O que acontece se abrir a tampa do reservatório de água?

Perguntado por: egodinho . Última atualização: 18 de maio de 2023
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Você pode sofrer queimaduras graves! Ao ver a fumaça saindo, encoste rapidamente o carro, desligue o motor e espere o vapor escapar. O sistema de arrefecimento é como uma panela de pressão. Se você tirar a tampa rápido, vai voar água fervendo pra tudo quanto é lado.

Quando se abre a tampa do radiador com o carro a quente, existe a possibilidade de uma mudança abrupta da pressão do vaso de expansão, que faz com que o líquido de refrigeração seja expelido na forma de um 'geiser' escaldante.

Alguns indicam a primeira substituição ao atingir 30 mil quilômetros ou um ano. Outros dizem que a troca deve ser realizada aos 120 mil quilômetros ou 5 anos. Mas a maioria recomenda a substituição a cada dois anos. Por isso, é extremamente importante seguir o que recomenda o manual do proprietário.

Alguns dos motivos são: trabalhar em altas temperaturas, falta de lubrificação — que é responsável por diminuir o atrito entre as peças metálicas — ou uso de combustível de má qualidade. A fundição do motor ocorre quando as peças internas se quebram, são danificadas ou derretem.

Consequentemente, aceleram a oxidação e a deteriorização das peças. Dessa forma, o uso de água de origem tradicional a longo prazo danifica o rolamento da bomba d'água, o radiador, a válvula termostática e o motor. Por isso, o ideal é que se utilize água dessalinizada (não contém sais minerais, nem cloro e flúor).

5 sinais que indicam que o motor do seu carro está fundido

  1. Alguns barulhos e ruídos são emitidos. ...
  2. Fumaça sai escura no cano de escape. ...
  3. Odores repentinos são verificados dentro do veículo. ...
  4. O consumo de combustível aumenta. ...
  5. Marcas de óleo são visíveis no chão.

Caso o veículo esteja baixando mais do que essa quantidade por semana é bem possível que exista algum vazamento no sistema, que pode ser através das mangueiras, selos, juntas ou até mesmo pela tampa do reservatório, que deve ser trocada a cada 30 mil quilômetros. Nesta situação é preciso procurar um especialista.

Ainda assim, em hipótese alguma coloque água gelada. Algumas pessoas acham que isso pode ajudar, mas, na verdade, poderá causar um choque térmico. Depois disso, ligue o carro para ver se a temperatura irá subir.

Nunca preencha o reservatório apenas com água, pois isso pode causar diversos problemas ao sistema de arrefecimento! Após inserir o líquido até a marcação indicada, é importante rosquear a tampa do reservatório com firmeza e precisão, evitando que ela fique mal posicionada a ponto de ocorrerem vazamentos no sistema.

Sim, é normal, pois mesmo que essa “água do radiador” não chegue a ferver, o motor trabalha com temperaturas mais elevadas e, por isso, ela se aquece e tem uma evaporação normal.

O ar pode entrar no arrefecimento pela troca de peças, de água ou de fluidos e, com isso, criar bolhas. Logo, o motor vai trabalhar com menos água e pode superaquecer.

Entrada de água no motor é um problema que precisa de muita atenção. Isto porque a entrada de líquido na câmara de combustão, pode gerar desde “apagamento” do motor, até danos sérios nos pistões, blocos, bielas e virabrequim.

Superaquecimento, correia dentada rompida e até problemas na injeção podem danificar o cabeçote do motor.

O valor de retífica depende da marca do carro, do desenho do motor e das tecnologias empregadas. Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda.

Isso porque quando o motor chega a temperaturas muito altas, essas peças podem perder sua função devido à alta dilatação e à própria fusão. Nesse estado, o motor manifesta um forte ruído, ocasionado pelo atrito excessivo entre as peças, o que provoca seu travamento.

1- Água da torneira, não!!!
Não se deve utilizar água de torneira para se misturar ao aditivo, pois contém cloro e sais minerais que podem provocar danos ao sistema de arrefecimento, como incrustações e corrosões.

O que causa o radiador furado? O radiador trabalha com água desmineralizada e aditivada. Por isso, se você usar a água com — aquela da torneira — com o passar do tempo, poderá ocorrer uma corrosão. Outra causa do radiador furado são os impactos de detritos causados pela alta velocidade do automóvel.