O que acontece quando fica só o rei no xadrez?

Perguntado por: oamorim . Última atualização: 6 de maio de 2023
3.9 / 5 10 votos

Nas regras do xadrez moderno, um enxadrista não perde automaticamente quando fica com o Rei solitário e pode continuar jogando. Entretanto, um Rei solitário não pode dar xeque e muito menos xeque-mate, limitando-se portanto a buscar uma situação de empate.

O Rei pode se mover em todas as direções somente uma casa de cada vez, desde que o movimento não seja para uma casa ameaçada por uma peça adversária.

No Xadrez existem 5 casos de empate:

  1. Empate por Insuficiência de Material. São situações com tão poucas peças no tabuleiro que. ...
  2. Empate por Repetição. Quando uma posição se repete por 3 vezes durante a. ...
  3. Empate por Afogamento do Rei. ...
  4. Empate pela regra dos 50 lances. ...
  5. O Empate de Comum Acordo.

Empate: A partida está empatada quando um jogador, que tem a vez de jogar, não tem um lance legal para fazer e cujo rei não está em xeque.

O rei pode capturar qualquer peça adversária, desde que ela não esteja protegida. A captura se dá da mesma forma que o movimento: a peça tem que estar em uma casa vizinha ao Rei, seja na mesma linha, na mesma coluna, ou na mesma diagonal.

Regras do Xadrez: os movimentos diferenciados

  • Nenhuma peça entre os dois.
  • O Rei não pode estar em xeque.
  • O Rei não pode entrar em xeque ao fazer o Roque.

Ele pode capturar qualquer peça do adversário, com exceção do Rei. Quando o rei está sendo ameaçado por outra peça, isso é conhecido como "xeque". O rei nunca pode se colocar em xeque (posição onde pode ser capturado). Há algumas regras especiais no xadrez que a princípio não parecem ser lógicas.

As peças auxiliares, tanto as minhas como as adversárias, não têm valor intrínseco, servem somente para defender o rei próprio e matar o rei adversário. São instrumentos. Justamente por causa disso podem ser avaliadas. A dama vale dez, a torre vale cinco, o cavalo e o bispo três, e o peão um.

peão

O peão é a peça mais fraca do xadrez, mas quando atinge a última linha deve obrigatoriamente ser promovido a uma peça da mesma cor.

Caso haja empate, a partida irá para a prorrogação, com mais dois tempos de 15 minutos. Se o resultado persistir e não houver vencedor, só ai que o jogo irá para os pênaltis. Cada equipe terá direito à cinco cobranças alternadas.

O rei

O rei é a peça mais importante do xadrez. Se o rei for encurralado de modo que sua captura seja inevitável, o jogo termina e o este jogador perde. O rei tem pouca mobilidade, assim ele é considerado também uma das peças mais fracas no jogo. O rei pode se mover para qualquer casa adjacente.

Se ambos os jogadores fizerem 50 lances consecutivos sem capturar nenhuma peça ou mover nenhum peão, qualquer jogador pode pedir empate se for sua vez de jogar. Esta regra existe para evitar que as partidas se prolonguem muito quando nenhum dos jogadores está fazendo qualquer progresso.

O Dicionário de Expressões Populares Portuguesas, de Guilherme Augusto Simões, edição de Publicações Dom Quixote, também regista as duas expressões: «pôr em cheque» («colocar outrem em situação falsa, em situação má») e «pôr em xeque» («em situação melindrosa»).

No xadrez convencional existe uma regra que determina o empate quando ambos os jogadores repetem suas mesmas ações uma certa quantidade de vezes.

Quando o Rei está sendo atacado, dizemos que ele está em Xeque. O Rei é a única peça que não pode ser capturada. Quando ele está em Xeque, é obrigado a sair dessa posição de ataque. Movendo-se, capturando a peça que está atacando, ou interceptando o ataque, colocando uma peça na frente.

Este jogo adiciona uma regra ao Xadrez clássico. Um jogador vence (para além das opções de vitória tradicionais) quando o rei adversário ficar em cheque pela terceira vez durante o jogo.