Como nasce uma oliveira?

Perguntado por: nsilveira . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 17 votos

A árvore e o buraco devem estar já bem regados antes do plantio. Coloque-a no espaço cavado, deixando-a levemente mais alta do que o solo, e cubra-a com 2 cm de solo dos arredores. Evite usar grandes quantidades de misturas de solo orgânico, adubos ou fertilizantes. Tal cria um ambiente de desenvolvimento artificial.

A melhor maneira de fazer isso é com uma lima, esfolando apenas uma pequena parte do caroço. Após isso, despeje partes iguais de terra grossa e da perlita em um vaso com cerca de 10 cm para o plantio. Regue todo o solo para que ele fique bem fértil e deixe o excesso escorrer pela base do vaso.

A oliveira (nome científico Olea europaea L.) é uma árvore da família das oleáceas. A oliveira produz azeitonas, que são usadas para fazer azeite. Tem pouca altura e tronco retorcido, sendo nativas da parte oriental do mar Mediterrâneo, bem como do norte do atual Irã no extremo sul do mar Cáspio.

azeitona

A oliveira é uma das árvores que há mais tempo é cultivada pelo homem. De tronco retorcido, pode viver centenas (ou até milhares) de anos e tem como fruto a azeitona. Fora a gastronomia, a azeitona possui múltiplos usos com fins medicinais, religiosos, estéticos e, inclusive, para iluminação.

O início de todo o processo começa com a colheita do fruto: a azeitona das oliveiras. Após a colheita, as azeitonas são lavadas e vão para o processo de moagem. Folhas e galhos são retirados e descartados. As azeitonas são trituradas (polpa e caroço juntos!), formando uma pasta oleosa.

Entre o plantio e o início da produção, o processo pode levar quatro anos.

Para fazer uma muda dessa planta a partir do caroço, é preciso que o fruto seja colhido diretamente da oliveira, com a semente ainda viva. O ideal é que você acolha no início do outono, um pouco antes que os frutos amadureçam e fiquem verdes.

O município de Maria da Fé (MG) é pioneiro na produção de azeitonas no Sudeste do país. As primeiras mudas chegaram no município através de imigrantes portugueses em 1935. Hoje, a região tem quase 200 produtores que, este ano, esperam produzir 100 mil litros de azeite, o que corresponde a um terço da produção do país.

A oliveira é uma árvore perene, sempre verde que pode viver e produzir azeitonas por mais de um século. Em alguns casos raros, relatou-se que as oliveiras vivem e produzem brotos em uma idade de 1800 anos. A árvore atinge uma altura 15-65 pés (5-20 metros).

Depende de diversos fatores, mas nunca antes de 3 anos. A maioria somente após 5 anos. Mesmo que uma oliveira que apresente uma produção precoce, o auge de sua produção ocorrerá em trono dos 10 anos.

Ambiente De clima frio é o mais indicado para o plantio. Porém, a cultura não tolera geadas, que danificam galhos, troncos e até diminuem a qualidade dos frutos. O período de floração deve ser seco, pois a umidade pode interferir no processo de polinização da planta, que ocorre por meio do vento.

Repleta de símbolos passados de geração em geração, a oliveira era respeitada como uma árvore sagrada desde a Grécia Antiga. Símbolo de fertilidade e paz, a planta está presente na mitologia grega, sendo consagrada aos deuses Minerva, Júpiter e Apolo.

O cultivo das oliveiras, seja para a produção de azeite ou de azeitonas de mesa, tem despertado a atenção dos produtores e da indústria, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais. Só no Rio Grande do Sul estima-se que existam cerca de 500 hectares já plantados.

O seu tronco é retorcido e a planta pode sobreviver por mais de 1.000 anos. As folhas são pequenas, alongadas, boa consistência e de coloração verde-escura na parte superior e acinzentadas ou verde-esbranquiçadas na parte inferior. A planta é exigente em condições de clima seco no verão e um inverno frio e úmido.

Plantar oliveiras para produção de madeira é contraproducente devido ao lento de crescimento vegetativo. Eventualmente é possível se obter uma peça de madeira grande o suficiente para produção algum objeto, o que fica muito bonito.

As flores são brancas, pequenas, possuem 4 sépalas e 3 pétalas. Surgem no inverno. Frutos carnudos, no início na cor verde pálida evoluindo depois para uma cor violeta ou roxa, terminando numa cor negra que se identifica com o estado de maturação completa.

O fruto da oliveira – sim, azeitona é fruta – é conhecido por um amargor que traz mais personalidade e sabor em diferentes pratos, inclusive na forma do delicioso e aromático azeite de oliva.

Trata-se da oliveira, planta que produz a azeitona, ou oliva, seja para consumo in natura, seja para a produção do seu óleo comestível, o azeite.

As azeitonas são frutos da árvore das Oliveiras, originária da Grécia, por isso tanto as azeitonas pretas e verdes, podem ser colhidas desta mesma árvore.

Como plantar oliveiras
Para o plantio, o ideal é escolher um local com solo fértil e evitar áreas que acumulem muita água. As oliveiras preferem solos bem drenados, profundos e com pH superior a 6,0, pois resultam em frutos e azeite de melhor qualidade.