Quais são as metodologias ativas segundo a Bncc?

Perguntado por: rreis . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Essas metodologias ativas segundo a BNCC visam formar estudantes e também professores nas competências e habilidades como a argumentação; comunicação; cultura digital; empatia e cooperação; pensamento científico, crítico e criativo; repertório cultural; responsabilidade e cidadania; trabalho e projeto de vida.

Entre as metodologias ativas de ensino, as principais são:

  • Sala de aula invertida;
  • Ensino híbrido;
  • Project Based Learning (Aprendizagem Baseada em Projetos);
  • Design Thinking;
  • Aprendizagem baseada em equipes;
  • Gamificação;
  • Problem Based Learning (Aprendizagem Baseada em Problema).

Princípios que constituem as metodologias ativas:
Problematização da realidade; Trabalho em equipe; Inovação (TIC tecnologia da informação e comunicação); Professor como mediador, facilitador.

Aplicar brincadeiras, jogos, contação de histórias e outras atividades que conectem o aprendizado e a diversão também faz parte das Metodologias Ativas. Quando os professores aplicam métodos em que os alunos absorvam o conhecimento se divertindo, os estudantes se engajam à aula.

7 passos para montar seu plano de aula com metodologia ativa

  1. Escolha o tema. Qual conteúdo será trabalhado na aula? ...
  2. Estabeleça objetivos. ...
  3. Delimite o tempo de cada tópico. ...
  4. Defina os recursos pedagógicos. ...
  5. Defina a metodologia ativa. ...
  6. Considere a BNCC no seu plano. ...
  7. Saiba como avaliar a atividade.

As metodologias ativas são estratégias de ensino que têm por objetivo incentivar os estudantes a aprenderem de forma autônoma e participativa, por meio de problemas e situações reais, realizando tarefas que os estimulem a pensar além, a terem iniciativa, a debaterem, tornando-se responsáveis pela construção de ...

Um professor que faz uso de metodologias ativas, como abordagem pedagógica, entende a construção do conhecimento pelo estudante como um processo de aprender a aprender, quando a busca por respostas às questões-problema e por conteúdos são definidas pelo próprio aluno, conferindo-lhe autonomia na busca desse saber.

A maior parte da literatura brasileira trata metodologia ativa como estratégia pedagógica com o foco do processo de ensino e aprendizagem no aprendiz. São caracterizadas como ativas pois envolvem os alunos em atividades práticas.

Características das metodologias ativas

  • Aprendizado a partir de situações e problemas reais;
  • Estudante como protagonista de seu processo de aprendizagem;
  • Professor como guia/orientador;
  • Ambiente físico das salas de aula é mais aberto, integrando lazer e estudo.

Na metodologia ativa, o aluno é personagem principal e o maior responsável pelo processo de aprendizado. O objetivo desse modelo de ensino é incentivar que a comunidade acadêmica desenvolva a capacidade de absorção de conteúdos de maneira autônoma e participativa.

As Metodologias Ativas têm como objetivo primordial inserir o aluno dentro do processo de sua própria conquista de conhecimento autônoma. Incentivar a pesquisa e o trabalho colaborativo nos estudantes desenvolve diversas capacidades.

Quais são as metodologias ativas?

  • Ensino Híbrido. ...
  • Sala de Aula Invertida. ...
  • Gamificação na Educação. ...
  • Aprendizagem Baseada em Problemas. ...
  • Aprendizagem Baseada em Projetos. ...
  • Aprendizagem Baseada em Times.

Dentre as metodologias ativas aplicadas na educação infantil, primeira categoria de análise, trazidas por Araújo e Madeira (2021), é a gamificação e o método baseado em problemas que podem ser aplicadas na Educação Infantil, assim como para os autores Leite, Freire e Carvalho (2021), cuja metodologia baseada em ...

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

Como construir um Plano de Aula de acordo com a BNCC

  1. Projetos.
  2. Sequências didáticas.
  3. Elabore o tema a partir da habilidade.
  4. Elenque os objetivos do Plano de Aula.
  5. Descreva as atividades detalhadamente.
  6. Levante os recursos necessários.
  7. Pense na forma de avaliação.

A gamificação como estratégia de ensino pode ser considerada como um exemplo de ensino metodologia ativa quando o professor, por meio de regras claras (contrato didático), desafia e estimula os alunos a realizarem suas missões (tarefas) [12].

As seções a seguir descrevem como o Scratch (e as atividades relacionadas a ele) foi orientado pelos Quatro Ps da Aprendizagem Criativa: Projetos, Parcerias, Paixão, e Pensar brincando.

Na aprendizagem ativa, compreende-se que o aluno não deve ser um mero receptor de conceitos, mas deve se engajar, de maneira ativa, para obter seu conhecimento, estabelecendo quais são seus objetivos e indo atrás das informações proativamente.

Desenvolvimento de autonomia e confiança no aluno, além da capacidade de trabalhar em equipe. Estímulo à colaboração e ao desenvolvimento do senso crítico do aluno. Maior satisfação dos alunos com a instituição e com seu aprendizado. Empatia entre pares e entre alunos e professores.

Metodologia de ensino Construtivista

  • O professor é um auxiliador.
  • O aluno deve ser incentivado à ter suas próprias experiências.
  • As salas de aula possuem menos alunos.
  • As salas de aula são organizadas em círculo.
  • Os alunos são incentivados a interagir uns com os outros.

Destacamos, neste especial, cinco métodos aplicados em escolas brasileiras: Montessori, Waldorf, Freinet, Construtivista e Tradicional.