O que a Bíblia fala sobre renovação de votos?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Foi Deus quem instituiu o casamento e fez dele uma fonte de felicidade tanto para o homem como para a mulher. Mas é verdade, também, que casamentos não são perfeitos e que existem coisas que precisam ser ajustadas, consertadas, restauradas e renovadas.

O casamento eterno não é apenas um contrato legal temporário que pode ser encerrado a qualquer momento por qualquer motivo. Ao contrário, trata-se de um convênio sagrado com Deus que pode ser válido nesta vida e por toda a eternidade.

Se quiser votar em cristão, isso é um direito. Porém, alerto: se for por aí, deve buscar não o rótulo, mas o comportamento. O cristão pode (e acho mesmo que deva) votar em quem segue os valores bíblicos. Jesus diz que aquele que o obedece é que de fato o ama: “Se me amardes, guardareis meus mandamentos” (João 14:15).

23 E vos renoveis no espírito da vossa mente; 24 E vos vistais do anovo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.

“Mas os que esperam no Senhor renovarão as forças, subirão com asas como águias; correrão, e não se cansarão; caminharão, e não desfalecerão.” “Ora, para que saibais que o Filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados.”

O Salmo 101 também trata de um voto que transforma quem o faz em uma pessoa melhor e em alguém confiável e fiel.

Para se consagrar, religiosos e religiosas fazem os chamados votos de pobreza, castidade e obediência.

Ana entregou para Deus aquilo que mais queria
Faça como Ana, entregue a Deus o que você mais quer e deixe Ele ser o seu Deus. E assim como a história de Ana não se concluiu no primeiro episódio, a sua também não vai parar por aí.

Jesus mostra que a aliança matrimonial pode ser quebrada pela infidelidade e que, neste caso, o divórcio é autorizado, mas não obrigatório. Além disso, no caso de divórcios válidos, o novo casamento é autorizado. Palavras-chaves: Divórcio e novo casamento (NT). Mateus 5.31,32.

Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

38 aDe sorte que, o que a dá em casamento faz bem; mas o que não a dá em casamento faz melhor. 39 A mulher casada está ligada pela lei por todo o tempo que o seu marido viver; mas, se falecer o seu marido, fica livre para casar com quem quiser, contanto que seja no Senhor.

21 Disseram-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai, pois, a aCésar o que é de César, e a Deus, o que é de Deus. 22 E eles, ouvindo isso, maravilharam-se, e deixando-o, se retiraram.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Na Bíblia, a direita é o local onde se encontra a retidão e o paraíso, a esquerda é o lugar dos condenados e do Inferno.