O que a mágoa faz com a pessoa?

Perguntado por: hpeixoto8 . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Assim, quando sentimos mágoa, geramos altos níveis de estresse e nosso cérebro bombardeia o corpo com cortisol, adrenalina e noradrenalina que, a longo prazo, são nocivos à saúde. Hormônios esses que podem causar, inclusive, um ataque cardíaco.

É um processo descontrolado que vai, dia após dia, abrindo brechas na nossa alma, enfermando por completo os nossos sentimentos.

Significado de Magoado
adjetivo Que acabou por se magoar; que sofre ou expressa mágoa; em que há pesar; pesaroso. Que possui nódoa; que sofreu uma contusão; contundido. Que expressa ou sente dor (física). [Figurado] Que está repleto de ressentimento; melindrado.

Como lidar com as mágoas?

  1. Procure entender a razão. Para lidar com as mágoas, o primeiro passo é entender que quanto maior o tempo que ela permanecer em sua vida, mais profunda se transformará a ferida, tornando a cicatrização ainda mais difícil. ...
  2. Exercite a compreensão. ...
  3. Busque trabalhar o perdão.

Assim, quando sentimos mágoa, geramos altos níveis de estresse e nosso cérebro bombardeia o corpo com cortisol, adrenalina e noradrenalina que, a longo prazo, são nocivos à saúde. Hormônios esses que podem causar, inclusive, um ataque cardíaco.

A mágoa representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes, é possível percebê-la no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa.

Ficamos magoados quando sentimos tristeza por algo que nos desagradou. É um efeito cascata: a mágoa gera decepção que é dreno da admiração sem o qual não se sustenta fortes laços. Tudo isso pode piorar e evoluir para algo mais profundo, o rancor. Sensação que aprisiona, causa sofrimento e amargura.

Nunca guarde a mágoa no seu coração. Isso porque a mágoa vai fazer você se distanciar de Deus, vai fazer você se autodestruir. E Deus nos perdoa sempre que a gente pede perdão para Ele. É por isso que Jesus disse que se nós não perdoarmos os nossos inimigos, Deus também não nos perdoará.

Fique firme, persevere na busca do seu ideal. E, quando estiver novamente querendo desanimar, lembre-se da seguinte passagem bíblica: “Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem” (Hebreus 12:15).

Mágoas é o plural de mágoa. O mesmo que: desprazeres, invejas, pesares, desgostos, dissabores, impurezas, máculas, ressentimentos, sofrimentos.

Pode levar muito tempo, em alguns casos uma vida toda (“ou mais”) para se estabilizar emocionalmente frente ao evento desagradável. Somente quando conseguir elaborar as suas estruturas egocêntricas, alcançará um estado psicológico mais harmonizado, para poder exercer a compreensão empática dos porquês e perdoar.

Quando guardamos uma mágoa e pensamos na dor que sofremos, o cérebro reage como se estivéssemos em perigo naquele momento. A mágoa é um mal bastante perigoso que não devemos guardar nunca em nosso coração.

Perdão é algo que recebemos, mas tem que ser algo que também passamos para aqueles que nos ofenderam. Quem não perdoa torna-se prisioneiro da ofensa, das lembranças e de cadeias de amargura e ressentimento.

Já o professor da pós-graduação do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, Álvaro Avezum diz que o quadro de mágoa faz com que hormônios, como a adrenalina, sejam liberados de forma inadequada, afetando o organismo.

Ressentimento é o sentimento que se caracteriza pela existência de mágoas, rancores ou angústias que se formam como consequência de uma ofensa ou a partir de uma atitude que é recebida de malgrado.

Em primeiro lugar, recomendo buscar forças na oração. Pedir a Deus a capacidade de discernimento e ao Espírito Santo a luz para conduzir com tranquilidade as situações difíceis do dia a dia. Em segundo lugar, é preciso conversar, conversar e conversar. Não adianta guardar para si as mágoas e o ressentimento.

Como aprender a perdoar?

  1. Pratique a meditação. A meditação nos ajuda no processo de aprender a perdoar. ...
  2. Busque entender por que a pessoa faz o que faz. Olhar para as pessoas de diferentes perspectivas é o primeiro passo para aprender a perdoar. ...
  3. Expresse suas emoções. ...
  4. Redefina seus limites. ...
  5. Deixe ir.

A raiva pode ainda ser causada por preocupação excessiva ou focalização nos problemas pessoais. As memórias de acontecimentos traumáticos ou marcantes também podem desencadear esta emoção. Quando as pessoas ficam com raiva, tendem a experienciar variados pensamentos, sentimentos e reacções físicas.