O que a psicologia diz sobre a saudade?

Perguntado por: abrito . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.8 / 5 3 votos

Sentir saudades abarca um conjunto de sensações e emoções que remetem desde o passado até as sensações do presente. Uma essência que Manuel Melo, escritor português, descreve como “bem que se padece e mal que se desfruta”. Pode parecer óbvio, mas o melhor remédio para a saudade é se distrair.

São elas:

  1. Aceite. A aceitação é o principal caminho para quem deseja aprender a como lidar com a saudade e ela tem dois momentos. ...
  2. Esteja rodeado de boas companhias. Somos seres que necessitam conversar, abraçar, estar perto, ser ouvidos e demonstrar nossas emoções. ...
  3. Distraia-se. ...
  4. Se for preciso, procure ajuda profissional.

- como um sofrimento intenso, gerador de angústia e stress intensos, que gera desequilíbrios psicológicos e doença física e pode obrigar, se possível, ao regresso a casa ou extremar-se e conduzir a estados depressivos graves e mesmo à morte (saudade patológica).

A ciência já aponta que podemos sentir saudade de pessoas, pois os nossos corpos produzem certas substâncias químicas, como hormônios e neurotransmissores, que causam bem-estar e nos ajudam a formar laços afetivos para que possamos manter relações.

A saudade dói porque ela é um apelo para se voltar ao passado, mesmo sabendo que o tempo só corre para frente (ao menos no nosso entendimento). A saudade dói porque ela bate no que já foi bonito, trincando, amassando, apagando, bem lentamente.

O que acontece com o cérebro quando sentimos saudades? Somado a tudo o que explicamos fica também o sentimento de abstinência liberada pelo hormônio corticotropina no momento da exacerbação nos momentos sentidos pela falta e a distância sentida pela saudade.

Sentir saudade faz bem para a saúde
Por isso, ela pode ser importante para dar uma sensação de auto continuidade, ajudando a criar uma narrativa de sentido para a vida e uma conexão com o passado para compreender melhor o presente.

Mas, e quando a saudade aperta demais, o que a gente faz? Chora, grita, se esconde, corre atrás do tempo perdido, divide as angústias com alguém que finge nos compreender, vai ao parque sozinho, vai ao cinema sozinho ou simplesmente dorme e torce para o tempo ser uma boa amizade.

— Muita gente usa mal o termo saudade, para definir uma lamentação do que não se tem. Quem fica nessa tristeza e apatia pode adoecer fisicamente, porque o organismo começa a sofrer devido à ausência de espírito e vitalidade no corpo.

Saudade: saiba como lidar com esse sentimento!

  1. Aceite a saudade. A primeira dica para lidar com a saudade é aceitar que existem dias que ela toma conta dos nossos pensamentos. ...
  2. Pratique o desapego. ...
  3. Coloque para fora os sentimentos. ...
  4. Cerque-se de pessoas queridas. ...
  5. Retome contato com pessoas especiais.

“Quando a saudade paralisa, o tempo passa e a pessoa nega a passagem do tempo e a si mesmo, somatizando esse sentimento tendo como consequência a baixo autoestima que pode ser a causadora da depressão, ansiedade, síndrome do pânico e outras patologias, podendo chegar à morte e literalmente a pessoa morre de saudade.”

A ciência separa a saudade em quatro tipos: a presente, a nostálgica, a magoada e a insana.

O termo saudade gerou muitos derivados, como saudosismo, e aquele que sente saudades de algo ou alguma coisa, é o saudosista. O termo saudoso é muito utilizado quando nos referimos a alguém que veio a falecer, e que nos traz grandes lembranças.

A saudade bate, agonia, estremece. A falta congela, chora, entristece. A saudade é a certeza que a pessoa vai voltar. A falta, é o querer ter de volta, mas saber que não vai ter.

SAUDADE COMO SENTIMENTO
A saudade é um sentimento ou, quando muito, a consciência refletida desse sentimento – que deve ser demarcado do saudosismo, como movimento de raiz poético-filosófica e de expressão cultural.

Cada pessoa é única e tem suas próprias maneiras de lidar com as emoções e sentimentos, por isso é difícil dizer o que é "normal" ou não. No entanto, é importante considerar que a saudade é uma emoção que pode variar de intensidade e frequência de acordo com o indivíduo e suas relações interpessoais.