O que a Bíblia diz sobre maçã?

Perguntado por: eboaventura . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

No relato bíblico da criação o mundo, no livro do Gênesis, Eva desobedece a ordem de não comer o fruto da frondosa árvore do paraíso. Experimenta, gosta e acaba oferecendo-a a Adão. A fruta acabou sendo descrita como maçã. E é assim que aparece em pinturas e se configurou no imaginário humano.

(Gênesis 3,6-7). Embora não seja mencionado na Bíblia, que fala simplesmente de “fruto”, na consciência coletiva o fruto colhido pelos habitantes do Jardim é a maçã.

Em um momento de descontração com Adão, Eva se separa do homem e encontra uma serpente que a convence de que não haveria problemas caso ela pegasse um dos frutos da árvore do conhecimento do bem e do mal para comer. Então, ela pega um dos frutos e come.

43 Disse Jesus aos seus discípulos: Uma árvore boa não dá frutos maus, uma árvore má não dá bom fruto. 44 Porquanto cada árvore se conhece pelo seu fruto. Não se colhem figos dos espinheiros, nem se apanham uvas dos abrolhos.

A palavra dita apropriadamente é como "maçãs de ouro em salvas de prata". "Maçãs de ouro" provavelmente significa fruta dourada, como laranja ou damasco (Kufeldt). Não temos certeza que o fruto que chamamos "maçã" crescesse na Palestina nos tempos bíblicos.

Sua origem ainda é motivo de muita controvérsia e discussão, mas acredita-se que sua forma silvestre seja originária do sul da Ásia e do Cáucaso. Estima-se que seu cultivo tenha começado há mais de 2000 anos.

Por muitos séculos a tradição cristã acreditou piamente ser a maçã o fruto que Adão e Eva estavam proibidos por Deus de comer no Jardim do Éden - o paraíso terrestre descrito no Gênesis, primeiro livro da Bíblia. No início da Idade Média, a maçã ainda dividia essa função perturbadora com o figo e a uva.

A Maçã do Amor, esse delicioso doce que inspirou a produção de um licor americano e um xarope francês. Em 1959, quando a família espanhola Farre patenteou a maçã do amor, os galanteadores presenteavam as moças com o doce em um ato de romantismo. E a data preferida para esse gesto era com certeza o Dia dos Namorados.

A árvore é originária da Ásia Ocidental, onde o seu ancestral selvagem, Malus sieversii, ainda é encontrado atualmente. As maçãs têm sido cultivadas há milhares de anos na Ásia e Europa, tendo sido trazidas para a América do Norte pelos colonizadores europeus.

Diz a lenda que Newton teve seu momento “Eureka!” ao ser atingido por uma maçã que caiu em sua cabeça enquanto repousava embaixo de uma árvore, se perguntando por que as maçãs caem e levando a escrita da sua principal obra, o Philosophiæ Naturalis Principia Mathematica (Princípios matemáticos da filosofia natural).

As maçãs que já existiam nas florestas da Europa, por exemplo, eram mais crocantes e menores, e a troca de genes com as maçãs asiáticas fez com que elas aumentaram de tamanho sem sacrificar o toque cítrico.

Acreditando na pérfida serpente, Eva comeu do fruto proibido e convenceu o seu companheiro a fazer o mesmo. A punição por este ato de desobediência original foi a perda da imortalidade, a partir de então os homens tornaram-se mortais.

Já "toda árvore em que há fruto que dê semente" é uma referência às frutas e às sementes oleaginosas (castanhas em geral). Essa era a dieta original de Adão e Eva.

Deus perguntou a Adão como ele sabia que eles estavam nus e o pressionou sobre se eles tinham comido da árvore proibida. Foi aí que o jogo da culpa começou. Adão culpou Eva por persuadi-lo a comer a fruta.

No Antigo Testamento, uma passagem que diz: 'o certo deve florescer como uma palmeira que dá tâmaras'. Eu tenho certeza de que Jesus comeu tâmaras - como todo mundo, naquela época. Confira a reportagem no vídeo acima.

Deus quer o fruto. E que fruto é este? Em Gálatas, capítulo 5, versos 22 e 23, encontramos este fruto: “Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio”.

Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.

A descoberta da Lei da Gravidade
Uma das teorias mais aceitas é que a maçã dada ao professor remete à Lei da Gravitação Universal criada pelo físico Isaac Newton, que estava descansando sob uma macieira quando um fruto da árvore caiu sobre sua cabeça, fazendo-o refletir assim sobre a gravidade.

Provérbios 25:11-12 NAA
Como maçãs de ouro em bandejas de prata, assim é a palavra dita a seu tempo. Como pendentes e joias de ouro puro, assim é a repreensão dada por um sábio a um ouvinte atento.

Na mitologia, o pomo de ouro (ou maçã de ouro) é um elemento recorrente em lendas e contos de fadas. Geralmente, os heróis devem resgatar a maçã escondida ou roubada pelos vilões.

banana

Queridinha no mundo inteiro, a banana agrada todas as idades e tem uma excelente valor nutricional: riqueza de vitaminas, minerais e compostos bioativos e baixa caloria. Nanica, prata, maçã, ouro ou da-terra, não importa. No Brasil, a banana é a fruta mais consumida!