O que a educação deve promover?

Perguntado por: cvasconcelos . Última atualização: 30 de abril de 2023
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Em síntese, a BNCC aponta que a Educação Básica brasileira deve promover a formação e o desenvolvimento humano global dos alunos, para que sejam capazes de construir uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.

A educação básica tem por finalidade, segundo o artigo 22 da LDB, “desenvolver o educando, assegurar-lhe a formação indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores”.

Ela é importante e fundamental não somente para a carreira profissional, mas para desenvolver a comunicação, lidar com as próprias emoções, interpretar informações, tomar decisões, formar senso crítico, além de muitas outras contribuições que pode trazer ao longo de toda a vida.

No artigo 206 do texto constitucional, assenta-se que o ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III – pluralismo de ideias e de concepções ...

Nesse sentido, a escola, enquanto enquanto instituição formadora, também desempenha o papel de: Ajudar a desenvolver o pensamento crítico do aluno, ensinando-o a se posicionar socialmente e politicamente. Ajudar o aluno a desenvolver habilidades socioemocionais. Ensinar o aluno a desenvolver suas percepções de mundo.

Freire (2008) afirma que a inclusão, enquanto forma de flexibilizar a resposta educativa de modo a fornecer uma educação básica de qualidade a todos os alunos, tem sido apontada como uma solução para o problema da exclusão educacional.

Implemente a inclusão na escola por meios tecnológicos! Recursos tecnológicos são uma ótima maneira de ajudar estudantes que possuem algum tipo de dificuldade. Invista em ferramentas multimídia para a sala de aula, tecnologia assistiva, jogos, audiobooks, entre outros. As possibilidades são diversas.

É no ambiente escolar que o aluno começa a socializar com outras pessoas e desenvolver habilidades fundamentais para toda a vida. Assim, a escola pode não ser a única responsável por formar um cidadão, mas deve oferecer o devido suporte para que ele se torne ético e exerça a cidadania.

Uma educação de qualidade é aquela que fornece a todos os alunos as capacidades de que precisam para se tornarem economicamente produtivos, desenvolver meios de vida sustentáveis, contribuir para sociedades pacíficas e democráticas e melhorar o bem estar individual.

A educação é um importante instrumento transformador, uma vez que sua função primordial é permitir a renovação da sociedade, assumindo um papel de movimento contínuo de mudanças na sua estrutura e consentindo uma reflexão sobre si mesma e consequente tomada de decisões importantes a respeito do seu futuro.

A educação escolar também desenvolve as competências socioemocionais, as quais estimulam as habilidades necessárias para construir relações sociais saudáveis.

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

A educação ajuda as pessoas a desenvolver habilidades, melhorar a sua condição social e ter acesso a redes que podem ajudá-las a terem mais conquistas sociais”, dizem os autores do estudo. De acordo com a pesquisa, as pessoas que estudam mais são mais felizes porque têm maior satisfação em diferentes esferas da vida.

1. A escola deve pautar seu trabalho em princípios éticos, de cidadania e estéticos.

Princípios são os fundamentos centrais que constituem uma determinada racionalidade e alicerçam um certo sistema de pressupostos e práticas, estruturando-os e servindo de critério para a sua exata compreensão no que lhe confere a tônica e a coerência.

São elas: Conscientização da cidadania de maneira global. Observância de uma construção gradativa. Necessidade de observação e acompanhamento.

4 atitudes para promover uma cultura de aprendizagem

  1. Tenha um motivo. ...
  2. Promova o aprendizado. ...
  3. Vá além do treinamento. ...
  4. Crie oportunidades de aprendizagem. ...
  5. Atente-se às necessidades individuais. ...
  6. Abrace o erro.

promoção do diálogo ou rodas de conversa; discussão sobre temas sociais importantes; construção de hábitos sustentáveis (reciclagem, preservação, alimentação saudável etc.); criação de campanhas de conscientização no ambiente escolar e outras.

A educação para a cidadania também é importante porque ajuda a desenvolver autoconfiança, assim como controlar as próprias ações. Elas vão crescer cada vez mais prontas para lidar com sucesso, mudanças, perdas e desafios da vida, assim como o bullying e a discriminação, tanto dentro quanto fora do âmbito escolar.

De acordo com a LDB (Lei Diretrizes e Base Da Educação Nacional), está estabelecido que é “dever da escola o compromisso de educar os alunos dentro dos princípios democráticos”.

A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.