O que acontece se aplicar cloreto de potássio na veia?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.4 / 5 8 votos

Luciano Lopes revelou que cloreto de potássio é o mesmo componente que, ao ser aplicado diretamente na veia, é usado na execução da pena de morte nos Estados Unidos e também para matar cachorros. Em humanos, ele só pode ser usado, quando diluído no soro e de forma gradativa. Aplicado diretamente na veia, causa a morte.

Assim como a hipocalemia (deficiência de potássio) é prejudicial, a severa hipercalemia (excesso de potássio) após reposição de Cloreto de Potássio endovenoso (EV), ou mesmo via oral, causa danos como náusea, vômito, diarreia, disfunção muscular com sintomas de fraqueza, câimbras e paralisia, disritmia cardíaca, parada ...

via intravenosa, em infusão lenta. o potássio deve ser diluído e bem misturado em grandes volumes antes de ser administrado. diluição usual: 40 mEq/L de líquido intravenoso. concentração máxima desejável: 80 mEq/L de líquido intravenoso (algumas situações podem exigir concentrações maiores).

A injeção letal (AO 1945: injecção letal) é um procedimento de execução que consiste em aplicar por via intravenosa, e de maneira contínua, uma quantidade letal de barbitúricos de ação rápida, combinados com produtos químicos músculo-paralisantes.

Eutanásia em humanos
Pentobarbital é também usado em casos de morte assistida pelo governo, assim como para a eutanásia de presos condenados à pena de morte. São recorrentes os casos de suicídios envolvendo o medicamento, especialmente entre veterinários.

Ele atua como uma espécie de isotônico, regulando a entrada e saída de fluidos. Vale destacar que a dupla sódio e potássio é fundamental neste quesito - enquanto o primeiro atua retendo líquidos, o segundo contribui para a excreção. Ou seja, os dois trabalham em conjunto para manter o equilíbrio de água no organismo.

O potássio é necessário para o bom funcionamento de todas as células e auxilia diretamente na contração muscular. Sua falta pode causar cãibras e dores musculares. Além disso, ele é responsável também pela síntese de proteínas, contribuindo para acelerar o crescimento muscular.

Cloreto de Potássio é indicado no tratamento e/ou prevenção da hipocalemia em pacientes que não toleram ou se recusam a ingerir potássio líquido ou efervescente.

A solução de Cloreto de Potássio deve ser diluída e bem misturada em grandes volumes antes de ser administrada. A diluição usual é de 40mEq/L de líquido intravenoso. A concentração máxima desejável é de 80mEq/L de líquido intravenoso, podendo, em alguma situações, exigir concentrações maiores.

Quando o excesso de potássio é leve, normalmente não provoca qualquer tipo de sintoma, porém quando a concentração desse mineral fique muito elevada, podem surgir sintomas como redução dos batimentos cardíacos, palpitações, fraqueza muscular, dormências e vômitos.

Super Dosagem: O Cloreto de Potássio pode ser letal!
O excesso de íons potássio atrapalha o processo, paralisando o músculo. Esta paralisia se dá em todos os músculos, no caso de ingestão ou injeção, principalmente no músculo mais ativo, o músculo cardíaco, causando parada cardíaca e morte.

Mas, para garantir a execução, são injetados mais 50 mililitros de cloreto de potássio, que impedem a contração do músculo cardíaco, parando o coração.

Quais cuidados devo ter ao usar o Cloreto de Potássio 19,1% Farmarin?

  1. A solução deve ser diluída antes de usar.
  2. A administração deve ser realizada de forma lenta.
  3. Categoria C: Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgião-dentista.

A injeção letal é o método adotado pelos 32 Estados americanos em que há pena de morte, e o coquetel mais tradicionalmente usado inclui um anestésico (Pentobarbital ou Tiopental), um agente bloqueador muscular (Brometo de Pancurônio) e Cloreto de Potássio, que provoca parada cardíaca.

A partir daí, a cadeira elétrica se tornou a forma mais comum. Em 1982, a primeira execução com injeção letal foi praticada no Texas - e gradualmente, a injeção passou a substituir a cadeira elétrica naquele Estado. No Brasil, a pena de morte foi aplicada pela última vez em 1876.

Um pelotão de fuzilamento é composto por um grupo de pessoas (geralmente soldados) que recebem ordens para disparar em simultâneo contra a pessoa condenada. Nenhum membro do pelotão pode salvar a vida da pessoa não disparando, reduzindo o incentivo moral para desobedecer à ordem.

Uma eutanásia custa, em média, R$ 350, e os médicos que cobram menos, segundo a veterinária, provavelmente usam produtos de qualidade inferior.

Eutanásia passiva ou indireta: a morte do paciente ocorre, dentro de uma situação de terminalidade, ou porque não se inicia uma ação médica ou pela interrupção de uma medida extraordinária, com o objetivo de minorar o sofrimento.

No atual estágio do ordenamento jurídico brasileiro a chamada “eutanásia” configura crime de homicídio. O máximo que pode ocorrer em casos que tais é o reconhecimen- to de uma redução de pena devido à configuração do chamado “homicídio privilegiado” (art. 121, §1º, CP).

CONTRAINDICAÇÕES O cloreto de potássio é contraindicado na insuficiência renal crônica com oligúria, anúria ou azotemia e na doença de Addison não tratada, em pacientes com adinamia episódica hereditária ou ainda desidratação aguda.

Este medicamento é contraindicado para pacientes que estejam recebendo diuréticos poupadores de potássio como a espirolactona. A relação risco-benefício também deve ser avaliada na presença de bloqueio cardíaco agudo ou completo.