O que acontece com Tamar depois de perder os dois maridos?

Perguntado por: rpilar . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.5 / 5 19 votos

Tamar (Juliana Xavier) ficará viúva e será obrigada a casar com Onã (Caio Vegatti) para engravidar. Em Gênesis, Tamar (Juliana Xavier) presenciará a morte de Er (Tiago Marques), que será sufocado em um castigo divino por sua violência e deixará a mulher antes mesmo de ter herdeiros.

Quando Judá soube que Tamar estava grávida, primeiro ordenou que ela fosse apedrejada e, depois, queimada.

Tamar (Juliana Xavier) vai ficar viúva pela segunda vez assim que Onã (Caio Vigatti) conhecer de perto a fúria divina em Gênesis. Abalada com mais uma perda, Muriel (Rhaisa Batista) vai soltar a mão na cara da nora e arrastá-la pelos cabelos para fora de casa. "Essa menina é amaldiçoada.

O primeiro livro de Crônicas relata que Judá casou-se com a filha de Suá, e teve três filhos: Er, Onã e Selá, dos quais Er e Onã vieram a falecer. Mais tarde, Judá teve mais dois filhos com sua nora Tamar: Perez e Zerá. É dito que, a partir destes descendentes, formou-se a tribo de Judá.

Judá questiona Onã sobre se recusar a dar um filho para Tamar, mas o rapaz rebate suas críticas e diz que sempre se sentiu deixado de lado por causa de Er. Ele sai furioso a caminho do campo, onde tropeça e cai sobre o cesto de adagas, morrendo na hora.

Sem sorte, ela enfrenta a viuvez pela segunda vez após o rapaz sofrer um acidente fatal. Acusada pela sogra, Muriel (Rhaisa Batista) de ser uma maldição para a família, a moça se desespera ao achar que não tem futuro algum. Ela é enviada de volta à família pelo sogro e começa a planejar uma reviravolta para sua vida.

É bem possível que ela tenha sido taxada de amaldiçoada perante a comunidade por Judá por ter enviuvado dos seus dois filhos. Tornar a pessoa oprimida vulnerável emocionalmente é uma das primeiras estratégias do opressor.

Detenho-me, propositadamente, nas duas tendas de Tamar: a tenda do pai e a tenda do sogro. Trazida para fora de casa não obtém sucesso tendo filhos. É assim, então, “devolvida” à casa do pai sob a desconfiança de uma quase “viúva negra” que mata os filhos de Judá.

Por que Tamar cometeu o ato? Como visto na novela, a personagem vivida por Juliana Xavier foi expulsa da casa de Judá por Muriel (Rhaisa Batista). A mulher fez isso por acreditar que a nora tinha sido a responsável pelas mortes de Er e Onã.

Tamar engravida e choca Judá ao revelar que ele é o pai.

Depois de ficar dias sem comer em depressão profunda pela morte dos dois filhos, a mulher sucumbirá nos braços do marido e partirá por conta da inanição.

O nome Tamar surgiu a partir da combinação das sílabas iniciais das palavras tartaruga marinha, abreviação que se tornou necessária, na prática, pelo espaço restrito para as inscrições nas pequenas placas de metal utilizadas na identificação das tartarugas marcadas para diversos estudos.

Judá, um dos filhos de Jacó, resolveu morar distante da sua família. Casou-se com uma mulher cananéia e teve filhos. Seu primeiro filho, chamado Er, casou-se com uma jovem de nome Tamar. Mas a Bíblia conta que Er "era perverso perante o Senhor, pelo que o Senhor o fez morrer" (Gênesis 38.7).

Er, porém, o primogênito de Judá, era mau aos olhos do Senhor, por isso o Senhor o matou.” Nenhuma. Por mais que Onã se achasse melhor que seu irmão, ele fez o que era mau aos olhos de Deus. Ambos morreram sim, e foi o próprio Deus que os matou.

Onã morre engasgado durante discussão com Tamar.

Onã foi o segundo filho de Judá, filho de Jacó. Deus o matou porque ele não cumpriu seu dever de irmão. Onã foi ganancioso e não teve respeito por seu irmão falecido nem por sua cunhada. No tempo de Judá e Onã, se um homem morresse sem ter filhos, seu parente mais deveria tomar sua esposa para ela poder engravidar.

A história de Tamar é um relato claro de um ato premeditado de violência sexual que ocorre na casa de Davi. O agressor, um meio-irmão cheio de luxúria em relação à sua meia-irmã, Tamar, admite a sua paixão por ela e é aconselhado a inventar uma história que facilitaria seu acesso a Tamar.

Tamar: Significa “palmeira”. Tem origem no hebraico Thamar, que quer dizer literalmente “palmeira”. O nome é citado no Antigo Testamento da Bíblia através de duas personagens, a nora de Judá e uma das filhas de Davi.

Ela perde muito sangue e morre após dar à luz sua filha com Terá. Amat leva a bebê para Sharur e chora ao contar que Danina está morta.

Em Gênesis, Tamar (Juliana Xavier) presenciará a morte de Er (Tiago Marques), que será sufocado em um castigo divino por sua violência e deixará a mulher antes mesmo de ter herdeiros.