O que a Bíblia fala sobre a meia noite?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 11 votos

Meia noite! O famoso rei Davi orava a meia noite. No salmo 119.62, ele registra esse hábito. Os rabinos que estudam a Torá ( 5 primeiros livros da Bíblia) dizem que a meia noite é a hora da Kadosh (santidade) de Deus visitar o justo e se alegrar no justo.

Eu me deito e durmo, e torno a acordar, porque é o Senhor que me sustém. "Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas.

Diferente do que muitos pensam, o dia na Bíblia começa à meia noite e não no pôr do sol.

O Salmo 3, verso 5, diz assim: “Deito-me e pego no sono; acordo, porque o Senhor me sustenta”. Existe na realidade duas bênçãos sobre o sono: a de dormir e a de acordar. O Senhor nos sustenta, não apenas quando estamos acordados, mas também quando estamos dormindo.

Os casamentos judaicos incluíam o anúncio da chegada do noivo à casa da noiva. Os casamentos geralmente começavam à noite, e as lâmpadas eram acesas ao pôr-do-sol. Portanto, meia-noite era bem depois da hora em que as dez virgens esperavam que o noivo chegasse, e o anúncio foi repentino.

Os rabinos que estudam a Torá ( 5 primeiros livros da Bíblia) dizem que a meia noite é a hora da Kadosh (santidade) de Deus visitar o justo e se alegrar no justo. Alguns chamam essa oração de Tikun Shatsot e acreditam que nas primeiras horas do dia é o momento da boa vontade de Deus Pai, a coluna do meio da Trindade.

Consta que perto da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam hinos a Deus, e os outros presos os escutavam.

1156 e diz: 'A Igreja continua e desenvolve esta tradição: “Recitai entre vós salmos, hinos e cânticos inspirados, cantai e louvai ao Senhor no vosso coração” (Ef 5,19). Quem canta, reza duas vezes (26)'.

Mateus (25:6) disse: “À meia noite eu me levantarei para te louvar, pelos teus justos juízos”. Esta oração pode ser rezada para diversos fins. Ela é especialmente indicada para aquelas pessoas que ao dormir, ficam pensando naquilo que fizeram durante todo o dia.

Mateus 11:28. Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. Jesus diz que o melhor descanso se encontra Nele.

18 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom. 19 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto. 20 E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.

O Dia do Senhor, o domingo, é dedicado semanalmente para descanso e adoração. Na época do Velho Testamento, o povo do convênio de Deus observava o Dia do Senhor no sétimo dia da semana, porque Deus descansou no sétimo dia depois de criar a Terra (ver Gênesis 2:2).

A Bíblia irá ao ar de segunda a sexta-feira, às 21 horas, logo após o Jornal da Record.

O Sábado Sagrado para Israel
Na verdade, guardar o sábado como dia em que toda tarefa ordinária devia cessar, era uma característica nacional pela qual os israelitas se distinguiam dos povos pagãos, e isto era justo, pois a santidade do sábado se tornou um sinal do convênio entre o povo escolhido e seu Deus.

Se você gastar o seu tempo dormindo, acabará pobre; trabalhe e terá comida com fartura.

Em Mateus 11:28-30, a Bíblia diz: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.

Provérbios 3. Escreve a benignidade e a fidelidade na tábua do teu coração — Confia no Senhor — Honra-O com os teus bens — O Senhor repreende aquele a quem ama — Bem-aventurado o homem que acha sabedoria.

Mateus 25 continua a explanação de Jesus acerca de Sua Segunda Vinda. Ele contou três parábolas nesse capítulo. Essas parábolas podem ajudar-nos a compreender o que precisamos fazer para estarmos preparados para encontrá-Lo de modo que essa reunião seja uma ocasião agradável e gloriosa.

Sendo assim, a expressão “meia noite”, sem o uso de hífen, remete justamente à metade da noite. Em contrapartida, aplicando a simples regra da justaposição de termos, a expressão “meia-noite”, que se relaciona à forma inglesa Midnight, remete à exata hora. À zero hora, à meia-noite.

O casamento na Bíblia normalmente era motivo para comemorações animadas e que poderiam durar uma semana, ou mais. O curioso é que o matrimônio acontecia em duas etapas: a primeira era o noivado, celebrado diante de testemunhas. Através dele, a jovem era destinada ao rapaz, sem relação conjugal.

62 Â meia-noite me levanto para dar-te graças, por causa dos teus retos juízos. 62 À meia-noite, me levantarei para te louvar pelos teus justos juízos.