O que a psicologia diz sobre ficar sozinho?

Perguntado por: ldamasio5 . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 11 votos

Lembre-se sempre: ficar sozinho não é fuga, é um direito! A Inteligência Emocional te ajudará a entender isso com excelência e segurança. Além disso, você lidará com as suas emoções com racionalidade, evitando assim atitudes impulsivas.

A solidão associa-se a psicopatologias, como ansiedade, depressão e stress, mas também em nível físico, como a hipertensão e problemas cardiovasculares”, diz a psicóloga Ana Valente. A solidão é uma das principais responsáveis por fazer com que as pessoas se isolem.

As pessoas com menos contato social tinham um volume cerebral total menor. Elas também apresentaram uma queda no tamanho de áreas como o hipocampo, associado à memória. Para evitar vieses, o estudo levou em conta fatores que podem afetar o volume cerebral, como idade, diabetes e tabagismo.

Estresse e ansiedade. O sentimento de solidão, assim como a depressão e ansiedade, sinalizam ao cérebro que o corpo está sob estresse, aumentando o nível do hormônio cortisol, que é conhecido como hormônio do estresse. É bom viver ... Solidão Viciante.

Problemas da solidão
Mas ficar sozinho por muito tempo também não é bom e isso tanto por aumentar o risco de depressão como o de morte por doenças cardiovasculares. Quem se isola demais ainda pode piorar traços da personalidade.

Pessoas que gostam de ficar sozinhas nada mais são que aquelas que gostam de estar em espaços que elas possam agir com maior autenticidade. Para elas, o fato de estar desacompanhadas em determinadas situações não é algo temido. É algo encarado com naturalidade e até mesmo buscado por elas próprias.

Fazer questão de estar sozinho não significa, necessariamente, estar abandonado. Significa que você valoriza e respeita sua individualidade, seu próprio espaço. Todos nós precisamos curtir a nossa própria companhia, estar bem conosco, entender como a nossa essência se manifesta e tem se manifestado.

Além disso, pode ser um sintoma de um distúrbio psicológico, como a depressão. Portanto, a solidão também pode ter fatores internos, como baixa autoestima. Dessa forma, pessoas que não têm confiança em si mesmas muitas vezes acreditam que não merecem a atenção ou consideração de outras pessoas.

O sentimento de solidão é apenas uma das consequências de não se ter amigos. De acordo com Michelle, estudos apontam que a ausência de amizades está associada ao estresse, que por sua vez pode provocar sintomas físicos, como dores de barriga e de cabeça, e problemas psicológicos.

Declínio cognitivo: Estudos sugerem que a solidão pode aumentar o risco de declínio cognitivo e demência, especialmente em idosos. Redução da expectativa de vida: A solidão crônica tem sido associada a uma menor expectativa de vida, em parte devido aos seus efeitos negativos na saúde física e mental.

Alguns dos sintomas e sinais que associados à solidão são:

  • Incapacidade de conexões profundas. ...
  • A interação social é cansativa. ...
  • Sentimentos negativos sobre si. ...
  • Uma forte sensação de isolamento. ...
  • As pessoas não te ouvem... ou pelo menos essa é a impressão que você tem.

A solidão de cada um corresponde, em Freud, a uma posição estrutural. Desse modo, para a psicanálise, a constituição do sujeito é perpassada pela solidão, sentimento que, para muitos autores, é correlato à angústia do nascimento (Carneiro, 2007).

O pior tipo de solidão que existe é a solidão de ser incompreendido. Ela pode fazer as pessoas perderem a noção da realidade.

O sentimento de solidão, assim como a depressão e ansiedade, sinalizam ao cérebro que o corpo está sob estresse, aumentando o nível do hormônio cortisol, que é conhecido como hormônio do estresse. A concentração elevada de cortisol pode levar à perda da massa muscular, dificuldade de aprendizagem e lapsos de memória.

Solidão é um estado mental de isolamento, de quem está só, de sentir-se separado dos outros, essa faz com que as pessoas se sintam rejeitadas, com sentimentos inconscientes de culpa, hostilidade e insegurança que bloqueiam a comunicação com os outros.

Pois sabia que a solidão pode trazer uma série de malefícios para a nossa saúde mental e física, aumentando a chance de doenças cardíacas e reduzindo a expectativa de vida. A conclusão é da Associação Americana do Coração publicada no Journal of the American Heart Association.

Numa das definições do dicionário Aulete, solidão é descrita como a “sensação de quem se sente sozinho, isolado, mesmo estando entre outras pessoas”. A experiência do isolamento social provocado pela covid-19 mostrou que as pessoas que já eram solitárias se sentiram ainda mais sozinhas.

Em 2012, uma pesquisa concluiu que morar sozinho corta, em média, 4 anos da vida das pessoas. E tem mais: entre jovens solitários, o risco de morte é 9% maior do que o de idosos que têm amigos.