O que a psicologia fala sobre o perdão?

Perguntado por: eportela . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 13 votos

O ato de perdoar é importante, pois nos livra de maus sentimentos como o rancor, a raiva e a vingança. Quando sentimentos negativos como esses dominam um ser humano, o pior dele se manifesta, desencadeando danos físicos e psíquicos a si mesmo e aos que o cercam.

O convívio constante com o sentimento de culpa pode realçar no indivíduo sintomas como baixa autoestima, dificuldades em dizer 'não', sentimento de rejeição e até a extrema necessidade de agradar e medo do julgamento do outro.

O caminho do perdão ajuda na compreensão do que somos capazes de encontrar, a felicidade na vida que segue em parceria com o outro, com as pessoas que estão ao nosso lado ou com as que estão distantes.

O perdão é uma oportunidade para se libertar de amarras negativas do passado e seguir adiante. Sendo assim, perdoar é uma ação libertadora que simboliza a inteligência e permite o amadurecimento de uma pessoa. Não perdoar impede a chance de viver novas possibilidades e ter mais satisfação na vida pessoal.

Jesus nos diz que devemos perdoar o nosso irmão setenta vezes sete, ou seja, o perdão não tem limites para ser concedido. No entanto, nossa realidade humana, frágil e pecadora, insiste em deixar que a ofensa seja maior que o perdão. Tudo isso se deve à profundidade que a mágoa causou em nossa alma.

Processo REACH

  • Etapa 1: R - Recordar o que aconteceu. Para curar, você precisa encarar o fato de ter sido ferido. ...
  • Etapa 2: E - Crie empatia com a situação – faça esse exercício. Empatia é colocar-se no lugar da outra pessoa. ...
  • Etapa 3: A - Seja Altruísta. ...
  • Etapa 4: C - Confirme que perdoou. ...
  • Etapa 5: H - Segure-se no perdão.

A função do psicólogo é ajudar, por isso, confira nesse artigo algumas dicas de como superar a mágoa.

  1. Deixe o sentimento de rejeição ir embora. Muitas mágoas são causadas por uma rejeição. ...
  2. Pare de ruminar sobre os acontecimentos que causaram mágoa. ...
  3. Transforme seu fracasso em seu sucesso.

Como perdoar alguém que te magoou

  1. Preste atenção aos padrões. Comece a perceber os padrões de relacionamentos que fazem parte da sua vida e as atitudes repetidas que estão te magoando. ...
  2. Cuidado com as interpretações. ...
  3. Aprenda a lidar com os erros. ...
  4. Perdoe-se. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

A falta de perdão nos faz sentir torturados. O nosso coração se torna escravo de um sentimento que vai nos matando por dentro, apesar de parecer bem por fora. Em outras palavras, esses sentimentos não resolvidos acabam se revertendo contra a própria pessoa que guarda e se torna destrutiva.

Não, perdão não é amnésia. Nós somos seres criados por Deus com uma memória, ou seja, muitas vezes vamos lembrar da ofensa ou da sensação de quando fomos ofendidos. Isso muitas vezes funciona como um mecanismo de proteção para tomarmos medidas para que essa situação não aconteça outra vez.

O perdão depende de uma decisão, mas ele é um processo que pode demorar algumas estações. Cada um perdoa no seu ritmo — e quanto mais profunda é a mágoa — mais tempo o processo costuma levar. Uma das razões que explicam a dificuldade de perdoar, é porque entrar em contato com as nossas mágoas pode ser dolorido demais.

Ele mostrou-lhes como orar dizendo: “Perdoa-nos as nossas dívidas [ofensas], assim como nós perdoamos aos nossos devedores [aqueles que nos ofenderam]” (Mateus 6:12) e “perdoa-nos os nossos pecados, pois também nós perdoamos a qualquer que nos deve”.

O terapeuta cognitivo-comportamental pode auxiliar neste processo, favorecendo primeiramente maior entendimento e aceitação. Ser acolhedor e empático pode permitir maior abertura para o cliente falar sobre o assunto. Deve-se fazer perguntas para ajudar o cliente a entender melhor o que, como e por quê aconteceu.

“Senhor nosso Deus e Pai, Te agradecemos por mais esse dia de vida, por mais uma oportunidade de viver em Sua presença. Gostaríamos de começar pedindo perdão por nossos pecados, pelas coisas que fazemos todos os dias que não Te agradam.

O ressentimento desgasta física e emocionalmente. Aliás, é um sentimento que pode levar à distúrbios mentais e emocionais. Tais como: depressão; ansiedade; ataques de pânico; alterações no sistema imunológico; dificuldades cardíacas e outros problemas físicos relacionados com o nível de stress do nosso organismo.