O que a psicologia diz sobre insegurança?

Perguntado por: aapolinario8 . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Segundo a psicologia, a insegurança está relacionada à crença de incapacidade. A pessoa insegura acredita que nunca será boa o suficiente para viver a vida do modo que deseja. O caminho para aprender a lidar com a insegurança de modo saudável costuma ser doloroso e recheado de emoções intensas.

Na psicanálise se diz da condição de desamparo estrutural do sujeito. E isso é verdade no sentido que nossa condição primordial é do desamparo, principalmente nos primeiros anos de vida, nos quais nos encontramos totalmente dependentes dos cuidados do outro.

8 práticas para acabar com a insegurança

  1. Preste atenção na linguagem. A insegurança corresponde à linguagem das mentiras. ...
  2. Promova uma competição com os seus pensamentos. ...
  3. Enxergue sempre o lado positivo. ...
  4. Mude o foco. ...
  5. Avance sempre. ...
  6. Observe, perceba e mude. ...
  7. Treine para levantar. ...
  8. Inverta o ciclo.

A insegurança emocional é um dos principais sintomas de transtornos mentais, como o transtorno de personalidade narcisista e o transtorno de personalidade bordeline, que na maioria dos casos resulta em baixa autoestima e, às vezes, uma autoestima exacerbada, que se manifesta por meio de um ar de superioridade ou ...

Um dos motivos de ser resistente às mudanças é o medo do fracasso. As mudanças assustam, pois dentro da zona de conforto sabemos o que dá certo e o que não dá. Por isso, o medo das coisas não saírem conforme o planejado segue como o segundo maior vilão na hora de mudar de vida.

A ansiedade, além dos sintomas físicos causados (coração acelerado, falta de ar, dores de barriga, etc), pode causar alterações psíquicas que fazem com que a percepção da realidade ao seu redor seja distorcida, com isso, você pode começar a ter algumas sensações persecutórias, amedrontadoras, desagradáveis e se sentir ...

O medo é uma emoção comum na vida das pessoas, e a insegurança é o estado emocional causado pelo medo.

A autoestima baixa pode afetar as vivências de uma pessoa, além de causar muito sofrimento emocional. Seu tratamento é baseado no autoconhecimento e no desenvolvimento do sentimento de amor-próprio e autoconfiança. “Para isso, é sempre indicado que a pessoa busque ajuda profissional.

Mas, um nível maior de insegurança é a insegurança existencial. É um estado emocional de inferioridade, que faz a pessoa sentir que não é boa o suficiente para realizar determinada tarefa ou para ser amado, aceito ou reconhecido.

É o medo frequente de ser substituído, de não ser bom o suficiente e a ideia de que o parceiro vai embora se encontrar alguém melhor. Assim, pessoas inseguras no relacionamento são mais propensas a sentir ciúmes, brigar por coisas bobas, precisar de reafirmações a todo momento e ser controladoras.

Identifique outras formas de apoio à disposição para ajudá-la.

  1. Converse com pessoas positivas e solidárias. Fale a respeito da importância do encorajamento para aqueles que se sentem inseguros.
  2. Ajude-a a manter o foco no que a faz sentir-se incluída. ...
  3. Encontre formas de desenvolver a independência da pessoa.

As 8 principais características das pessoas inseguras

  • Medo de arriscar e tomar a iniciativa;
  • Dificuldade em dizer “não”;
  • Incapacidade de reconhecer as suas competências;
  • Excesso de perfeccionismo;
  • Complexo de inferioridade;
  • Procrastinação;
  • Tendência a sofrer muito com críticas;
  • Medo de rejeição.

O primeiro passo para se livrar do sentimento é entender quando ele surgiu e por quê.

  1. Amigo, não é só você que está inseguro! ...
  2. Confronte as suas inseguranças. ...
  3. Comece pela parte mais fácil possível do seu objetivo. ...
  4. Entenda as suas reações e mude o comportamento.

Nesses casos, medicamentos como antidepressivos e ansiolíticos são recomendados.

O Floral Thérapi Insegurança e Indecisão foi desenvolvido especialmente para auxiliar quem sofre com a sensação de insegurança e precisa de autoconfiança. Ele ajuda a equilibrar as energias, proporcionando harmonia e paz interior. Dessa forma, contribui para que a pessoa supere a insegurança.

Quando vivemos com este sentimento, qualquer atividade pode se tornar muito mais difícil e desgastante. Sair da nossa zona de conforto, realizar coisas sem a ajuda de outras pessoas ou até simplesmente pensar em algo que remeta a uma experiência do passado, pode trazer lembranças negativas e gerar o medo de viver.