O que a Bíblia fala sobre o Filho desobediente?

Perguntado por: ivieira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

“Quando o pai e a mãe de uma família [são selados], seus filhos que não transgredirem estarão seguros pelo selamento com o qual os pais foram selados. Esse é o juramento que Deus fez a nosso Pai Abraão, e essa doutrina perdurará para sempre.”

Conecte-se com a criança e melhore o vínculo
Para esse quadro se inverter, é bom criar e manter uma conexão com eles. Muitas vezes, os filhos desobedientes não obedecem porque sequer escutam as ordens. Na hora de pedir algo ao seu filho ou repreendê-lo por um mau comportamento, conecte-se com ele.

O castigo da desobediência é a morte e a separação de Deus. A desobediência também traz muitos problemas na vida, porque os mandamentos de Deus são para nos proteger. Deus quer nossa obediência. Mas todos desobedecemos e precisamos da misericórdia de Deus para nos salvar do castigo.

Expurga-me tu dos que me são ocultos. Também da soberba guarda o teu servo, para que se não assenhoreie de mim. Então serei sincero, e ficarei limpo de grande transgressão. Sejam agradáveis as palavras da minha boca e a meditação do meu coração perante a tua face, Senhor, Rocha minha e Redentor meu!”

Veja cinco dicas práticas que podem te ajudar:

  1. Só cobre da criança o que foi combinado. Tenha sempre em mente que para a criança ser cobrada, ela precisa primeiro saber que aquilo é errado. ...
  2. Aja de cabeça fria. ...
  3. Use as palavras certas. ...
  4. Corrija apenas por atos intencionais. ...
  5. Não corrija em público.

Os pais devem tratar os filhos da mesma forma que desejam ser tratados e dar-lhes um exemplo que esteja à altura de um santo de Deus. (DNW, 7 de dezembro de 1864, p. 2.)

Nesse processo de educação de nossos filhos nos caminhos do Senhor, temos que atentar para as coisas que podem leva-los ao compromisso de viver uma vida ao lado de Jesus. São pontos como orar, ler a Bíblia, ter vida devocional, ir à igreja e ser ativo na obra de Deus.

Se seu filho está magoado com você, ajude-o na cura desse sentimento fazendo as quatro coisas a seguir:

  1. Ouça-o e entenda por que ele está magoado. O que você mais quer quando está sofrendo? ...
  2. Admita o erro. ...
  3. Peça desculpas por isso. ...
  4. Corrija o erro.

"Ó Santa Mônica, que pela oração e pelas lágrimas alcançastes de Deus a conversão de vosso filho transviado, depois santo, Santo Agostinho, olhai para o meu coração amargurado pelo comportamento do meu(minha) filho(a) desobediente, rebelde e inconformado(a), que tantos dissabores causou ao meu coração e a toda a ...

Quando meu filho não me obedece é porque nós estamos estimulando nelas a resistência e não a cooperação. O resultado mais triste de ter o objetivo de conseguir que nossos filhos façam o que queremos, ao invés do que todos querem, é que, em algum momento, tudo o que pedirmos lhes parecerá uma exigência.

Haverá castigo sobre nós por cada ato de desobediência a Deus, não devemos nos desviar da sua palavra, não deveríamos ter adorado outros deuses senão ao Senhor.

Jesus Cristo foi o mais sublime exemplo de obediência ao Pai Celestial. Ele disse: “Eu desci do céu, não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou” (João 6:38). Sua vida inteira foi devotada à obediência ao Pai, embora isso nem sempre tenha sido fácil.

Sansão se foi, morreu entre os filisteus, sua desobediência nunca deve ser seguida. Quantos de nós recebemos unção de Deus e a deixamos passar por desobediência, por não dar ouvidos ás ordens divinas e de quem Deus coloca para cuidar de nós durante a vida.

Eu confio em tua intercessão maternal, pois és também minha Mãe e conhece minhas angústias e tristezas, feridas e medos. A Ti, Virgem Santíssima, consagro, hoje e sempre, os meus filhos, para que, guardados em Teu santo amor, sejam sempre protegidos de todos os males e vivam felizes nesta terra.