O que a oliveira simboliza?

Perguntado por: lreis . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.8 / 5 17 votos

Repleta de símbolos passados de geração em geração, a oliveira era respeitada como uma árvore sagrada desde a Grécia Antiga. Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo.

caso da oliveira, o produto é a azeitona.

Esta árvore é nativa do leste do mar mediterrâneo e dela obtemos o azeite e a azeitona. O que faz das oliveiras ter tantas propriedades especiais como: ação antialérgica, anti-inflamatória e antioxidante. É também hipotensor, febrífugo, espasmódico, diurético, hipoglicemiante.

A oliveira desempenha um papel muito importante, porque não só ela utiliza terra que é inadequada para outras culturas, mas também ajuda a proteger o solo da erosão. Os produtos principais produzidos da oliveira são azeite e azeitonas de mesa. O bagaço da azeitona é também importante para uso industrial.

ginkgo biloba

A árvore escolhida foi um ginkgo biloba, considerada um símbolo de paz, esperança e longevidade. Uma espécie extremamente resistente, que existe há cerca de 200 milhões de anos, tendo, inclusive, sobrevivido à radiação da bomba de Hiroshima.

“Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia, eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salvação. ”

A oliveira produz azeitonas, que são usadas para fazer azeite. Tem pouca altura e tronco retorcido, sendo nativas da parte oriental do mar Mediterrâneo, bem como do norte do atual Irã no extremo sul do mar Cáspio.

(Ver João15:5.)

No Budismo, a árvore da vida é representada pela árvore Bodhi, local onde Buda recebeu uma iluminação. No Cristianismo, versão a qual estamos mais habituados, o item tem relação direta com sabedoria e imortalidade.

A azeitona é o fruto da oliveira (Olea europaea), seu nome é de origem arábica, a qual surge da junção do árabe clássico (zaytünah) com arameu (zaytünã), sendo que esse último, faz referência a palavra azeite, daí surge então a palavra azeitona.

Ciclo biológico: Ao 4/5º ano já produzem e podem manter-se em produção até aos 400-500 anos, mas depois dos 100 anos a produção começa a declinar. Existem árvores monumentais com mais de 1000 anos. Em Portugal (Santa Iria de Azóia) existe uma oliveira com 2850 anos de idade, sendo a árvore mais velha de Portugal.

A azeitona é o fruto da árvore chamada oliveira. Desde a antiguidade as pessoas plantam oliveiras para consumir seus frutos e o azeite produzido a partir deles. Para os antigos gregos, o ramo de oliveira também era um símbolo de paz e vitória.

Independente de qual seja a cultura: celta, grega, romana, chinesa ou japonesa, o significado da árvore da vida é o mesmo, ou seja, ela representa a capacidade de vencer desafios, além de significar vitalidade e força.

A Árvore da Vida também conhecida como Árvore da Família, é repleta de significados. Esta presente em diversas culturas e a muito tempo.

Orquídea. As orquídeas são conhecidas por sua elegância e beleza delicada, porém, são flores que simbolizam força e resistência também.

A campânula branca é conhecida, no Brasil, como “flor de sino”. Em geral, elas podem ser dadas como presente de agradecimento, mas também possuem um outro significado, voltado à força, e ligado à religião.

A oliveira é uma árvore perene, suas folhas podem ser coletadas ao longo do ano, enquanto as frutas são colhidas no final de setembro a meados de novembro. As folhas coletadas a partir das oliveiras crescem em estado selvagem são ditas para incluir maior intensidade dos elementos ativos da planta.

Habacuque 3:17-18 ARC
Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.

Esta passagem fala sobre viver pela fé, embora a palavra “fé” não apareça em lugar algum. Veja que incrível o que Deus nos ensina: não precisamos ter as coisas indo bem ao nosso redor para que nos alegremos. A alegria não é um sentimento que vem em consequência de coisas boas que acontecem conosco.

Matusalém

Acredita-se que a Gran Abuelo ("bisavô") tenha mais de 5.000 anos, e está prestes a substituir o Matusalém, um pinheiro britânico da Grande Bacia de 4.850 anos encontrado na Califórnia, nos Estados Unidos, como a árvore mais antiga do planeta.

Dependendo da área em que se encontram, as oliveiras florescem entre o fim de Abril e o princípio de Junho em cada inflorescência encontram-se entre 10 e 40 flores. As flores brancas ou amarelas são hermafroditas, mas podem no entanto ser funcionalmente monosexuadas. A flor compõe-se de 4 sépalas e 3 pétalas crescidas.