O que a Bncc fala sobre as metodologias ativas?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Implicitamente é citado na BNCC os benefícios da metodologias ativas: reconhecer-se em seu contexto histórico e cultural, comunicar-se, ser criativo, analítico-crítico, participativo, aberto ao novo, colaborativo, resiliente, produtivo e responsável requer muito mais do que o acúmulo de informações.

Encontramos em Paulo Freire (1996) uma defesa para as metodologias ativas, com sua afirmação de que na educação de adultos, o que impulsiona a aprendizagem é a superação de desafios, a resolução de problemas e a construção do conhecimento novo a partir de conhecimentos e experiências prévias dos indivíduos (BERBEL, ...

As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de ...

As metodologias ativas podem ser utilizadas com ou sem meios digitais, analisa-se ainda que esse método é eficaz no desenvolvimento do comprimento das dez competências da Base Nacional Comum Curricular, o que é Page 10 388 importante, pois este é um documento normativo do qual as escolas em geral devem seguir.

Princípios que constituem as metodologias ativas:
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.

O principal objetivo da BNCC é ser a balizadora da qualidade da educação no País por meio do estabelecimento de um patamar de aprendizagem e desenvolvimento a que todos os alunos têm direito.

A Resolução do CNE prevê que os programas de formação continuada abrangem cursos de atualização de no mínimo 40 horas, cursos e programas de extensão, de aperfeiçoamento (180 horas no mínimo), especialização, além de mestrado e doutorado profissionais.

A BNCC indica quais são as competências que o aluno deve desenvolver e quais habilidades são essenciais para o seu aprendizado. Assim, a partir disso, as redes de ensino puderam adequar seus currículos, tomando a Base Curricular como referência e levando em conta as necessidades e as possibilidades dos seus estudantes.

COMPREENDENDO MAIS SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS
Dewey (1950), Freinet (1975), Freire (1996), Rogers (1973), Bruner (1978), Vygotsky (1998), Moran (2000), Piaget (2006), entre outros têm mostrado como cada indivíduo, de diferentes faixas etárias, aprende de forma ativa, a partir do contexto em que está inserido.

Nesse sentido, o livro organizado por Lilian Bacich e José Moran cita como exemplos algumas metodologias ativas, como: Aprendizagem baseada em problemas: Essa metodologia é voltada para a aquisição do conhecimento por meio da resolução de situações propostas dentro do contexto de aula para unir teoria e prática.

Sua função deve ser atuar como mediador entre o conhecimento e os alunos, estimulando essa interação e ajudando nas dificuldades.

Protagonismo, participação e trabalho em equipe são algumas das principais características das metodologias ativas de aprendizagem. Tratam-se de abordagens educacionais que prometem inovar a maneira como o ensino-aprendizagem acontece na sala de aula.

Confira, a seguir, cinco metodologias ativas que você pode levar para a sua turma.

  • Aprendizagem baseada em problemas.
  • Aprendizagem baseada em projetos.
  • Sala de aula invertida.
  • Gamificação.
  • Estudo de caso.
  • Seja um especialista em metodologias ativas com os cursos:

Em resumo, a metodologia ativa por meio de projetos demanda que o aluno elabore um projeto e o faça por conta própria. Um exemplo é a cultura do “faça você mesmo”, na qual o aluno aprende enquanto faz.

BNCC na Ponta da Língua – Competência 7: Argumentação
Recuperando a história dessa habilidade desde a retórica valorizada na Antiguidade Clássica, até o uso de redes sociais como estratégia de persuasão. Ela discutirá a capacidade argumentativa expressa em diferentes linguagens (verbal, imagética, gestual etc.)

Metodologia ativa é um conceito de ensino que coloca o aluno como protagonista no seu processo de aprendizado. É uma forma de tirar o aluno do papel de ouvinte passivo e colocá-lo em ação por meio de jogos, aplicativos, projetos e demais atividades práticas que estimulem a participação dele na aprendizagem.

Metodologia tradicional
Geralmente usada em espaços de sala de aula, costuma ter o professor como o responsável pela explicação e os alunos devem ouvir e fazer perguntas quando acharem necessário. Os materiais usados também são um traço importante dessa metodologia.

O método de aprendizado ativo visa colocar o educando no centro de sua própria formação, para torná-lo ator de sua aprendizagem. Para isso, baseia-se em teorias socioconstrutivistas que afirmam que aprendemos construindo e engajando-nos pessoalmente. A aprendizagem ativa é, portanto, interativa e colaborativa.

As metodologias ativas permitem uma maior variedade de atividades, formatos de avaliação e de propostas de aula, ampliando as possibilidades de atuação do corpo docente. O professor encontra um ambiente favorável à inovação, podendo até mesmo experimentar com maior liberdade novas formas de ensinar.