Qual foi o fim de Tamar?

Perguntado por: iresende . Última atualização: 13 de janeiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Ela ficou viúva e teve um filho de seu sogro, chamado Judá. Na realidade ela deveria ter tido um filho com o irmão mais novo de seu falecido marido, para isso deveria esperar que ele crescesse, inclusive, o próprio patriarca Judá havia lhe pedido isso após a morte do mais velho.

Chamada de amaldiçoada, Tamar será arrastada pelos cabelos por Muriel (Rhaisa Batista) para fora da sua casa. Ela ainda será devolvida para o pai, Shamash (Robson Santos), até que Selá (Guilherme Seta) atinja a idade adulta para se casar e, assim, dar herdeiros aos irmãos.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

Judá concordou com o pedido de Tamar e entregou seus objetos a ela para que pudesse possuí-la. Depois de ter tido relações com Judá, Tamar saiu e novamente vestiu os vestidos de sua viuvez.

A sofredora irá se deitar com o pastor após ficar viúva duas vezes e ser mandada de volta para a casa do pai sem ter conseguido engravidar. A essa altura, Tamar já saberá que Judá desistiu de entregá-la ao filho caçula, Selá (Guilherme Seta).

Depois de ficar viúva pela segunda vez, Tamar ainda passará por outros maus momentos, mas dará a volta por cima. Nisso ela consegue evitar que Judá se jogue de um penhasco ao ser atiçado por Lúcifer (Igor Rickli). A essa altura o pastor já terá engravidado a ex-nora.

Segundo o livro do Gênesis, Zerá foi filho de Tamar e de Judá, e foi o irmão gêmeo de Perez. O texto diz que ele foi chamado Zerá porque quando ele enfiou a mão antes de nascer, a parteira amarrou um fio escarlate brilhante em seu pulso.

Tamar: Significa “palmeira”. Tem origem no hebraico Thamar, que quer dizer literalmente “palmeira”. O nome é citado no Antigo Testamento da Bíblia através de duas personagens, a nora de Judá e uma das filhas de Davi.

b) enganar Judá, se passando por obediente. Com a morte de dois filhos, Judá não quis dar o seu filho mais novo à Tamar, pois pensou que Selá também poderia morrer. Com medo, Judá combinou com Tamar que daria o seu filho mais novo, posteriormente, quando Selá se tornasse homem, e assim cumpriria a obrigação de cunhado.

Um erro do passado assombrará Judá (Thiago Rodrigues) em Gênesis. Após se ver em desgraça com a morte dos dois filhos, Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegati), o pastor se culpará por ter vendido José (Juliano Laham) como escravo na novela bíblica da Record.

Tamar (Juliana Xavier) experimentou muito sofrimento em "Gênesis", mas vai ganhar um final feliz, depois que Judá (Thiago Rodrigues) decide mantê-la em sua família, ajudando a nora na criação dos gêmeos, que nascem nos últimos capítulos. A decisão vai deixar até mesmo o coração de Jacó (Petrônio Gontijo) quentinho.

Qual é o destino de Judá na Bíblia: ele perderá toda a sua família em "Gênesis" Nos próximos capítulos da reta final de "Gênesis", Judá (Thiago Rodrigues) vai engravidar a própria nora, Tamar (Juliana Xavier), depois que sua mulher, Muriel (Rhaisa Batista), e os filhos morrem por decisão de Deus.

Depois de ficar dias sem comer em depressão profunda pela morte dos dois filhos, a mulher sucumbirá nos braços do marido e partirá por conta da inanição.

De acordo com a árvore genealógica descrita na bíblia, José, marido de Maria e pai terrestre de Jesus Cristo, é descendente direto da tribo de Judá. Assim sendo, Jesus também pode ser considerado descendente da família de Judá e do rei Davi.

Muriel (Rhaisa Batista) entrará em estado catatônico em Gênesis. A mulher perderá Er (Tiago Marques) e Onã (Caio Vegatti) e deixará de comer. Ela definhará aos poucos e morrerá nos braços de Judá (Thiago Rodrigues), que se desesperará.

Judá questiona Onã sobre se recusar a dar um filho para Tamar, mas o rapaz rebate suas críticas e diz que sempre se sentiu deixado de lado por causa de Er. Ele sai furioso a caminho do campo, onde tropeça e cai sobre o cesto de adagas, morrendo na hora.

Como as cordas eram empregadas na medição das terras, a corda ou a linha tornava-se uma expressão de herança (Sl 16.6) – e 'lançar o cordel' (Mq 2.5) significava determinar a posse de uma propriedade. Pôr uma corda na cabeça em lugar de toucado era sinal de abjeta submissão (1 Rs 20.31).

Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.