O que acontece se beber água com o estômago vazio?

Perguntado por: aaguiar . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

Beber água em jejum ajuda a aumentar a produção de novas células de músculos e do sangue. Assim, a água potável nutre as células e expulsa toxinas indesejadas do corpo. Outro elemento importante é que beber água antes da primeira refeição do dia vai auxiliar no equilíbrio do sistema linfático do corpo.

O primeiro ponto para desmistificar essa afirmação é mostrando o conhecimento de que a água é absorvida muito rapidamente no estômago, levando cerca de 20 minutos.

Ao consumir uma água não filtrada, ficamos expostos ao risco de ter diversas doenças, como a hepatite A, esquistossomose, cólera, leptospirose e gastroenterites. Geralmente, os principais sintomas de quem está bebendo água contaminada são febre, calafrios, dores de barriga, perda de apetite, vômitos e diarreia.

Beber tudo de uma só vez
Pode parecer estranho, mas ingerir a quantidade de líquido necessária no dia de uma só vez é um erro e pode trazer sérias consequências à saúde. Ao bebermos muita água num curto espaço de tempo, podemos levar nosso corpo à hiponatremia.

"A água deve ser ingerida, principalmente no verão, de 2 em 2 horas, no mínimo 2 litros por dia. Isso equivale a 300ml aproximadamente a cada intervalo de tempo", detalha a nutricionista Tatiana Seabra.

Ficar muito tempo em jejum, ao invés de ajudar a emagrecer, dificulta a perda de peso. Além de desacelerar o nosso metabolismo, o que torna o processo de emagrecimento muito mais lento e difícil, ainda faz com que haja perda de massa magra.

Por causa disso, o corpo reduz a produção de grelina, um hormônio que é liberado quando o estômago está vazio, estimulando a área do cérebro ligada ao apetite. Menos grelina = menos apetite, o que pode até ser bom para a sua dieta. Mas o seu estômago vai continuar com o mesmo tamanho.

Se você ficar sem comer por 4 dias, seu corpo estará em um estado de fome extrema. Isso pode causar problemas de saúde graves, como desidratação, deficiências nutricionais, problemas cardíacos e até mesmo a morte. O corpo começa a fazer um grande esforço para que o cérebro se mantenha ativo.

Dormir de estômago vazio não é bom, já que ficamos por um longo período sem nos alimentar quando estamos dormindo, mas se alimentar excessivamente à noite também não é um hábito saudável. O mais indicado é fazer uma refeição completa e leve no horário do jantar e uma ceia duas horas antes de dormir.

Como os rins só conseguem produzir um máximo de 600 ml de urina por hora, caso o indivíduo por algum motivo resolva consumir 5 litros de líquidos de uma só vez, a quantidade de água excessiva irá se distribuir nas células, provocando inchaço das mesmas em um quadro potencialmente fatal chamado intoxicação por água.

A ingestão de água, além de ajudar em uma noite tranquila de sono, é uma das melhores formas de recuperar nutrientes e minerais no corpo. Durante o sono, a água presente no corpo lubrifica os músculos e articulações, beneficiando os hormônios e aumentando seu nível de energia.

Beber muita água pode provocar o desequilíbrio na concentração de eletrólitos no sangue, principalmente o sódio. O problema é chamado de hiponatremia, que significa a queda do nível de sódio sanguíneo e pode levar, em situações muito graves, à intoxicação por água.

Ela precisa de 35 ml para cada kg. Então: 35 ml x 75 kg = 2.60 litros de água por dia.
...
Como calcular a quantidade de água por dia?

IdadeQuantidade recomendada por kg
Até os 17 anos40 ml
18 aos 55 anos35 ml
55 aos 6530 ml
66+25 ml

A porta de entrada, claro, é a boca. A água passa pelo esôfago e chega até o estômago, onde ocorre absorção pelo organismo, mas ainda em níveis baixos. Ela segue então para os intestinos, onde ocorre uma alta absorção. A principal função do intestino grosso, inclusive, é absorver a água ingerida pelo corpo.

A verdade é que exageros de um modo geral não são saudáveis, inclusive o de água que pode levar a uma condição conhecida como hiponatremia, ou intoxicação por água, que derruba os níveis de sódio no sangue trazendo complicações para a saúde.

O que causa a retenção de líquidos? A retenção de líquido é causada pelo acúmulo de água entre as células do corpo.