O que acontece depois que completamos 18 anos?

Perguntado por: imoraes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 18 votos

A chegada dos 18 anos é um momento esperado por todo jovem. Chega o sinal verde para, por exemplo, dirigir, comprar bebidas alcoólicas e frequentar as animadas festas. Para além das novas liberdades, atingir a maioridade também traz deveres que antes poderiam não fazer parte do cotidiano.

Maioridade civil é a idade mínima legal que o indivíduo pode começar a usufruir de todos os seus direitos civis. No Brasil, com a aprovação do novo Código Civil em 11 de janeiro de 2003 (através da Lei Nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002), a maioridade civil passa a ser a partir dos 18 anos no Brasil.

O novo Código Civil (Lei nº 10.406/02), em seu art. 5º, diminuiu a idade para aquisição da maioridade civil, de 21 para 18 anos.

19 anos

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define adolescência como sendo o período da vida que começa aos 10 anos e termina aos 19 anos completos.

Com o advento do novo Código Civil (Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002), a maioridade plena passa a ser de 18 anos completos. Já o Código anterior, de 1916, delimitava-a em 21 anos. O Código revogado é datado de século anterior.

Vale lembrar de que, quando um jovem menor de idade comete algum ato infracional, ao completar 18 anos, seu antecedente criminal é limpo e caso volte a cometer algum crime, ele será julgado como réu primário. Crimes cometidos por menores ou ato infracional.

Em 2019, a Lei 13.811 modificou o Código para proibir o casamento de menores de 16 anos, mas manteve a permissão para adolescentes entre 16 e 18 anos se casarem, se tiverem a autorização dos pais ou responsáveis.

“Portanto, a partir dos 21 anos de idade, o novo Código Civil de 2002 presume que o filho, além da plena capacidade civil para todos os atos da vida em sociedade, tem condições de se colocar no mercado de trabalho, desvinculando-se financeiramente do pai por obrigação legal”, completou.

Nossa lei penal estabelece uma idade mínima para relações íntimas, que é quatorze anos, nos termos do artigo 217-A do Código Penal .

Não importa que a criança ou adolescente, ou mesmo a família desse, queira ou aceite o relacionamento: o crime acontece da mesma maneira. Portanto, sendo menina ou menino, se relacionar com menor de quatorze anos pode sim levar à prisão.

70 anos

Não existe idade máxima para o casamento civil, desde que os noivos estejam em plena capacidade de responder pelos seus atos. Vale lembrar que para maiores de 70 anos, o regime de bens obrigatório é a separação total de bens, determinado pelo Código Civil.

Resposta verificada por especialistas
Uma pessoa com 18 anos, atualmente, nasceu no ano de 2001. Para determinar a idade de uma pessoa, basta descontar o ano atual de seu ano de nascimento.

6 dicas para fazer uma festa de 18 anos e impressionar os convidados

  1. Capriche na decoração. Sy Terna Balões. ...
  2. Música faz toda a diferença. DJFI Events. ...
  3. Escolha uma boa iluminação. Artluz GBA. ...
  4. Não deixe os balões de fora. Flavia Baldo Decor. ...
  5. Escolha um tema que te represente. Azedinho Doce Decoração. ...
  6. Faça um espaço para os drinks.

Já os aspectos cognitivos e psicológicos demoram mais, prolongando-se entre os 18 e os 24 anos de idade. Rosiclea esclarece que, nesta fase, surge a capacidade de pensar na “possibilidade” e não apenas na realidade, analisar probabilidades e a capacidade do pensamento hipotético.

Por muito tempo, a ideia difundida era que a adolescência ia até os 19 anos. No entanto, um estudo mostrou que essa fase pode se estender até os 24 anos. É a chamada adolescência tardia, um prolongamento que acontece devido a diferentes fatores. Um dos fatores atribuídos é o aumento da expectativa de vida.

Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil. De modo que a escola não pode impedir a saída de alunos com 18 anos antes do término das aulas, caso contrário, ferirá o princípio constitucional de ir e vir.

Com o advento da maioridade, cessa somente o dever de sustento, porém se mantém o parentesco, desaparecendo o dever, e, em regra, sem solução de continuidade, sendo mantida à obrigação alimentar em decorrência da relação de parentesco.

Trata-se de um feriado nacional criado pelo governo em 1948 para incentivar os jovens a assumir a então nova responsabilidade cívica de votar, pois 20 anos também tornou-se a idade da maioridade civil plena no Japão.

Após 05 (cinco) anos da data do cumprimento ou da extinção da pena imposta pela condenação anterior, esta não mais prevalece, ou seja, perde a sua força de gerar reincidência quanto ao crime subsequente. O agente retorna à qualidade de primário (deixa de ser reincidente).

Confira o que a lei brasileira determina atualmente: 1) Os jovens menores de 18 anos são considerados “penalmente inimputáveis”, ou seja, não podem responder criminalmente por seus atos infracionais.

Exército Brasileiro tem acesso garantido aos antecedentes de menores infratores para fins de alistamento militar | Jusbrasil.