O que a psicologia fala sobre a depressão?

Perguntado por: ojaques . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 9 votos

A Depressão é uma doença psicológica que tem como principal característica a alteração do estado de humor, fazendo com que a pessoa se sinta predominantemente triste e desanimada.

Outros fatores também podem ser responsáveis pelo surgimento da doença, entre eles estão: perdas ocorridas nos primeiros anos, pais emocionalmente indisponíveis; ambiente emocional severo permanente no lar; falta de apoio durante o crescimento, assim como maus-tratos e violência sexual durante a infância.

Como é feito o diagnóstico de depressão? É só a partir do diagnóstico de um profissional que você vai poder entender qual o tipo de depressão que você tem. E esse diagnóstico é feito através de muita conversa e de testes, a partir do Manual de Diagnóstico e Estatística dos Transtornos Mentais (DSM-IV).

Segundo o psiquiatra, itens altamente processados/industrializados, bebidas energéticas, café, álcool, fast-food, açúcar em excesso, são alguns alimentos que, se presentes nas escolhas diárias, podem impactar negativamente o quadro depressivo pois contribuem para o surgimento ou potencialização de alguns dos sintomas.

A culpa também compartilha muitos sintomas com a depressão, como pensamentos autodepreciativos, desesperança e falta de perspectiva para o futuro. Logo, quem se culpa demasiadamente tem mais probabilidade de desenvolver essa patologia. A ansiedade é outra condição que possui uma ligação forte com a culpa.

O doente depressivo tem uma baixa considerável nos níveis de cortisol e está relacionado com as baixas na taxa de dopamina e serotonina no cérebro. O causador do medo, obesidade , cansaço desâmino por deixar as funcões metabólicas mais lentas.

A depressão psicótica é o tipo mais grave, causando alucinações, dores e sensações irreais. O seu diagnóstico é bem mais fácil de se realizar já que obviamente os sintomas de delírios chamam muito mais a atenção do que uma pessoa que esteja simplesmente triste.

Acontecimentos marcantes como divórcio, desemprego, perda de um ente querido, fim de um relacionamento amoroso ou situações traumáticas são causas frequentes de depressão, mas as situações que favorecem o estresse prolongado, como discussões frequentes no trabalho ou em casa também pode levar à depressão porque faz com ...

Como sair da depressão em 7 passos

  1. Construa uma rede de apoio. ...
  2. Reduza o estresse ao máximo. ...
  3. Melhore sua higiene do sono. ...
  4. Melhore seus hábitos alimentares. ...
  5. Aprenda a lidar com os pensamentos negativos. ...
  6. Combata a procrastinação. ...
  7. Aumente sua serotonina naturalmente.

Diferente da ansiedade, a depressão não é normal mesmo em dosagem baixa. Ela não é saudável em nenhum aspecto e só tem impactos negativos na vida do paciente. Tanto o transtorno de ansiedade quanto a depressão paralisam o indivíduo.

Irritabilidade, Tristeza e vazio
Adultos, crianças e adolescentes que sofrem de depressão profunda têm sentimentos de extrema tristeza, irritabilidade ou de vazio, propensão aos sentimentos de frustração e raiva. Num minuto podem chorar e, no próximo, podem gritar de frustração ou raiva.

No sentido patológico, há presença de tristeza, pessimismo, baixa auto-estima, que aparecem com freqüência e podem combinar-se entre si. A depressão provoca ainda ausência de prazer em coisas que antes faziam bem e grande oscilação de humor e pensamentos, que podem culminar em comportamentos e atos suicidas.

Começo da depressão: quais os primeiros sinais? O início da depressão pode ser muito variado, dependendo da personalidade, temperamento, eventos que desencadeiam a doença, gênero e idade de cada pessoa. Os sinais frequentes mais comuns são: tristeza, falta de vontade, interesse e pensamento de ruína.

Depressão – Essa doença afeta diretamente toda uma vida comportamental de uma pessoa. Pessoas que se encontram em um quadro depressivo, tem uma forte predisposição para se isolar. E quanto mais avançado for o quadro pior fica essa necessidade de se isolar.