O que a psicologia diz sobre beleza?

Perguntado por: rgois . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

A beleza física não é tudo. Na verdade, o peso que a beleza física desempenha em nossas emoções tem um objetivo claro e fugaz: a paixão. Já a beleza psicológica é algo que vai além das aparências: através dela nos apaixonamos e apenas através dela nos despimos.

A psicóloga Vivian Diller divide a percepção da beleza em três coisas: fatores contribuintes da genética, higiene e como as pessoas reagiram a sua aparência no início da vida. As primeiras experiências de ser a menina dos olhos de sua mãe ou pai refletem no futuro.

Beleza expressa a qualidade do que é belo ou agradável. A beleza é uma característica ou um conjunto de características que são harmoniosas e agradáveis à vista. O conceito de beleza é variável conforme a cultura. O que é belo para uma sociedade, pode ser considerado desagradável para outras.

A estética freudiana não diz respeito, então, à representação sensível da arte. Esta é objeto da consciência. O efeito afetivo diz respeito à mobilização das forças pulsionais que são, por definição, inconscientes.

O que é padrão de beleza
Em geral, costumam variar de acordo com países, culturas e até faixa etária. Ou seja, apesar de termos características físicas próprias, muitas de nós passamos a buscar determinados atributos para nos encaixar no padrão: peso, altura, cor dos olhos e dos cabelos, tamanho dos seios e muito mais.

É possível viver fora dos padrões de beleza
Existem 7 bilhões de corpos no mundo fora dos padrões de beleza. Até a mais magérrima das modelos nas passarelas terá 'imperfeições' em seu corpo, na visão do padrão de beleza.

A anorexia e a bulimia estão cada vez mais frequentes nos dias de hoje, onde um padrão de beleza é imposto pra a sociedade. A Anorexia é caracterizada por um grande temor de ganhar peso. Mesmo que o paciente esteja muito abaixo do peso, ele se submete a rígidas dietas, que em alguns casos passam dias se alimentar.

Observe a linguagem corporal.
Trata-se não apenas de um modo de saber se ela o acha fofo ou não, mas de ter uma noção completa de como a garota se sente no momento. Procure por sinais positivos, como: Toque nos braços e nas costas. Sorrisos frequentes.

Em síntese, com as notas que cada um deu para si, na comparação com as notas dadas por terceiros, chegou-se à média de que, terceiros avaliaram em 27% a mais a aparência das pessoas, ou seja, a ciência prova que você é muito mais bonito do que pensa”, aponta.

Para fazer esse teste é muito simples: basta acessar o site Pretty Scale e tirar uma foto do seu rosto. Depois disso, a inteligência artificial do site vai pedir pra você colocar algumas linhas em volta do seu rosto e pronto: sua classificação de 0% a 100% na escala de beleza aparecerá na tela.

Para Platão (340 a.C.) o belo é o ideal da perfeição só podendo ser contemplado em sua essência por meio de um processo de evolução filosófica e cognitiva do indivíduo por meio da razão, que lhe proporcionaria conhecer a verdade harmônica do cosmo.

O inglês Roger Scruton sugere: “A experiência da beleza nos orienta neste segundo caminho: ela nos revela que estamos à vontade no mundo, que o mundo está ordenado em nossas percepções como um lugar adequado à vida de seres como nós.” A beleza e a comunicação têm um elo comum: a capacidade de convidar e agregar.

Os tipos de beleza
No visagismo, as belezas são divididas em: sanguínea, fleumática, colérica e melancólica. Philip comentou sobre cada uma delas: Sanguinea: caracterizada pelo dinamismo, energia e extroversão.

Para ele, a Beleza existe em si mesma, no mundo das ideias, separada do mundo sensível (que é o mundo concreto, no qual vivemos). Assim, as coisas seriam mais ou menos belas a partir de sua participação nessa ideia suprema de Beleza, independentemente da interferência ou do julgamento humano.

Na visão de Sócrates, “o belo é o útil”, ou seja, a beleza não está associada à aparência de um objeto, mas em quão proveitoso ele for, teria então um caráter prático, como o resultado de um produto ou situação prática.

Os gregos entendiam que o equilíbrio das formas, pensado de uma maneira matemática, era sinônimo de perfeição e seria considerado algo esteticamente belo. O belo se tornava uma questão para Aristóteles, Platão, Sócrates e outros pensadores, que entendiam que a vida e arte eram regidas pelo: Equilíbrio.

O bonito é o sorriso de uma pessoa, é o olhar sereno, é a conversa mansa, é a credibilidade passada, é o sentimento verdadeiro de uma amizade, é apostar no outro de qualquer forma.

A fase da vida em que a mulher está mais bonita é, precisamente, aos 31 anos. É o que sugere um estudo britânico divulgado nesta segunda-feira pelo Daily Mail. O levantamento comprovou que mulheres entre 27 e 30 anos são consideradas mais atraentes do que jovens com idade entre 18 e 19 anos.

Não perca 6 dicas maravilhosas de como ficar mais bonita

  1. Corte os cabelos regularmente. ...
  2. Não lave as madeixas com água muito quente. ...
  3. Esfolie a pele do rosto constantemente. ...
  4. Remova a maquiagem antes de dormir. ...
  5. Não tire toda a cutícula das unhas. ...
  6. Hidrate as unhas, principalmente as dos pés.

Na opinião do site portal da juventude (2017), o conceito de belo e de beleza é muito subjetivo. Ele varia de pessoa para pessoa e, também, de época para época. Aquilo que é desagradável para um pode ser altamente sedutor e encantador para outro. Conforme relata Damasceno et al.

Que nenhum padrão de beleza te impeça de ver o quanto é linda só por ser quem é! Quando te derem opções, escolha sempre a que você pode ser linda sendo você! Liberdade é entender que ninguém pode ser lindo como você porque cada beleza é única. Melhor do que ter uma grande beleza, é ter um grande coração.