles tornou-se um imortal muito poderoso, quase invulnerável.

Aquiles era filho de uma deusa, Tétis, com um mortal. Ao nascer, sua mãe, prevendo o futuro do filho, lançou-o às águas do mar Estige, que o tornaria imortal, segurando-o apenas pelo calcanhar, onde, veremos, ficou vulnerável.

O Calcanhar de Aquiles
No momento da imersão ela segurava seu calcanhar e, por esse motivo, ele ficou vulnerável nesse local. Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu.

Lenda de Aquiles
Aquiles era filho do mortal Peleu, rei dos mirmidões da Tessália e de Tétis, uma ninfa marinha. Ao nascer, sua mãe o banhou no rio Estige, tornando-o invulnerável em todo o corpo, menos no calcanhar, que se tornou seu ponto fraco – o proverbial “calcanhar de Aquiles”. Sua lenda ganhou várias versões.

No décimo ano da guerra de Tróia, Páris, ou Apolo com as feições de Páris, matou Aquiles cravando-lhe uma seta no calcanhar.

Aquiles sempre morreu em Troia. É isso que Aquiles fundamentalmente É: um guerreiro invencível que vai para Tróia, mata Heitor e morre lá.

(…) “O gigantismo, porém, não é específico do principal herói grego: a altura, ou melhor, a “altitude” de Aquiles era de cinco metros e noventa e quatro centímetros!”.

Na Bíblia essa expressão é utilizada de forma figurada para falar dos perigos e calamidades que cercam os homens. Nesse sentido o salmista escreve: “Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia” (Salmo 91:5).

Significado de Calcarás
O mesmo que: embasarás, encalcarás, espezinharás, pisarás, sopearás, copiarás, subjugarás, apoiarás.

Na Bíblia, “peste perniciosa” significa basicamente doenças perigosas com potencial de se tornarem verdadeiras pragas e epidemias. Por isso alguns estudiosos interpretam a peste perniciosa como sendo uma referência a alguma doença infectocontagiosa.

Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.

Um broquel é uma espécie de pequeno escudo que era responsável pela proteção contra golpes do inimigo, sendo uma peça segurada por mãos, ou segurada por encaixe no antebraço. Devido a seu pequeno tamanho, era mais ágil, seu material era variado entre metais, couro, e madeira.

Significado de Broquel
substantivo masculino Escudo pequeno, circular, feito em madeira e guarnecido com ferro ou aço. [Por Extensão] Designação genérica de escudo. [Figurado] O que se usa para proteger, salvaguardar; defesa.