O que acontece se eu furar uma veia?

Perguntado por: asubtil2 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 5 votos

A veia direciona ao coração todo o sangue que sai da perna e, se o ferimento não for estancado, a pessoa pode morrer em até 20 minutos. As informações são do Jornal Hoje.

Existe grande chance de haver lesão de um nervo na sua mão, procure um especialista em cirurgia da mão imediatamente para te examinar. Caso haja necessidade de cirurgia, existe um tempo para que a mesma seja realizada.

Basta pensar nos traumas que envolvem os ossos. Ao longo dos nossos braços e das nossas pernas existem artérias e veias responsáveis pela circulação dos membros. Quando se sofre uma fratura em algum osso da região, esses vasos podem ser atingidos.

Em regra, a veia estourada não é grave e causa apenas um sangramento que passa rápido (varicorragia) ou uma mancha roxa que na maioria das vezes melhora em algumas semanas. Porém, quando existem sintomas como inchaço e vermelhidão intensos, a veia estourada pode ser um sintoma de problemas mais graves.

O ideal é que ele seja posicionado 10 cm acima da veia que será puncionada. Antes de puncionar a região, não dê leves tapas, pois isso pode causar hematomas. O ideal é usar o dedo indicador para procurar a veia. Realizar anti-sepsia com álcool 70%, o local escolhido não deve interferir com a mobilidade.

Elas se localizam superficialmente, com a basílica cursando através do lado ulnar e a cefálica através do lado radial do antebraço.

Múltiplas punções para qualquer que seja o propósito pode causar inflamação (flebite) no vaso e com isso as veias tornam-se mais delgadas ("secas").

Telangiectasias ou aranhas vasculares
As telangiectasias são pequenas veias arroxeadas, bem fininhas que surgem na fase inicial da insuficiência venosa e são um sinal de doença das pequeníssimas veias superficiais que ficam logo abaixo da pele. São uma espécie de microvarizes.

Qual a melhor veia para coleta de sangue? A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital. Caso não esteja aparente, o profissional terá de procurar por outra veia, pedindo para o paciente abaixar um pouco o braço e fechar a mão, deixando as veias basílica e cefálica mais aparentes.

A causa comum das veias estourarem é a inserção da agulha muito profunda. Em seguida, insira o cateter em cima da veia e diminua o ângulo para reduzir as chances de atravessar as duas paredes da veia. Faça a inserção lentamente mas de forma constante.

A veia cava é considerada a principal veia do corpo, pois ela é responsável por levar o sangue da cabeça, dos membros superior, inferiores e abdômen de volta para o coração. Por isso, ela é dividida em veia cava superior e veia cava inferior.

Deve ser consultado de imediato um médico especialista (flebologista, angiologista, cirurgião vascular, médico de família), visto que uma inflamação das veias superficiais pode alastrar para o sistema venoso profundo e causar uma trombose venosa profunda perigosa.

(Tromboflebite superficial)
A trombose venosa superficial é a inflamação e coagulação em uma veia superficial, geralmente nos braços ou nas pernas. A pele sobre a veia se torna avermelhada, inchada e dolorida. Os médicos examinam a área, mas exames geralmente não são necessários.

A expressão veia quebrada se refere a veias que se dilataram, e ficaram tortuosas, ou seja, se transformaram em varizes. As veias são vasos muito flexíveis que transportam o sangue de volta ao coração.

Feche firmemente sua mão. Depois de amarrar um torniquete em seu braço, feche e abra seu punho várias vezes. Fazer isso retém o sangue em suas veias, o que faz com que elas "saltem". Continue até que você sinta uma pressão em seu braço.

O principal sinal do infarto é a dor aguda no peito, que perdura por mais de 20 minutos e se irradia para o braço ou ombro esquerdo.

Olá, no pulso a artéria que palpamos é a radial, enquanto a artéria que aferimos a pressão arterial é a chamada braquial.

Normalmente, esses espasmos não são preocupantes e nem precisam de tratamento. Eles costumam ser benignos e não ocorrem com muita frequência. A causa mais comum está geralmente relacionada a picos de estresse.

O tempo de recuperação varia de pessoa para pessoa, porque cada organismo tem um tempo de resposta à sustância que foi injetada. O mais comum é que os resultados sejam aparentes em até uma semana após o procedimento, isso quando o paciente toma todos os cuidados recomendados pelo médico.

O tom esverdeado das veias se deve à mistura de cores refletida pelo sangue e pela pele.