O que acontece com Judá e Tamar?

Perguntado por: abittencourt . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Tamar (Juliana Xavier) experimentou muito sofrimento em "Gênesis", mas vai ganhar um final feliz, depois que Judá (Thiago Rodrigues) decide mantê-la em sua família, ajudando a nora na criação dos gêmeos, que nascem nos últimos capítulos. A decisão vai deixar até mesmo o coração de Jacó (Petrônio Gontijo) quentinho.

Tamar aparece na narrativa bíblica no contexto em que Judá cuidou de preparar uma esposa para seu filho primogênito, Er. Mas Er foi um homem perverso e Deus o castigou. Consequentemente, Tamar acabou ficando viúva antes que pudesse engravidar de Er. Judá, o sogro de Tamar, tinha ainda outros dois filhos.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos. Tornar a pessoa oprimida vulnerável emocionalmente é uma das primeiras estratégias do opressor.

Muriel (Rhaisa Batista) morrerá de tristeza após os destinos trágicos de Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegatti) em Gênesis. Viúvo, Judá (Thiago Rodrigues) se desesperará com a nova desgraça, mas afogará as mágoas e viverá o luto na cama com Tamar (Juliana Xavier) na novela bíblica da Record.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

Ele será morto por Deus (Flávio Galvão) por não ter valorizado a escolhida do todo-poderoso para dar sequência à linhagem que um dia originará Jesus (Dudu Azevedo).

Então Judá, entrega Tamar a Onã, seu filho do meio. Cumprindo-se a lei do 'Levirato', costume segundo o qual o irmão de um homem que morresse sem deixar filhos deveria se casar com a viuvá, a fim de gerar um filho que seria o herdeiro de seu finado irmão.

A decisão de Tamar de fingir que era uma prostituta para poder engravidar de Judá violava a lei da castidade. Tamar sabia que suas ações poderiam ter graves consequências, como ser sentenciada à morte.

Muriel (Rhaisa Batista) entrará em depressão após perder os filhos e morrerá no colo do marido.

Onã morre engasgado durante discussão com Tamar.

No capítulo de Gênesis desta quinta-feira (4), Muriel morre durante o sono na cama de casa.

Tamar (Juliana Xavier) vai ficar viúva pela segunda vez assim que Onã (Caio Vigatti) conhecer de perto a fúria divina em Gênesis. Abalada com mais uma perda, Muriel (Rhaisa Batista) vai soltar a mão na cara da nora e arrastá-la pelos cabelos para fora de casa. "Essa menina é amaldiçoada.

O que acontece com Judá no final de "Gênesis" Os registros bíblicos explicam exatamente aquilo que vai acontecer em "Gênesis". Judá perde toda a sua família após uma interferência divina. "Er, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou".

Tamar, por sua vez, sendo estrangeira e participante da família, pelo casamento, mesmo após a morte do marido, não teve a sua vida por preciosa e buscou descendência para o seu marido. Podemos afirmar de Tamar, que ela foi uma mulher sábia, pois edificou casa ao seu marido, mesmo ele sendo perverso aos olhos de Deus.

“Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou.” Nenhuma. Por mais que Onã se achasse melhor que seu irmão, ele fez o que era mau aos olhos de Deus. Ambos morreram sim, e foi o próprio Deus que os matou.

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

A esposa de Judá não se aguenta e cai em depressão com o fim dos filhos. Nem o caçula a traz alegrias. Além disso, nutre um ódio pela nora, acusando Tamar (Juliana Xavier) de ser a responsável pela morte dos rapazes.

Monarquia dividida
O Reino de Israel, com a sua capital Samaria, durou mais de 200 anos com 19 reis, enquanto o Reino de Judá foi governado a partir de Jerusalém durante 400 anos pelo mesmo número de reis, da linhagem de David.